OFERTA FORMATIVA
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial 3 horas O que é IA? Breve história da IA Aplicações da IA em diferentes áreas Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação 3 horas Potencial da IA para a educação Benefícios da IA para professores e alunos Desafios e preocupações éticas da IA na educação Proteção de dados e privacidade do aluno. Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação 3 horas Plataformas de aprendizagem adaptativa Chatbots e tutores virtuais Sistemas de reconhecimento de voz e imagem Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA 3 horas Experimentação de diferentes ferramentas de IA Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA 3 horas Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino Ferramentas de IA para avaliação individualizada Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação 3 horas Tendências da IA na educação O papel do professor no futuro da educação com IA Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final 3 horas Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais 4 horas Apresentação dos projetos pelos participantes Feedback e debate sobre os projetos Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação
Metodologias
O curso funcionará em modalidade de b-learning, com três sessões presenciais (sessões 1, 4 e 8) e 4 sessões síncronas a distância (sessões 2, 3, 5, 6 e 7) No decurso destas sessões serão apresentadas e debatidas estratégias de utilização de tecnologias de inteligência artificial de forma ética e eficaz, visando melhorar a qualidade da educação e o envolvimento dos alunos, sempre que possível partindo de exemplos reais e de estudos de caso. A ênfase será na aplicação prática dos conceitos e das ferramentas, permitindo que os participantes saiam do curso com competências tangíveis para implementar a IA, não apenas nas suas práticas pedagógicas, mas como ferramentas para a preparação de conteúdos educativos digitais de qualidade e a sua personalização A exploração destas problemáticas envolverá atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos, de que se destaca o trabalho final, que será apresentado e discutido na última sessão.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-09-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-09-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 18-10-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |
Ref. 49T2 Inscrições abertas até 22-09-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118555/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 23-09-2024
Fim: 11-11-2024
Regime: b-learning
Local: Agrupamento de Escolas da Cidadela
Formador
Maria Gomes
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
Conteúdos
1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-09-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-09-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 50T2 Inscrições abertas até 24-09-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118554/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 25-09-2024
Fim: 20-11-2024
Regime: b-learning
Local: Agrupamento de Escolas da Cidadela
Formador
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Metodologias
As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 46T1 Inscrições abertas até 30-09-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125921/24
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 01-10-2024
Fim: 13-11-2024
Regime: b-learning
Local: Agrupamento Escola da Cidadela
Formador
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; Consolidar conhecimentos sobre as modalidades de avaliação, formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino; Planificar e concretizar a articulação curricular num projeto de intervenção pedagógica no âmbito do plano de turma, em reforço de práticas de avaliação orientadas para melhorar a aprendizagem dos alunos em ciências experimentais; Reconhecer a importância da participação ativa do aluno em progressiva responsabilização e autonomia no processo de aprendizagem; Aprofundar os conhecimentos sobre estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos a articular entre si, em atenção à natureza e pertinência da informação avaliativa a recolher; Reconhecer o potencial do feedback, dos critérios de avaliação e das rubricas como ferramentas de apoio a um maior envolvimento dos alunos na sua aprendizagem; Criar um espaço de trabalho colaborativo numa interação dinâmica a permitir um processo de trabalho articulado e pensado conjuntamente, em partilha de vários saberes e experiências singulares.
Conteúdos
1.ª sessão presencial (4h): Apresentação dos formandos e da oficina de formação; Conceito de avaliação, princípios e finalidades da avaliação pedagógica; Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa; A avaliação formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino. Tarefa 1: Identificar caraterísticas de práticas de avaliação formativa e da avaliação sumativa, decorrentes da sua própria experiência avaliativa, enquanto professor. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 2.ª sessão presencial (3,5h): A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação; Tarefa 2: Ajustar estratégias para conduzir o aluno a aprender: propósitos e processos a utilizar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 3.ª sessão presencial (3,5h): A contextualização, a articulação, a flexibilidade e a autonomia curricular como pilares da inovação de educar pela ciência. A importância da tarefa/atividade no impacto da avaliação de competências investigativas em ciências. A importância dos critérios de avaliação na ação pedagógica do professor ao controlo por parte do aluno da sua aprendizagem e progressão em sala de aula/laboratório. Tarefa 3: Planificação de uma tarefa/atividade em articulação curricular das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, com clara explicitação dos conceitos-chave interdisciplinares, da questãoproblema colocada, dos objetivos de aprendizagem e dos critérios de avaliação a um determinado conjunto de desempenhos a avaliar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 4.ª sessão presencial (3,5h): O potencial do feedback e dos critérios de avaliação para referenciação da articulação de práticas avaliativas. As rubricas de avaliação como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Tarefa 4: Construção de uma rubrica de avaliação de tarefa prática investigativa, tendente a uma maior tomada de consciência do aluno na articulação de saberes ao sucesso a alcançar. Integrar feedback a estabelecer pontes entre diferentes níveis de realização da tarefa. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 5.ª sessão presencial (3,5h): Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação a facilitarem a regulação das aprendizagens e a progressão em sala. Tarefa 5: A construção de uma tarefa/atividade em articulação de práticas formativas e sumativas. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 6.ª sessão presencial (3,5h): Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 6: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos. 7.ª sessão presencial (3,5h): Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 7: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos.
Metodologias
O programa de formação de caráter teórico-prático será operacionalizado em 25 horas presenciais e 25 horas na componente de trabalho autónomo. As 7 sessões encontram-se projetadas para incluir metodologias ativas e participativas, com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo em contextos educativos dos formandos. Na componente de trabalho presencial devem ser abordados os conteúdos já enunciados anteriormente, com a aplicação prática de pequenas tarefas em trabalho de grupo (Tarefas 1 a 7).
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
3 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
4 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
5 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
Manuel Alberto Silva de Almeida
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos; Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo); Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento; Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.
Conteúdos
Módulo I O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas 1,5 horas síncronas + 1,5 horas assíncronas) Visualização de curtas metragens produzidas em contexto escolar A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara Som e imagem: a importância no vídeo educativo Storyboard / guião Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (2 horas 1 horas síncronas + 1 hora assíncrona) Formatos e suportes de imagem Hardware e software de aquisição de imagem Apresentação de ferramentas de edição de imagem Exploração de ferramentas de edição de imagem Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas 1 hora síncrona + 2 horas assíncronas) Formatos e suportes de áudio Hardware e software de captura de som Técnicas de captura de áudio Utilização de camadas em composição multipista Edição e transformação de pistas de áudio Transições e efeitos de áudio Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final Módulo IV Ferramentas para criar vídeo-aula (5 horas 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas) O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula Exploração de ferramentas de captura de ecrã Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo) Módulo V Ferramentas de edição de vídeo (6 horas 2,5 horas síncronas + 3,5 horas assíncronas) Visualização de vídeos sobre a temática Formatos e suportes de vídeo Hardware e software de captura de vídeo Noções sobre a captação de imagem e de áudio Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos Transições e sequências de vídeo Técnicas de Render Módulo VI Projeto (6 horas 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas) Criação de um projeto vídeo-aula Apresentação e partilha do projeto Reflexão conjunta sobre a ação
Metodologias
O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com sessões síncronas e assíncronas, com a seguinte distribuição: 11h síncronas e 14h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas Moodle e de videoconferência para dinamizar as sessões. Planificar atividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões; experimentar em contexto educativo atividades planificadas e RED; refletir sobre a aplicação prática e o interesse educativo da utilização da vídeo-aula em contexto educativo.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
Ref. 52T1 Inscrições abertas até 30-09-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122297/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 03-10-2024
Fim: 07-11-2024
Regime: Presencial
Local: Agrupamento de Escolas da Cidadela
Formador
Sofia Almeida Bernardo
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. Tomar consciência do seu estilo de comunicação. Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 44T1 Inscrições abertas até 06-10-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118553/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 07-10-2024
Fim: 09-12-2024
Regime: b-learning
Local: Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
Formador
José Rodrigues Nogueira
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2. - Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas. - Discussão, renovação e inovação na prática profissional. - Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes. - Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa. - Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais. - Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes. - Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos. - Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
José Duarte Dias
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Módulo 1: desenhar um plano de aula para plataformas colaborativas digitais Objetivos: - identificar as especificidades das várias plataformas - organizar os conteúdos em função do tempo e dos objetivos definidos - gerir as especificidades e dinâmicas das aulas realizadas em plataformas digitais Módulo 2: criar recursos didáticos para aulas em plataformas colaborativas digitais Objetivos: - desenvolver recursos audiovisuais (slides, infográficos e vídeos) - aplicar a técnica "storytelling" ao ensino-aprendizagem em ambiente digital - selecionar os recursos didáticos em função dos conteúdos, alunos e objetivos Módulo 3: facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais Objetivos: - utilizar a variedade vocal para comprometer os alunos com a aprendizagem - gerir o interesse/desinteresse dos alunos em ambiente digital - usar a expressão facial e a postura corporal no ensino em contexto digital
Conteúdos
Módulo 1 - Desenhar planos de aulas para plataformas colaborativas digitais - plataformas digitais: especificidades e desafios - tipologias de utilização: webinar, live virtual training, workshop, masterclass - conteúdos de cada tipologia: abertura, desenvolvimento, fecho - objetivos e escolha da tipologia de utilização - desenho da abordagem e estratégia pedagógica: incerteza em ambiente digital Componente teórica, online: 3 horas Módulo 2 - Criar recursos didáticos para plataformas colaborativas digitais - slides, infográficos, vídeos - relação entre suportes e tipologias formativas - "storytelling", exemplos e casos práticos - "parceiros de aprendizagem": aplicação, papel e finalidades - escolha do formato em função de objetivos Componente teórica, online: 4 horas e 30 minutos Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos Módulo 3 - Facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais - voz: tonalidade e variedade, ressonância, respiração, ritmo - expressão facial: foco e movimentos oculares, micro expressões - postura corporal: passagem de auto confiança e de segurança - gestão do interesse e desinteresse da audiência - envolvimento e questionamento dos participantes Componente teórica, online: 4 horas e 30 minutos Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos
Metodologias
Módulo 1 - Desenhar planos de aulas para plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: 2 sessões síncronas, 1 hora e 30 minutos cada, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Módulo 2 - Criar recursos didáticos para plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: 3 sessões síncronas, 1 hora e 30 minutos cada, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Componente prática, trabalho de grupo: 6 horas e 30 minutos - desenho de recursos didáticos, para aplicação das aprendizagens efetuadas Módulo 3 - Facilitar o processo pedagógico nas aulas em plataformas colaborativas digitais Componente teórica, online: três sessões síncronas, cada uma com 1 hora e 30 minutos, com recurso ao método expositivo, interação e resposta às questões colocadas Componente prática: 6 horas e 30 minutos - 4 horas individuais para preparação de autoscopia, com 2 horas e 30 minutos para visualização e feedback
Avaliação
Relatório crítico da ação, com as seguintes dimensões: utilidade, 20%; consistència metodológica, 20%; qualidade dos conteúdos, 15%; dinamização, 20%; análise crítica qualitativa, 25% Os formandos serão classificados de 1 a 10 de acordo com a legislação em vigor
Bibliografia
Brindley, J., Walti, C. and Blashke, L. (2009) Creating Effective Collaborative Learning Groups in an Online Environment International Review of Research in Open and Distance Learning, Vol. 10, No. 3Harasim, L. (2012) Learning Theory and Online Technologies New York/London: RoutledgeJosé Reis Lagarto (2010) . Ensino à Distância em E-Learning: Universidade Católica EditoraLyn D. Sharratt & Beate M. Planche (2016) . Collaborative Learning Techniques: Corwin, Ontario Principals CouncilMouenis Anouar Tadlaoui & Mohamed Khaldi (2019) . Personalization and Collaboration in Adaptive E-Learning: Igi Global
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
12 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.
Conteúdos
O planeamento dos conteúdos da ação totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. I Situando a aprendizagem (3 horas) (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática b. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (3 horas) (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (14 horas) (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido (5 horas)
Metodologias
O curso permitirá uma articulação entre momentos práticos e momentos teórico-práticos. O planejamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. Síntese das etapas metodológicas: 1. Abordagem teórica 2. Construção de recursos e atividades 3. Adaptação das atividades ao contexto de cada professor 4. Análise dos processos e dos produtos 5. Avaliação do trabalho desenvolvido 6. Conclusões Sendo assim, propomos momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas. Também se configura como espaço de partilha de experiência sobre a dinamização da proposta em contexto de sala de aula, quando houver adesão / disponibilidade por parte dos docentes, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online assíncrona |
5 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online assíncrona |
10 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
Formador
Joana Sofia de Figueiredo Santos Baptista
José Carlos Matias de Sousa
Helena Isabel Miranda Gil
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
DGE e Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
1. Refletir sobre o valor da cidadania nas sociedades democráticas e na defesa dos Direitos Humanos, como fundamental para maior coesão social e para a paz; 2. Promover uma abordagem integrada dos conteúdos de EC; 3. Reforçar a articulação entre as disposições dos referenciais curriculares de EC, que constituem referências curriculares, e os documentos e variáveis do contexto das escolas; 4. Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas; 5. Promover a utilização de metodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem integrada da EC e envolvimento ativo dos stakeholders; 6. Contribuir para a reflexão crítica sobre as partes e a componente do currículo de CD.
Conteúdos
1. A componente de Cidadania e Desenvolvimento: enquadramento curricular e articulação com as referências e referencias curriculares (7h) 2. Os conteúdos da Educação para a Cidadania fixados nos referenciais curriculares: níveis de articulação compreendendo o PA, as Aprendizagens Essenciais (AE), os perfis profissionais/referenciais de competência, quando aplicável, e os domínios de Educação para a Cidadania (7h) 3. Avaliação (7h) 4. Apresentação de trabalhos (4h)
Metodologias
As sessões terão uma abordagem teórico-prática, conjugando a exploração de conteúdos teóricos com a realização e experimentação de atividades e de momentos de reflexão e de debate sobre os mesmos. Utilizar-se-ão metodologias ativas de forma a promover a respetiva implementação pelos docentes nas suas práticas pedagógicas.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:00 | 3:30 | Online síncrona |
Formador
José Rodrigues Nogueira
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de aprendizagem ativa; Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar; Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula; Conhecer exemplos de cenários e atividades de aprendizagem presentes nos projetos de inovação pedagógica promovidos e coordenados pela European Schoolnet (EUN), úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa. Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa em contexto educativo; Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 1: Aprendizagem ativa (3 horas) No Módulo 1 serão abordados os seguintes conteúdos: Conceito de aprendizagem ativa. Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa. Módulo 2: Estratégias de aprendizagem ativa (4,5 horas) No Módulo 2 serão abordados os seguintes conteúdos: Métodos e estratégias de aprendizagem ativa. Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar. Exemplos práticos de aprendizagem ativa. Módulo 3: Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula (4,5 horas) No Módulo 3 serão abordados os seguintes conteúdos: Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos. Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula. Módulo 4: Apresentação e reflexão sobre a implementação de atividades de aprendizagem ativa (3 horas) Apresentação dos resultados obtidos pelos formandos relativamente às atividades de aprendizagem ativa implementadas. Reflexão crítica sobre a experimentação realizada relativamente à aprendizagem dos alunos e desenvolvimento das suas competências. Reflexão final sobre a ação de formação.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
Formador
Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro
Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo
Vitor Filipe Neto Guerreiro
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
EquaçãoDigital
Enquadramento
xxxxxxxxx
Objetivos
xxxxxxxxxx
Conteúdos
xxxxxxxxxx
Metodologias
xxxxxxxxxx
Avaliação
xxxxxxxxxx
Modelo
xxxxxxxxxx
Bibliografia
xxxxxxxxxx
Anexo(s)
Observações
observações ação xxxxxxxxxx
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 10:30 - 12:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 10:30 - 13:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-09-2024 (Quarta-feira) | 10:30 - 13:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 10:30 - 13:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 30-09-2024 (Segunda-feira) | 10:30 - 12:00 | 1:30 | Presencial |
Formador
Sandra Cristina Gonçalves da Silva
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais e AE de Carcavelos
Objetivos
A formação visa capacitar os docentes do Agrupamento de Escolas de Carcavelos para a utilização das ferramentas disponíveis no “Google Workspace” adotada no Agrupamento. A sua frequência deverá dotar os docentes do agrupamento de conhecimentos básicos que conduzam à utilização natural dessas ferramentas de ensino/aprendizagem tanto em contexto presencial como não presencial.
Conteúdos
Google Workspace for Education – conceitos básicos • O Gmail de domínio próprio e implicações na comunicação interna do Agrupamento • Identificação das diferentes ferramentas Google Workspace • O Google Drive como espaço de armazenamento e partilha dos materiais produzidos por professores e alunos • Centralização da informação e integração do Calendário Google • Visão geral do Classroom e definição de conceitos básicos: - Identificação dos diferentes espaços de registo e partilha de conteúdos e informações - Criação de turmas/disciplinas - Convidar alunos e tutores - Gerir e partilhar o “Stream” - O espaço de trabalho da turma: 1) organizar conteúdos por tópico; 2) criar, gerir e partilhar materiais; 3) criar e agendar trabalhos; 4) gerir trabalhos entregues pelos alunos, comentar e avaliar • O Meet como ferramenta de comunicação não presencial. • Integração Meet/Classroom e níveis de proteção da sala de aula online • Docs, Slides e Sheets: ferramentas de produção, colaboração e partilha de conhecimento
Metodologias
Formato expositivo/demonstrativo dos conteúdos propostos, intercalados com explicações mais direcionadas e/ou adaptadas aos casos específicos que os formandos forem apresentando. Partilha de experiências e orientação nas soluções a encontrar para a utilização plena e de qualidade das diferentes ferramentas.
Modelo
Questionário de satisfação on-line e registo de presença na totalidade da ação.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |