224

IX Fórum - Voz dos Jovens / Cidadania e Desenvolvimento turma T1

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Partilhar e discutir práticas inspiradoras que possam fortalecer o trabalho que é realizado pelas escolas no domínio da Literacia Financeira; 2. Partilhar ferramentas metodológicas de suporte às aprendizagens essenciais a realizar no domínio da Literacia Financeira; 3. Refletir sobre processos educativos que articulam o contexto escolar com o contexto comunitário ao nível da literacia financeira e simultaneamente ao nível da participação democrática e aprendizagem da cidadania; 4. Apoiar os professores na criação de estruturas formais que incentivem e sustentem a participação ativa dos jovens nas decisões locais e escolares; 5. Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas;

Conteúdos

1. Planeamento e Gestão do Orçamento; Sistemas e Produtos Financeiros Básicos; Poupança; Crédito; 2. Práticas de participação democrática em contexto comunitário e a sua articulação com processos educativos no ensino obrigatório. 3. Metodologias e abordagens educativas utilizadas na aprendizagem da Democracia e da construção da Cidadania.

Formador

Helena Maria Lourenço Abreu Patrão Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-05-2025 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 19-05-2025
Fim: 19-05-2025
Acreditação: ACD 6-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório Paula Rego - Cascais

INSCREVER-ME