
Atividades náuticas no contexto do Desporto Escolar - Canoagem e Vela turma T1
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
-Identificar diferentes tipos de embarcações de Vela ligeira utilizados no CFD-DE e aparelhá-las; -Identificar diferentes tipos de embarcações de Canoagem utilizados no CFD-DE; -Identificar e decidir sobre as condições de prática e procedimentos de segurança, em terra e no mar, necessárias à prática da Canoagem e Vela, de modo a salvaguardar a integridade física de alunos e a permitir uma experiência positiva para a prática do Desporto Náutico; -Conceber, realizar e avaliar um projeto de ensino da Canoagem e Vela numa fase de iniciação; -Conhecer a legislação que enquadra a Náutica de Recreio; -Identificar e aplicar regras para evitar abalroamentos no mar (RIEAM); -Conhecer os procedimentos de preparação; saber manobrar um bote a motor, para prestar apoio às atividades náuticas; -Conhecer os aspetos fundamentais na organização de uma escola de Canoagem e Vela em geral; -Conhecer os aspetos sociais e organizacionais associados à prática desportiva e à atividade física ativa, ao longo da vida.
Conteúdos
1ª Parte: Formação Geral (Trabalho Presencial 10 horas) Temas a abordar, em trabalho presencial • Atividades náuticas do Desporto Escolar e do CFD-DE de Carcavelos • Contextualização da Canoagem no Desporto Escolar e no CFD-DE de Carcavelos • Contextualização da Vela no Desporto Escolar e no CFD-DE de Carcavelos • Identificar os recursos materiais do CFD-DE (Canoagem) • Identificar os recursos materiais do CFD-DE (Vela) • Preparar as embarcações para a prática da Canoagem • Aparelhar uma embarcação de Vela Ligeira • Segurança nas Atividades Náuticas 2ª Parte: Formação Específica, em contexto prático (trabalho presencial – 15 horas) • Regras de segurança na aprendizagem da Canoagem e Vela • Progressão das aprendizagens na Canoagem e na Vela • RIEAM • Sessões práticas de Canoagem • Sessões práticas de Vela
Modelo
Regime presencial - mínimo 2/3 de presenças Avaliação quantitativa e qualitativa dos(as) formandos(as), através de participação, trabalhos apresentados, trabalho autónomo e relatório individual/síntese reflexiva. Os(as) formandos(as) serão avaliados(as) tendo em consideração os seguintes referenciais/critérios e instrumentos: pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das atividades das sessões e da formação global; elaboração e apresentação de trabalhos. A avaliação será quantitativa, numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, de acordo com a lei em vigor.
Anexo(s)
Formador
Francisco Pulawski Rodrigues
Ricardo Jorge Moreira Oliveira e Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 10-05-2025 (Sábado) | 13:00 - 17:00 | 4:00 | Presencial |