
A e-rubrica num percurso a permitir a inclusão e a equidade educativa turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Objetivos
• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica, em coerência com as orientações curriculares, em percursos a permitirem a inclusão e a equidade educativa; • Considerar a e-rubrica como dispositivo educativo em ambientes de aprendizagem centrados no aluno, em conformidade com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); • Promover a elaboração de e-rubricas na avaliação de processos e produtos na aprendizagem, por registo do feedback de autoavaliação do aluno e o feedback formativo do professor; • Promover práticas de trabalho colaborativo de professores na construção e desenvolvimento de e-rubricas de avaliação; • Permitir a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e a cocriação de projetos de natureza pedagógica.
Conteúdos
1. Impacto das orientações das políticas educativa e curricular, nas práticas pedagógicas; 2. Avaliação pedagógica na articulação entre modalidades avaliativas; 3. Componentes do feedback na utilização por alunos e professores; 4. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards; 5. A e-rubrica nos processos de recolha de informação avaliativa; 6. Natureza do trabalho colaborativo entre docentes.
Formador
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |