
Literacia Mediática turma T2
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação; - Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar; - Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo; - Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar; - Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis; - Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática; - Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores digitais responsáveis e críticos.
Conteúdos
Módulo 1 - Plano Nacional de Literacia Mediática Plano Nacional para a Literacia Mediática Apresentação do plano de formação de formadores. Relevância da Literacia Mediática. Referenciais de Literacia Mediática e Informacional (LMI) - UNESCO. Competências Chave. Introdução à LM - As sete Competências da LM; LM e a Cidadania Empoderada; LM e o papel das Bibliotecas. Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Integrar/promover a LM na escola: na sala de aula, nas BE, nos clubes Documentos enquadradores estruturantes: o PASEO. TA Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Formas, Estratégias e Metodologias de integração da LM em contexto escolar com base nos documentos referenciais: Metodologias de LM. Problemáticas atuais da LM: identificação das mais relevantes para os respetivos contextos. Promoção da LM em contexto de sala de aula; Módulo 2 - Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM Identificação e Exploração de recursos pedagógicos e didáticos internacionais sobre LM: CoE/UNESCO/EDMO/Exploração de recursos nacionais: DGE Cidadania/RBE/LEMEL/PICCLE/ Milobs/Seguranet. - Conteúdos didáticos e exemplos de práticas inovadoras em LM; LM e multidisciplinaridade (Cidadania); Múltiplas literacias: LM, Informacional e Digital; Formação de formadores em LM e disseminação. TA : Seleção, leitura e reflexão de recursos orientadores: Referencial DGE/RBE); desenvolver propostas de aplicação em contextos de aprendizagem formal, informal, não-formal; Anúncios: o que devemos saber? Para onde caminhamos? Privacidade online; Construção de infografia/poster/podcast; LM e as questões éticas no uso e consumo de informação mediática. Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula; do consumidor de media passivo ao consumidor crítico; Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast); Conceção de um plano de aula, seguindo estrutura definida, que poderá vir a integrar um manual de recursos partilháveis. Temas: IA, discursos de ódio, desinformação, redes sociais, privacidade. Módulo 3 - A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM Dos media tradicionais aos digitais. - Análise crítica, produção reflexiva e participação e intervenção social através dos media. Introdução à IA na Educação (noção de algoritmo, o que é a IA, exploração de LLM como o ChatGPT ou o Bard e suas vantagens nas atividades pedagógicas); Usos gerais da IA e implicações éticas e riscos (Linhas Orientadoras da CE para professores na área da AI, a nova legislação europeia; como ser um alfabetizado mediático crítico? TA: Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial; Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos. Avaliação da formação: resumo das competências adquiridas, feedback e reflexão. Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: e-portefólio (recursos resultantes do trabalho realizado nas sessões assíncronas; relatório crítico; participação nos fóruns abertos na plataforma LMS).
Anexo(s)
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
3 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
9 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
11 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
12 | 19-12-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |