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Direitos Humanos: Desafios da Diversidade na Escola turma T1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Sensibilizar docentes sobre a importância dos Direitos Humanos no contexto educativo, especialmente no ensino a alunos de PLNM e NE. 2. Promover práticas inclusivas, adaptadas às necessidades dos alunos, para garantir equidade no processo de ensino-aprendizagem. 3. Capacitar os docentes para identificar desafios e implementar estratégias que respeitem a diversidade linguística e educativa. 4. Fortalecer a reflexão sobre a inclusão como um direito fundamental e um dever ético da escola.

Conteúdos

1. Fundamentação Teórica o Direitos Humanos e Educação: marcos legais e princípios fundamentais. o A Educação Inclusiva na legislação nacional e internacional. o O papel do professor na construção de uma escola inclusiva. 2. Português Língua Não Materna (PLNM) o Características e desafios no ensino de PLNM. o Estratégias diferenciadas de ensino e avaliação para alunos de PLNM. o Valorização da diversidade linguística e cultural como recurso pedagógico. 3. Necessidades Educativas (NE) o Compreensão das NE e a importância de abordagens individualizadas. o Adaptação curricular e uso de tecnologias assistivas. o Práticas inclusivas no desenvolvimento das competências dos alunos com NE. 4. Inclusão e Equidade o A conexão entre inclusão e Direitos Humanos. o Reflexão sobre preconceitos e barreiras no ambiente escolar. o A importância do trabalho colaborativo entre docentes, famílias e outros profissionais

Anexo(s)

Formador

David António Rodrigues

Isabel Cristina Pereira Pires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-02-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 05-02-2025
Fim: 05-02-2025
Acreditação: ACD_1-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Frei Gonçalo Azevedo