
Género, Igualdade e Cidadania turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.
Objetivos
Dotar os/as docentes de ferramentas didático-pedagógicas que lhes permitam desenvolver práticas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes, em contexto escolar. Enquadrar as questões da igualdade de género no referencial para a cidadania e no perfil do aluno á saída da escolaridade Reconhecer os desequilíbrios de género resultantes dos papéis socialmente atribuídos a mulheres e homens e o modo como estes condicionam percursos e expetativas; Refletir sobre os comportamentos discriminatórios quotidianos, mudando hábitos; Reconhecer o papel da escola no combate às discriminações, nos seus vários domínios. Propor e aplicar práticas educacionais dirigidas a ambientes escolares mais inclusivos e equitativos Propor o desenho de projetos educativos em contexto e para o contexto sobre igualde de género na escola
Conteúdos
Módulo 1 - A ordem social de género 1.1-Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres 1.2-Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres 1.3-Papéis sociais de género e organização social 1.4-Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género Módulo 2 - Género, educação e currículo 2.1-As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo...) 2.2-Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias 2.3-Género, saberes e competências: conhecimento e memória Módulo 3- Áreas e dimensões de intervenção educativa 3.1-Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos 3.2-Género, autonomia, (cor)responsabilidade e liderança Módulo 4 - Género e conhecimento nas diferentes áreas curriculares/cientificas 4.1-Apresentação de projetos focados no desenvolvimento de atividades para as diferentes áreas curriculares (Projeto Crescer+IGUAL, Projeto Um Género de Escola, Projeto Crescer+Igual Primeiros Anos) 4.2-Desenho e apresentação de propostas interdisciplinares adaptadas à diversidade de currículos e aos contextos dos participantes
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões, bem como a realização de um trabalho escrito final, bem como de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua
Anexo(s)
Formador
Ana Isabel da Silva Paixão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |