
Comunicação Positiva e Motivação para a Aprendizagem turma T1
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
Objetivos
- Sensibilizar os formandos para a importância da promoção da Saúde Física e Mental e dos hábitos de vida saudável. - Capacitar os formandos para aumentar o autocontrolo dos alunos e a responsabilização pelos seus atos, de forma diminuir a indisciplina e a agressividade. - Fomentar a comunicação positiva, assertiva e eficaz, criando relações empáticas e de respeito mútuo, estimulando um ambiente educativo saudável. - Facultar estratégias para promover a motivação dos alunos, para a aprendizagem e para o estudo. - Fornecer técnicas de prevenção e gestão de conflitos, entre os alunos e entre estes e o professor, com vista a uma melhor gestão das relações interpessoais. - Incentivar os formandos para a promoção da cooperação e da inclusão.
Conteúdos
A importância da promoção da Saúde Física e Mental - Promoção da Saúde e de hábitos de vida saudável - Prevenção e Educação - Fatores de Risco e Proteção Desenvolvimento do Autocontrolo, Autonomia e Responsabilidade - Compreender as causas subjacentes da indisciplina - O desenvolvimento do autocontrolo - Como promover o autocontrolo, autonomia e responsabilidade nos jovens? Comunicação positiva em contexto escolar - Estilos de comunicação - O que é e como funciona a comunicação positiva? - A importância da comunicação positiva no desenvolvimento dos jovens - Técnicas de comunicação positiva e assertiva, na construção de um ambiente educativo saudável e produtivo Motivação para a aprendizagem e para o estudo - Tipos de Motivação - Estilos de Aprendizagem - O Estudo e o sucesso escolar - Estratégias para promover a motivação para a aprendizagem e para o estudo Prevenção e gestão de conflitos - O conflito e o desenvolvimento pessoal - Estratégias de prevenção de conflitos no relacionamento interpares e na relação professor-aluno - Técnicas de atuação diversificadas face ao conflito em contexto escolar Promoção de um ambiente cooperativo e inclusivo no contexto escolar - Efeitos nefastos da violência e da discriminação - Promover o respeito pela diversidade e pela diferença - Estratégias para fomentar a cooperação, sentimentos de pertença e inclusão
Avaliação
- Avaliação da participação nas sessões conjuntas (presenciais e online síncronas), tendo também em conta a assiduidade e pontualidade apresentadas durante as sessões. - Avaliação da qualidade dos trabalhos e materiais produzidos, bem como do uso de metodologias de investigação e formação. A aplicação dos conteúdos e estratégias deve ser adaptada ao contexto real e profissional dos formandos. - Avaliação do relatório crítico final, que deve refletir a aplicação e a compreensão das temáticas e competências abordadas durante a ação de formação.
Anexo(s)
Formador
Marta Martins Costa da Cruz
Inês Margarida Xufre de Jesus Pereira Moirinha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Presencial |
4 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 27-06-2025 (Sexta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |