
A Disciplina Positiva na Gestão de Conflitos turma T2
Destinatários
Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Objetivos
Capacitar professores para gerir conflitos entre pares e entre alunos e professores. Facilitar aos professores práticas pedagógicas promotoras de capacidades de autoconceito e autocontrolo. Dotar professores com metodologias que favoreçam o bem-estar, o crescimento saudável e os relacionamentos positivos, aumentando a motivação para a aprendizagem. Pretende-se mudar práticas e promover o sucesso educativo; aprofundar conhecimentos sobre a organização e gestão da sala de aula em situações de indisciplina e falta de motivação; e reforçar a atitude proativa na resolução de problemas.
Conteúdos
Apresentação geral do Programa - Crescer a Brincar e dos manuais e das variáveis a trabalhar no 1º ano do programa: Disciplina e Autocontrolo Componente teórica: Consciência Corporal O que é a consciência corporal? Como ajudar as crianças a desenvolverem a consciência corporal? Componente prática: Apresentação do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões Componente prática: Reflexão em grupo das experiências dos professores e expectativas relativamente à concretização do Crescer a Brincar Troca de experiências entre professores Componente teórica: Disciplina e Autocontrolo Como ajudar as crianças a desenvolver a disciplina e o autocontrolo? Exploração do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões Componente teórica: Promoção da saúde Avaliação Qualitativa do Crescer a Brincar e impacto nas escolas
Avaliação
Participação nas sessões conjuntas (presenciais e online) e nas tarefas, na assiduidade e pontualidade demonstradas nas mesmas sessões. Produção de trabalhos e/ ou materiais, uso de metodologias de investigação/ formação e aplicação dos conteúdos centrada na realidade experimental/ contexto profissional. Relatório crítico final. A classificação final, conforme previsto na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10.
Anexo(s)
Formador
Inês Margarida Xufre de Jesus Pereira Moirinha
Marta Martins Costa da Cruz
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Presencial |
2 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 06-06-2025 (Sexta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Online síncrona |
5 | 20-06-2025 (Sexta-feira) | 16:00 - 20:30 | 4:30 | Online síncrona |
6 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |