OFERTA FORMATIVA

Ref. 44T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118553/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 07-10-2024

Fim: 09-12-2024

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas Ibn Mucana

Formador

José Rodrigues Nogueira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2. - Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas. - Discussão, renovação e inovação na prática profissional. - Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes. - Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa. - Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais. - Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes. - Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos. - Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 14-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 25-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

Ref. 39T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120259/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 08-10-2024

Fim: 26-11-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

José Duarte Dias

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

Módulo 1: desenhar um plano de aula para plataformas colaborativas digitais Objetivos: - identificar as especificidades das várias plataformas - organizar os conteúdos em função do tempo e dos objetivos definidos - gerir as especificidades e dinâmicas das aulas realizadas em plataformas digitais Módulo 2: criar recursos didáticos para aulas em plataformas colaborativas digitais Objetivos: - desenvolver recursos audiovisuais (slides, infográficos e vídeos) - aplicar a técnica "storytelling" ao ensino-aprendizagem em ambiente digital - selecionar os recursos didáticos em função dos conteúdos, alunos e objetivos Módulo 3: facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais Objetivos: - utilizar a variedade vocal para comprometer os alunos com a aprendizagem - gerir o interesse/desinteresse dos alunos em ambiente digital - usar a expressão facial e a postura corporal no ensino em contexto digital

Conteúdos

Módulo 1 - Desenhar planos de aulas para plataformas colaborativas digitais - plataformas digitais: especificidades e desafios - tipologias de utilização: webinar, live virtual training, workshop, masterclass - conteúdos de cada tipologia: abertura, desenvolvimento, fecho - objetivos e escolha da tipologia de utilização - desenho da abordagem e estratégia pedagógica: incerteza em ambiente digital Componente teórica, online: 3 horas Módulo 2 - Criar recursos didáticos para plataformas colaborativas digitais - slides, infográficos, vídeos - relação entre suportes e tipologias formativas - "storytelling", exemplos e casos práticos - "parceiros de aprendizagem": aplicação, papel e finalidades - escolha do formato em função de objetivos Componente teórica, online: 4 horas e 30 minutos Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos Módulo 3 - Facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais - voz: tonalidade e variedade, ressonância, respiração, ritmo - expressão facial: foco e movimentos oculares, micro expressões - postura corporal: passagem de auto confiança e de segurança - gestão do interesse e desinteresse da audiência - envolvimento e questionamento dos participantes Componente teórica, online: 4 horas e 30 minutos Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos

Metodologias

Módulo 1 - Desenhar planos de aulas para plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: 2 sessões síncronas, 1 hora e 30 minutos cada, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Módulo 2 - Criar recursos didáticos para plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: 3 sessões síncronas, 1 hora e 30 minutos cada, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos - desenho de recursos didáticos, para aplicação das aprendizagens efetuadas Módulo 3 - Facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: três sessões síncronas, cada uma com 1 hora e 30 minutos, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Componente prática: 6 horas e 30 minutos - 4 horas individuais para preparação de autoscopia, com 2 horas e 30 minutos para visualização e feedback

Avaliação

Relatório crítico da ação, com as seguintes dimensões: utilidade, 20%; consistència metodológica, 20%; qualidade dos conteúdos, 15%; dinamização, 20%; análise crítica qualitativa, 25% Os formandos serão classificados de 1 a 10 de acordo com a legislação em vigor

Bibliografia

Brindley, J., Walti, C. and Blashke, L. (2009) Creating Effective Collaborative Learning Groups in an Online Environment International Review of Research in Open and Distance Learning, Vol. 10, No. 3Harasim, L. (2012) Learning Theory and Online Technologies New York/London: RoutledgeJosé Reis Lagarto (2010) . Ensino à Distância em E-Learning: Universidade Católica EditoraLyn D. Sharratt & Beate M. Planche (2016) . Collaborative Learning Techniques: Corwin, Ontario Principals CouncilMouenis Anouar Tadlaoui & Mohamed Khaldi (2019) . Personalization and Collaboration in Adaptive E-Learning: Igi Global

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 15-10-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
6 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
7 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
8 30-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
9 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 12-11-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 19-11-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
12 26-11-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona

Ref. 40T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119340/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 08-10-2024

Fim: 19-11-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Louise dos Santos Lima

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais

Objetivos

O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.

Conteúdos

O planeamento dos conteúdos da ação totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. I – Situando a aprendizagem (3 horas) (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática b. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II – Autonomia e Flexibilidade Curricular (3 horas) (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III – Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (14 horas) (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido (5 horas)

Metodologias

O curso permitirá uma articulação entre momentos práticos e momentos teórico-práticos. O planejamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. Síntese das etapas metodológicas: 1. Abordagem teórica 2. Construção de recursos e atividades 3. Adaptação das atividades ao contexto de cada professor 4. Análise dos processos e dos produtos 5. Avaliação do trabalho desenvolvido 6. Conclusões Sendo assim, propomos momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas. Também se configura como espaço de partilha de experiência sobre a dinamização da proposta em contexto de sala de aula, quando houver adesão / disponibilidade por parte dos docentes, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online assíncrona
5 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
6 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
8 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online assíncrona
10 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

Ref. 49T3 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118555/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 08-10-2024

Fim: 26-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 15-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 22-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 29-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
5 05-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 12-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
8 26-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 53T1 Inscrições abertas até 07-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118547/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 08-10-2024

Fim: 12-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Emanuel Jorge Ferreira Martinho

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas do concelho de Cascais

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Anexo(s)


Observações

Alteração na calendarização

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 12-12-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona

INSCREVER-ME

Ref. 43T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118575/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 09-10-2024

Fim: 27-11-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

José Carlos Matias de Sousa

Helena Isabel Miranda Gil

Joana Sofia de Figueiredo Santos Baptista

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

DGE e Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1. Refletir sobre o valor da cidadania nas sociedades democráticas e na defesa dos Direitos Humanos, como fundamental para maior coesão social e para a paz; 2. Promover uma abordagem integrada dos conteúdos de EC; 3. Reforçar a articulação entre as disposições dos referenciais curriculares de EC, que constituem referências curriculares, e os documentos e variáveis do contexto das escolas; 4. Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas; 5. Promover a utilização de metodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem integrada da EC e envolvimento ativo dos stakeholders; 6. Contribuir para a reflexão crítica sobre as partes e a componente do currículo de CD.

Conteúdos

1. A componente de Cidadania e Desenvolvimento: enquadramento curricular e articulação com as referências e referencias curriculares (7h) 2. Os conteúdos da Educação para a Cidadania fixados nos referenciais curriculares: níveis de articulação compreendendo o PA, as Aprendizagens Essenciais (AE), os perfis profissionais/referenciais de competência, quando aplicável, e os domínios de Educação para a Cidadania (7h) 3. Avaliação (7h) 4. Apresentação de trabalhos (4h)

Metodologias

As sessões terão uma abordagem teórico-prática, conjugando a exploração de conteúdos teóricos com a realização e experimentação de atividades e de momentos de reflexão e de debate sobre os mesmos. Utilizar-se-ão metodologias ativas de forma a promover a respetiva implementação pelos docentes nas suas práticas pedagógicas.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 20-11-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Online síncrona
8 27-11-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Online síncrona

Ref. 45T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124095/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 10-10-2024

Fim: 28-11-2024

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas Ibn Mucana

Formador

José Rodrigues Nogueira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de aprendizagem ativa; Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar; Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula; Conhecer exemplos de cenários e atividades de aprendizagem presentes nos projetos de inovação pedagógica promovidos e coordenados pela European Schoolnet (EUN), úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa. Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa em contexto educativo; Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.

Conteúdos

Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 1: Aprendizagem ativa (3 horas) No Módulo 1 serão abordados os seguintes conteúdos: Conceito de aprendizagem ativa. Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa. Módulo 2: Estratégias de aprendizagem ativa (4,5 horas) No Módulo 2 serão abordados os seguintes conteúdos: Métodos e estratégias de aprendizagem ativa. Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar. Exemplos práticos de aprendizagem ativa. Módulo 3: Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula (4,5 horas) No Módulo 3 serão abordados os seguintes conteúdos: Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos. Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula. Módulo 4: Apresentação e reflexão sobre a implementação de atividades de aprendizagem ativa (3 horas) Apresentação dos resultados obtidos pelos formandos relativamente às atividades de aprendizagem ativa implementadas. Reflexão crítica sobre a experimentação realizada relativamente à aprendizagem dos alunos e desenvolvimento das suas competências. Reflexão final sobre a ação de formação.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

Ref. 54T1 Inscrições abertas até 09-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119855/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 10-10-2024

Fim: 07-11-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Carla Daniela Pereira Maia Ferreira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

Esta é uma ação de formação que totaliza 15 horas de formação de caráter teórico- -prático, em modalidade e-learning, encontrando-se organizada em três módulos. A partir das diferentes contribuições, os formadores esperam ajudar a construir critérios de avaliação assentes na preocupação de avaliar para e as aprendizagens 1.º módulo (3 h.) – Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) – Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) – Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.

Metodologias

O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totaliza 15 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade de e-learning. Importa esclarecer que os formadores estarão a trabalhar em conjunto, existindo alturas em que os mesmos estão em par pedagógico e outros momentos em que estarão a acompanhar o trabalho dos seus grupos. 1ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate. 2ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 3ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 4ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 5ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

Ref. 49T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118555/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 11-10-2024

Fim: 06-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 18-10-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 25-10-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 08-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
5 15-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 22-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
7 29-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 06-12-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 50T1 Inscrições abertas até 13-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118554/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 14-10-2024

Fim: 09-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 59T1 Inscrições abertas até 16-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120073/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 17-10-2024

Fim: 05-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; • Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; • Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; • Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; • Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.

Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas; 2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 3 horas; 3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 3 horas; 4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores-alunos - 3 horas; 5. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards. - 3 horas; 6. Processos de recolha de informação - 3 horas; 7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos de intervenção desenvolvidos no âmbito da oficina - 7 horas.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 05-12-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 51T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124091/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 28-10-2024

Fim: 13-11-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escola da Alapraia/ EB Alapraia

Formador

Luisa del Rocio Cobena Alegre

Destinatários

Professores dos Grupos 110 e 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1- Fomento de práticas artísticas corporais na escola através da descoberta da natureza dançante do docente aliado aos pressupostos da Dança Educativa; 2- Convergência de diferentes profissionais que asseguram a prática da Dança em contexto escolar, empoderando-os do conhecimento pedagógico e prático da Dança Educativa; 3-Implementação de uma metodologia ativa por projeto que inspire a criação artística e interdisciplinares face à gestão de currículo em contexto de aula; 4- Construção de uma cultura de práticas corporais integradas, colaborativas, articuladas, coletivas e partilhadas na perspetiva de uma pedagogia humanista e transformadora.

Conteúdos

5.1 Visão da Dança Educativa numa perspetiva holística, humanista e transformadora (teórico) 5.2 O currículo, as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno e a Dança Educativa (teórico) 5.3 Aprendizagem da Dança centrado no aluno (prático) 5.4 A construção de pontes com outras áreas disciplinares (prático) 5.5 Os três pilares da Dança Educativa: a) a reflexão e/ou apreciação estética, b) a apropriação da Dança e/ou a interpretação-comunicação e c) a experimentação/criação. 5.6 Exploração dos elementos da Dança Educativa: O corpo, o espaço, a energia, o tempo e a relação (prático) 5.7 O corpo como um instrumento de expressão – Utilização do instrumento do mapa corporal (prático) 5.8 A composição coreográfica e as estratégias a partir do modelo de projeto(prático) 5.9 Significado social, histórico e cultural da Dança: Apresentação de projeto de cidadania e Dança - O projeto interdisciplinar (prático) 5.10 Atividades matemáticas com Dança (prático) 5.11 A transversalidade da Dança: música, teatro e artes visuais (prático) 5.12 Som, luzes ,cenário e figurinos (prático) 5.13 Noções gerais sobre a prática da dança inclusiva (prático) 5.14 O projeto performativo de Dança na escola a partir do Projeto Educativo do Agrupamento

Metodologias

As sessões terão um carácter fundamentalmente prático. A explicação didático-pedagógica de cada conteúdo será feita em simultâneo e/ou seguida da respetiva experimentação, por parte dos formandos, em pequeno e/ou grande grupo. Ao longo da formação pretende-se que cada formando vá adequando o modelo de formação ao seu contexto pessoal. No fim, todos os participantes irão vivenciar o modelo prático baseado em projeto através da Dança Educativa. As referidas sessões desenrolar-se-ão da seguinte forma: • Breve apresentação teórica do Curso e os desafios educativos; • Aplicação da metodologia ativa baseada no modelo de projeto; • Laboratório experimental e corporal ao longo da formação seguida de uma apresentação performativa; • Partilha de experiências/performances com a comunidade educativa; • Autoavaliação do formando - pontos fortes e fracos da sua prática, dificuldades/facilidades sentidas.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
5 09-11-2024 (Sábado) 09:30 - 18:00 8:30 Presencial
6 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial

Ref. 55T1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119477/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 28-10-2024

Fim: 14-11-2024

Regime: Presencial

Local: Biblioteca da Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Marcanthony Enzo Del Carlo

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Dotar cada formando de uma melhor aplicação do seu aparelho vocal na comunicação que estabelece oralmente no contacto com os alunos. Desinibir e desbloquear tensões no acto comunicativo oral que impedem a explicação de matérias ou até mesmo a imposição de regras dentro do grupo de trabalho

Conteúdos

1. Reconhecimento da Voz Interior e Exterior: como ouvimos os outros e como os outros nos ouvem a nós. 2. O Gesto como complemento da Voz (exercícios de improvisação teatral). 3. O Ritmo (exercícios rítmicos a partir do corpo como caixa de ressonância da voz). 4. O Foco (exercícios de concentração e domínio sobre o discurso oral). 5. A Técnica (exercícios de aquecimento e relaxamento da Voz).

Metodologias

As aulas são práticas. Os formandos irão trabalhar individualmente e em grupo, utilizando a sua linguagem corporal associada ao seu aparelho vocal. Cada aula terá um período de aquecimento da voz no início e um de descontração no final. Na fase final da formação os formandos são convidados a simularem no espaço onde a formação decorre a simularem a sua própria sala de aula onde “atuam” diariamente. Esta simulação será útil para por em prática de forma efetiva às competências minis

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
4 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 08-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
6 14-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Presencial

Ref. 55T2 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119477/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 18-11-2024

Fim: 02-12-2024

Regime: Presencial

Local: Biblioteca da Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Marcanthony Enzo Del Carlo

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Dotar cada formando de uma melhor aplicação do seu aparelho vocal na comunicação que estabelece oralmente no contacto com os alunos. Desinibir e desbloquear tensões no acto comunicativo oral que impedem a explicação de matérias ou até mesmo a imposição de regras dentro do grupo de trabalho

Conteúdos

1. Reconhecimento da Voz Interior e Exterior: como ouvimos os outros e como os outros nos ouvem a nós. 2. O Gesto como complemento da Voz (exercícios de improvisação teatral). 3. O Ritmo (exercícios rítmicos a partir do corpo como caixa de ressonância da voz). 4. O Foco (exercícios de concentração e domínio sobre o discurso oral). 5. A Técnica (exercícios de aquecimento e relaxamento da Voz).

Metodologias

As aulas são práticas. Os formandos irão trabalhar individualmente e em grupo, utilizando a sua linguagem corporal associada ao seu aparelho vocal. Cada aula terá um período de aquecimento da voz no início e um de descontração no final. Na fase final da formação os formandos são convidados a simularem no espaço onde a formação decorre a simularem a sua própria sala de aula onde “atuam” diariamente. Esta simulação será útil para por em prática de forma efetiva às competências minis

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
3 22-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
4 25-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
6 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Presencial

Ref. 52T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122297/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 03-10-2024

Fim: 07-11-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Sofia Almeida Bernardo

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. • Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. • Tomar consciência do seu estilo de comunicação. • Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. • Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. • Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. • Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. • Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. • Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. • Desenvolver competências na gestão de conflito.

Conteúdos

1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
8 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial

Ref. 60T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126134/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 40.0 horas

Início: 03-10-2024

Fim: 10-12-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Carlos Dinis Pinheiro

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

- Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação; - Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar; - Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo; - Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar; - Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis; - Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática; - Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores digitais responsáveis e críticos.

Conteúdos

Módulo 1 - Plano Nacional de Literacia Mediática – 14h00 1.1. Sessão síncrona 1 (3h00). Plano Nacional para a Literacia Mediática Apresentação do plano de formação de formadores. Relevância da Literacia Mediática. Referenciais de Literacia Mediática e Informacional (LMI) – UNESCO. Competências Chave. Introdução à LM - As sete Competências da LM; LM e a Cidadania Empoderada; LM e o papel das Bibliotecas. 1.2. Trabalho assíncrono (TA) (4h00): Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. 1.3. Sessão síncrona 2 (3h00) Integrar/promover a LM na escola: na sala de aula, nas BE, nos clubes… Documentos enquadradores estruturantes: o PASEO. 1.4. TA (4h00): Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Formas, Estratégias e Metodologias de integração da LM em contexto escolar com base nos documentos referenciais: Metodologias de LM. Problemáticas atuais da LM: identificação das mais relevantes para os respetivos contextos. Promoção da LM em contexto de sala de aula; Módulo 2 – Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM - 14h00 2.1. Sessão síncrona 3 (3h00): Identificação e Exploração de recursos pedagógicos e didáticos internacionais sobre LM: CoE/UNESCO/EDMO/Exploração de recursos nacionais: DGE – Cidadania/RBE/LEMEL/PICCLE/ Milobs/Seguranet. - Conteúdos didáticos e exemplos de práticas inovadoras em LM; LM e multidisciplinaridade (Cidadania); Múltiplas literacias: LM, Informacional e Digital; Formação de formadores em LM e disseminação. 2.2. TA (4h00): Seleção, leitura e reflexão de recursos orientadores: Referencial DGE/RBE); desenvolver propostas de aplicação em contextos de aprendizagem formal, informal, não-formal; Anúncios: o que devemos saber? Para onde caminhamos? Privacidade online; Construção de infografia/poster/podcast; LM e as questões éticas no uso e consumo de informação mediática. 2.3. Sessão síncrona 4 (3h00): Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula; do consumidor de media passivo ao consumidor crítico; 2.4. TA (4h00): Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast); Conceção de um plano de aula, seguindo estrutura definida, que poderá vir a integrar um manual de recursos partilháveis. Temas: IA, discursos de ódio, desinformação, redes sociais, privacidade. 3. Módulo 3 – A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM - 12h00 3.1. Sessão síncrona 5 (3h00): Dos media tradicionais aos digitais. - Análise crítica, produção reflexiva e participação e intervenção social através dos media. Introdução à IA na Educação (noção de algoritmo, o que é a IA, exploração de LLM como o ChatGPT ou o Bard e suas vantagens nas atividades pedagógicas); Usos gerais da IA e implicações éticas e riscos (Linhas Orientadoras da CE para professores na área da AI, a nova legislação europeia; como ser um alfabetizado mediático crítico? 3.2. TA (3h00): Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial; 3.3. Sessão síncrona 6 (3h00): Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos. Avaliação da formação: resumo das competências adquiridas, feedback e reflexão. 3.4. TA (3h00): Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.

Metodologias

No módulo 1, a metodologia centrar-se-á na utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos. No módulo 2, recorrer-se-á à discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas emergentes. No módulo 3, utilizar-se-á o método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo. Neste módulo, serão usados recursos pedagógico-didáticos (teórico-práticos), passíveis de serem utilizados em contexto escolar, referentes à privacidade (o que é privacidade e como a podem proteger); à desinformação (o que é e como se pode combater, validando a informação); sobre a Inteligência Artificial (como se pode usar criticamente e quais são os seus benefícios e eventuais problemas).

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 10-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
3 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
5 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
7 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
8 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 22-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
10 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
11 03-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
12 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona

Ref. 46T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125921/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 01-10-2024

Fim: 13-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

• Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; • Consolidar conhecimentos sobre as modalidades de avaliação, formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino; • Planificar e concretizar a articulação curricular num projeto de intervenção pedagógica no âmbito do plano de turma, em reforço de práticas de avaliação orientadas para melhorar a aprendizagem dos alunos em ciências experimentais; • Reconhecer a importância da participação ativa do aluno em progressiva responsabilização e autonomia no processo de aprendizagem; • Aprofundar os conhecimentos sobre estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos a articular entre si, em atenção à natureza e pertinência da informação avaliativa a recolher; • Reconhecer o potencial do feedback, dos critérios de avaliação e das rubricas como ferramentas de apoio a um maior envolvimento dos alunos na sua aprendizagem; • Criar um espaço de trabalho colaborativo numa interação dinâmica a permitir um processo de trabalho articulado e pensado conjuntamente, em partilha de vários saberes e experiências singulares.

Conteúdos

1.ª sessão presencial (4h): • Apresentação dos formandos e da oficina de formação; • Conceito de avaliação, princípios e finalidades da avaliação pedagógica; Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa; • A avaliação formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino. Tarefa 1: Identificar caraterísticas de práticas de avaliação formativa e da avaliação sumativa, decorrentes da sua própria experiência avaliativa, enquanto professor. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 2.ª sessão presencial (3,5h): • A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. • Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação; Tarefa 2: Ajustar estratégias para conduzir o aluno a aprender: propósitos e processos a utilizar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 3.ª sessão presencial (3,5h): • A contextualização, a articulação, a flexibilidade e a autonomia curricular como pilares da inovação de educar pela ciência. • A importância da tarefa/atividade no impacto da avaliação de competências investigativas em ciências. • A importância dos critérios de avaliação na ação pedagógica do professor ao controlo por parte do aluno da sua aprendizagem e progressão em sala de aula/laboratório. Tarefa 3: Planificação de uma tarefa/atividade em articulação curricular das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, com clara explicitação dos conceitos-chave interdisciplinares, da questãoproblema colocada, dos objetivos de aprendizagem e dos critérios de avaliação a um determinado conjunto de desempenhos a avaliar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 4.ª sessão presencial (3,5h): • O potencial do feedback e dos critérios de avaliação para referenciação da articulação de práticas avaliativas. • As rubricas de avaliação como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Tarefa 4: Construção de uma rubrica de avaliação de tarefa prática investigativa, tendente a uma maior tomada de consciência do aluno na articulação de saberes ao sucesso a alcançar. Integrar feedback a estabelecer pontes entre diferentes níveis de realização da tarefa. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 5.ª sessão presencial (3,5h): • Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação a facilitarem a regulação das aprendizagens e a progressão em sala. Tarefa 5: A construção de uma tarefa/atividade em articulação de práticas formativas e sumativas. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 6.ª sessão presencial (3,5h): •Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 6: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos. 7.ª sessão presencial (3,5h): • Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 7: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos.

Metodologias

O programa de formação de caráter teórico-prático será operacionalizado em 25 horas presenciais e 25 horas na componente de trabalho autónomo. As 7 sessões encontram-se projetadas para incluir metodologias ativas e participativas, com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo em contextos educativos dos formandos. Na componente de trabalho presencial devem ser abordados os conteúdos já enunciados anteriormente, com a aplicação prática de pequenas tarefas em trabalho de grupo (Tarefas 1 a 7).

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 02-10-2024 (Quarta-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
3 08-10-2024 (Terça-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
4 15-10-2024 (Terça-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
5 22-10-2024 (Terça-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
6 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

Ref. 47T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124013/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 01-10-2024

Fim: 26-11-2024

Regime: e-learning

Local: E-learning

Formador

Manuel Alberto Silva de Almeida

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos; Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo); Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento; Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.

Conteúdos

Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas – 1,5 horas síncronas + 1,5 horas assíncronas) Visualização de curtas metragens produzidas em contexto escolar A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara Som e imagem: a importância no vídeo educativo Storyboard / guião Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (2 horas – 1 horas síncronas + 1 hora assíncrona) Formatos e suportes de imagem Hardware e software de aquisição de imagem Apresentação de ferramentas de edição de imagem Exploração de ferramentas de edição de imagem Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas – 1 hora síncrona + 2 horas assíncronas) Formatos e suportes de áudio Hardware e software de captura de som Técnicas de captura de áudio Utilização de camadas em composição multipista Edição e transformação de pistas de áudio Transições e efeitos de áudio Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final Módulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula (5 horas – 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas) O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula Exploração de ferramentas de captura de ecrã Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo) Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo (6 horas – 2,5 horas síncronas + 3,5 horas assíncronas) Visualização de vídeos sobre a temática Formatos e suportes de vídeo Hardware e software de captura de vídeo Noções sobre a captação de imagem e de áudio Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos Transições e sequências de vídeo Técnicas de Render Módulo VI – Projeto (6 horas – 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas) Criação de um projeto “vídeo-aula” Apresentação e partilha do projeto Reflexão conjunta sobre a ação

Metodologias

O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com sessões síncronas e assíncronas, com a seguinte distribuição: 11h síncronas e 14h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas Moodle e de videoconferência para dinamizar as sessões. Planificar atividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões; experimentar em contexto educativo atividades planificadas e RED; refletir sobre a aplicação prática e o interesse educativo da utilização da vídeo-aula em contexto educativo.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 26-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona

Ref. 50T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118554/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 25-09-2024

Fim: 20-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e secundária da Cidadela

Formador

Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 02-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 30-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

Ref. 49T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118555/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 23-09-2024

Fim: 11-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-09-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 30-09-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 07-10-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 14-10-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
5 21-10-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
8 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

Ref. 42T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123552/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 20-09-2024

Fim: 29-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Carlos Dinis Pinheiro

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais

Objetivos

• Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. • Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. • Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. • Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; • Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.

Conteúdos

Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial – 3 horas • O que é IA? • Breve história da IA • Aplicações da IA em diferentes áreas • Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação – 3 horas • Potencial da IA para a educação • Benefícios da IA para professores e alunos • Desafios e preocupações éticas da IA na educação • Proteção de dados e privacidade do aluno. • Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação – 3 horas • Plataformas de aprendizagem adaptativa • Chatbots e tutores virtuais • Sistemas de reconhecimento de voz e imagem • Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA – 3 horas • Experimentação de diferentes ferramentas de IA • Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares • Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA – 3 horas • Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino • Ferramentas de IA para avaliação individualizada • Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação – 3 horas • Tendências da IA na educação • O papel do professor no futuro da educação com IA • Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final – 3 horas • Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA • Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto • Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais – 4 horas • Apresentação dos projetos pelos participantes • Feedback e debate sobre os projetos • Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação

Metodologias

O curso funcionará em modalidade de b-learning, com três sessões presenciais (sessões 1, 4 e 8) e 4 sessões síncronas a distância (sessões 2, 3, 5, 6 e 7) No decurso destas sessões serão apresentadas e debatidas estratégias de utilização de tecnologias de inteligência artificial de forma ética e eficaz, visando melhorar a qualidade da educação e o envolvimento dos alunos, sempre que possível partindo de exemplos reais e de estudos de caso. A ênfase será na aplicação prática dos conceitos e das ferramentas, permitindo que os participantes saiam do curso com competências tangíveis para implementar a IA, não apenas nas suas práticas pedagógicas, mas como ferramentas para a preparação de conteúdos educativos digitais de qualidade e a sua personalização A exploração destas problemáticas envolverá atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos, de que se destaca o trabalho final, que será apresentado e discutido na última sessão.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 27-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 11-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 18-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 08-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 15-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 29-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial

Ref. 1T1 A decorrer

Registo de acreditação: xxxxxxxxxxxxxx

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 12.0 horas

Início: 07-09-2024

Fim: 07-10-2024

Regime: Presencial

Local: Local de realização

Formador

Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro

Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo

Vitor Filipe Neto Guerreiro

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

EquaçãoDigital

Enquadramento

xxxxxxxxx

Objetivos

xxxxxxxxxx

Conteúdos

xxxxxxxxxx

Metodologias

xxxxxxxxxx

Avaliação

xxxxxxxxxx

Modelo

xxxxxxxxxx

Bibliografia

xxxxxxxxxx

Anexo(s)


Observações

observações ação xxxxxxxxxx

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2024 (Quarta-feira) 10:30 - 12:00 1:30 Presencial
2 11-09-2024 (Quarta-feira) 10:30 - 13:30 3:00 Presencial
3 18-09-2024 (Quarta-feira) 10:30 - 13:30 3:00 Presencial
4 25-09-2024 (Quarta-feira) 10:30 - 13:30 3:00 Presencial
5 30-09-2024 (Segunda-feira) 10:30 - 12:00 1:30 Presencial

Não existem ações.