OFERTA FORMATIVA
Não existem ações.
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.
Conteúdos
O planeamento dos conteúdos da ação totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. I Situando a aprendizagem (3 horas) (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática b. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (3 horas) (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (14 horas) (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido (5 horas)
Metodologias
O curso permitirá uma articulação entre momentos práticos e momentos teórico-práticos. O planejamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. Síntese das etapas metodológicas: 1. Abordagem teórica 2. Construção de recursos e atividades 3. Adaptação das atividades ao contexto de cada professor 4. Análise dos processos e dos produtos 5. Avaliação do trabalho desenvolvido 6. Conclusões Sendo assim, propomos momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas. Também se configura como espaço de partilha de experiência sobre a dinamização da proposta em contexto de sala de aula, quando houver adesão / disponibilidade por parte dos docentes, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online assíncrona |
5 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online assíncrona |
8 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
Ref. 74T1 Inscrições abertas até 26-03-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD 5
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 4.0 horas
Início: 27-03-2025
Fim: 27-03-2025
Regime: Presencial
Local: Auditório da Escola Secundária Fernando Lopes Graça
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Ana Paula Faria Ferreira
Destinatários
Todos
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Todos. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Aperfeiçoar as competências dos professores para ajudarem os seus alunos a: o Interagirem de forma crítica com as informações apresentadas online; o Tornarem-se eficientes em tarefas de pesquisa; o Encontrarem informações fiáveis e precisas com rapidez; o Aplicarem as metodologias e ferramentas disponibilizadas com elementos da sua comunidade.
Observações
Os formandos deverão fazer-se acompanhar de um computador portátil ou um smartphone para a realização das tarefas práticas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 66T2 Inscrições abertas até 01-04-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130759/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 02-04-2025
Fim: 09-05-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela e Palácio de Queluz
Formador
Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
-Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço de aprendizagem para as diversas áreas do conhecimento; -Dotar os docentes de recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico a partir da diversidade de perspetivas proporcionadas por cada área disciplinar; -Incrementar,através da fruição das obras de arte,a prática pedagógica do ensino nas várias disciplinas; -Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula e de forma transversal nas diferentes disciplinas; -Criar estratégias que favoreçam hábitos de salvaguarda do património,associando-o à identidade cultural dos alunos e,consequentemente, os envolver na preservação e responsabilização pelos espaços e tempos culturais; -Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam aprendizagens em diversas áreas,bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.
Conteúdos
1. Enquadramento temático. (Sessão 1 - presencial - 3h) 1.1. Apresentação; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. O Palácio como fonte de conhecimento e local privilegiado no processo de aprendizagem - As múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração do espólio museológico: diversidade de perspetivas a partir das diferentes disciplinas. (Sessões 2, 3, 4, 5 - síncronas - 8h) 2.1 Contextualização histórica 2.1.1. O tempo de D. José, de D. Maria I, de D. João VI e de D. Pedro IV: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.2. Os arquitetos Mateus Vicente de Oliveira, Jean-Baptiste Robillion e Manuel de Sousa Caetano. 2.2.1. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: na arquitetura, na decoração dos espaços interiores, na pintura, na escultura e nos jardins à francesa. 2.3. Aspetos da vida quotidiana na corte: a quinta de recreio de Queluz - a residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, a higiene e o modo de vestir, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe Herdeiro. 2.4. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da Real Barraca da Ajuda, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, a partida da família real para o Brasil e o seu regresso, o exílio de D. Carlota Joaquina. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. (Sessão 6 - presencial - 4h) 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 4. Produção de recursos. (7h - trabalho autónomo) 4.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 4.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 5. Reflexão, debate e partilha de ideias. (Sessão 7 - presencial - 3h) 5.1. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos pelos formandos.
Metodologias
Estrutura do Curso: -Apresentação; regime de avaliação; bibliografia e webgrafia essenciais; introdução à história do Palácio de Queluz (sessão 1). -Exploração dos diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX: Queluz - quinta de veraneio vs Queluz - residência oficial da família real (sessões 2,3,4,5). -Realização de desafios (trabalho autónomo, após cada sessão síncrona), de modo a promover uma maior dinâmica das sessões. -Visita ao Palácio de Queluz: fruição do objeto artístico autêntico; exploração, em contexto, dos conteúdos abordados nas sessões síncronas (sessão 6). -Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente (sessão 7) e estímulo à partilha de memórias, sugestões e experiências. -Trabalho autónomo (sessões assíncronas): consiste em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 02-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 03-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
Rosa Helena de Pernambuco Nogueira
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: AvaliarPlanearAgir Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais
Conteúdos
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 - Gerir a diversidade em sala de aula Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos partilha de práticas. Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
Formador
Francisco Pulawski Rodrigues
Ricardo Jorge Moreira Oliveira e Costa
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais e CMC
Objetivos
-Identificar diferentes tipos de embarcações de Vela ligeira utilizados no CFD-DE e aparelhá-las; -Identificar diferentes tipos de embarcações de Canoagem utilizados no CFD-DE; -Identificar e decidir sobre as condições de prática e procedimentos de segurança, em terra e no mar, necessárias à prática da Canoagem e Vela, de modo a salvaguardar a integridade física de alunos e a permitir uma experiência positiva para a prática do Desporto Náutico; -Conceber, realizar e avaliar um projeto de ensino da Canoagem e Vela numa fase de iniciação; -Conhecer a legislação que enquadra a Náutica de Recreio; -Identificar e aplicar regras para evitar abalroamentos no mar (RIEAM); -Conhecer os procedimentos de preparação; saber manobrar um bote a motor, para prestar apoio às atividades náuticas; -Conhecer os aspetos fundamentais na organização de uma escola de Canoagem e Vela em geral; -Conhecer os aspetos sociais e organizacionais associados à prática desportiva e à atividade física ativa, ao longo da vida.
Conteúdos
1ª Parte: Formação Geral (Trabalho Presencial 10 horas) Temas a abordar, em trabalho presencial • Atividades náuticas do Desporto Escolar e do CFD-DE de Carcavelos • Contextualização da Canoagem no Desporto Escolar e no CFD-DE de Carcavelos • Contextualização da Vela no Desporto Escolar e no CFD-DE de Carcavelos • Identificar os recursos materiais do CFD-DE (Canoagem) • Identificar os recursos materiais do CFD-DE (Vela) • Preparar as embarcações para a prática da Canoagem • Aparelhar uma embarcação de Vela Ligeira • Segurança nas Atividades Náuticas 2ª Parte: Formação Específica, em contexto prático (trabalho presencial – 15 horas) • Regras de segurança na aprendizagem da Canoagem e Vela • Progressão das aprendizagens na Canoagem e na Vela • RIEAM • Sessões práticas de Canoagem • Sessões práticas de Vela
Modelo
Regime presencial - mínimo 2/3 de presenças Avaliação quantitativa e qualitativa dos(as) formandos(as), através de participação, trabalhos apresentados, trabalho autónomo e relatório individual/síntese reflexiva. Os(as) formandos(as) serão avaliados(as) tendo em consideração os seguintes referenciais/critérios e instrumentos: pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das atividades das sessões e da formação global; elaboração e apresentação de trabalhos. A avaliação será quantitativa, numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, de acordo com a lei em vigor.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-04-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-04-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 24-05-2025 (Sábado) | 13:00 - 17:00 | 4:00 | Presencial |
Formador
Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Promover o bem-estar em Educação. Promover o desenvolvimento de competências de resiliência e de eficácia nos professores. Compreender a importância da resiliência dos professores/educadores na promoção da qualidade do seu ensino, na aprendizagem e no desempenho académico dos seus alunos. Desenvolver competências relacionais, emocionais, pedagógicas e de gestão de desafios educativos pelos professores, dentro e fora da sala de aula, visando o sucesso em educação. Compreender que a resiliência dos professores é um processo que necessita de ser cultivado e desenvolvido ao longo do tempo. Saber utilizar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários da profissão docente. Fortalecer os professores para a superação dos desafios profissionais que enfrentam nas diferentes fases da sua carreira. Fomentar emoções positivas e crenças de eficácia docente com impacto na resiliência dos professores e na qualidade do seu ensino. Potenciar o aumento do número de estratégias de gestão pedagógica na sala de aula. Promover a capacidade e o prazer de refletir, de forma sistemática, sobre as práticas de ensino e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo.
Conteúdos
1. Educação Positiva (4 horas) 1.1. Fundamentos científicos da Educação Positiva 1.2. A Educação para o bem-estar - Desenvolvimento de virtudes e forças de caráter em professores e alunos 1.3. Relação entre o desenvolvimento de competências de bem-estar profissional nos professores e o sucesso dos seus alunos 2. Competências de Resiliência em professores (4 horas) 2.1. Definição e conceito de resiliência em professores 2.2. Relação entre resiliência dos professores, qualidade de ensino e promoção da resiliência dos alunos 2.3. Desenvolvimento da resiliência ao longo da carreira docente 2.4. Níveis Micro, Meso e Macro da resiliência em professores 2.5. Fatores que contribuem para a resiliência em professores 2.6. Impacto da resiliência em professores a nível individual e na qualidade do processo educativo 3. Competências relacionais em Educação (Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários) (4 horas) 3.1. Clima escolar como fator de risco e proteção na comunidade escolar 3.2. Comunicação para relacionamentos positivos e de sucesso em Educação 3.3. Redes de suporte, relacionamentos e eficácia nos sistemas educativos 4. Competências emocionais em Educação (4 horas) 4.1. Importância e impacto das emoções nos professores e nos alunos 4.2. Estratégias de regulação de emoções para um ensino e aprendizagem eficazes 4.3. Importância das emoções e da regulação de emoções nas relações educativas (empatia e assertividade) 4.4. Importância das emoções positivas como promotoras de sucesso em Educação 5. Competências de gestão de desafios educativos (3 horas) 5.1. Como manter um bom equilíbrio trabalho-vida pessoal 5.2. Estratégias de resolução de desafios educativos: mecanismos individuais de coping e o trabalho colaborativo entre professores 6. Competências pedagógicas para um ensino eficaz (3 horas) 6.1. Ensino e aprendizagem eficazes 6.2. Organização da sala de aula e produção de materiais 6.3. Gestão do trabalho dos alunos 6.4. Competências comunicacionais para o ensino eficaz 6.5. Avaliação formativa (avaliação para a aprendizagem) versus avaliação sumativa (avaliação da aprendizagem) 7. Competências pedagógicas para a gestão da sala de aula (3 horas) 7.1. Estratégias de gestão da sala de aula proativas e positivas 7.2. Aspetos afetivos e sociais da relação professor-aluno 7.3. Avaliação e gestão eficaz de desafios na sala de aula
Modelo
Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados: -a qualidade da participação na formação; -a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados;
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
Formador
Priscila Doran
Rosa Doran
Destinatários
Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais e CMC
Objetivos
Esta ação de formação pretende promover junto dos professores de ciências e tecnologias proficiência no desenvolvimento de projetos cientifico-tecnológicos, utilizando abordagens centradas no aluno, práticas de inclusão, interdisciplinaridade e colaboração. Mais especificamente, os objetivos são: - Apoiar os professores no desenvolvimento de projetos em ambiente de Espaço Maker tendo em conta as abordagens e práticas centradas no aluno. - Promover o Inquiry (IBSE), o Design Thinking e o Open Schooling. - Fomentar práticas que promovam a inclusão, a utilização do Universal Design for Learning (UDL) e a interdisciplinaridade. - Incentivar práticas colaborativas e interdisciplinares entre professores. - Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas conseguidas na ação de formação.
Conteúdos
1. Introdução ao Design Thinking e as vantagens da sua utilização na aprendizagem por projetos 2. Ensino de ciências centrado no aluno: o IBSE (Inquiry Based Science Education) 3. Espaços Maker – equipamentos e potencialidades 4. A interdisciplinaridade, a colaboração e a importância da abertura da escola à comunidade – Open Schooling 5. Desenvolvimento de projetos em ambientes de espaços Maker 6. Apresentação e discussão dos cenários implementados 7. Reflexão final dos principais temas da oficina e das boas práticas alcançadas
Metodologias
As sessões terão um caráter teórico-prático e prático. Os conteúdos teóricos serão abordados através de tarefas e exploração de recursos existentes, tanto individualmente como em grupo: momentos de brainstorming, trabalho individual, dinâmicas de grupo e momentos de debate e reflexão. O desenvolvimento dos projetos terá um caráter prático e de trabalho colaborativo, com os formadores a darem apoio e a acompanharem a evolução dos trabalhos. A apresentação dos trabalhos (projetos desenvolvidos e implementados na sala de aula) requer exposição oral, reflexão e debate.
Anexo(s)
Observações
9/12/2024 17:30 20:00 Presencial AE S. João do Estoril 16/12/2024 17:30 20:00 Presencial AE Cascais 06/01/2025 17:30 20:00 Presencial AE Parede 13/01/2025 17:30 20:00 Presencial AE Cidadela 20/01/2025 17:30 20:00 Presencial AE Matilde Rosa Araújo 17/02/2025 17:30 20:00 Presencial AE Frei Gonçalo Azevedo 24/02/2025 17:30 20:00 Presencial AE Ibn Mucana 10/03/2025 17:30 20:00 Presencial AE Carcavelos 07/04/2025 17:30 20:00 Presencial AE Alapraia 19/05/2025 17:30 20:00 Presencial AE Alvide
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 16-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 06-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
Formador
Miguel Narciso
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas do concelho de Cascais e CMC
Objetivos
Refletir sobre a complementaridade entre democracia representativa e a democracia participativa; Discutir as potencialidades, os limites e as condicionantes das componentes normativas em processos participativos; Caracterizar o orçamento participativo, tendo em conta a diversidade de experiências no norte e no sul global; Analisar experiências de participação infanto-juvenil em curso; Explicitar os impactos da participação cidadã: Promover a reflexão sobre o lugar dos jovens na sociedade; Rever mitos e verdades sobre suas capacidades no debate público; Analisar experiências de participação infanto-juvenil em curso ou já realizadas; Refletir sobre o papel dos professores e facilitadores de processos participativos; Descrever os principais métodos e técnicas que incentivam e apoiam a participação.
Conteúdos
- A Democracia para além do ato eleitoral 2 - O Orçamento Participativo 3 - Os impactos da participação cidadã 4 - A participação de crianças, adolescentes e jovens 5 - Métodos e técnicas a favor da participação cidadã
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 30-05-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |