
ACD - Estratégias para a inclusão curricular dos alunos com origem migrante turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Refletir sobre os desafios que os alunos com origem migrante enfrentam no acesso pleno ao currículo. Conhecer o papel do Português Língua Não Materna (PLNM) na integração destes alunos. Partilhar estratégias pedagógicas que promovam a a aprendizagem em todas as disciplinas. Reconhecer a importância da formação contínua de professores para a gestão da diversidade cultural e linguística. Desenvolver competências docentes para aplicar práticas diferenciadas que promovam a participação ativa e o sucesso académico de todos os alunos.
Conteúdos
Desafios da diversidade cultural e linguística nas salas de aula e no acesso ao currículo. Distinção entre proficiência linguística para fins conversacionais e proficiência linguística para fins cognitivos e académicos (BICS e CALP), com impacto no acesso ao currículo e no sucesso escolar. Papel do Português Língua Não Materna (PLNM) e estratégias de articulação com outras disciplinas. Práticas pedagógicas inclusivas e diferenciação para promover a participação e o sucesso académico dos alunos com origem migrante.
Formador
Susete da Conceição Costa Albino
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |