190

Change Makers - Dinamização de projetos científicos e tecnológicos turma T1

Destinatários

Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.

Objetivos

Esta ação de formação pretende promover junto dos professores de ciências e tecnologias proficiência no desenvolvimento de projetos cientifico-tecnológicos, utilizando abordagens centradas no aluno, práticas de inclusão, interdisciplinaridade e colaboração. Mais especificamente, os objetivos são: - Apoiar os professores no desenvolvimento de projetos em ambiente de Espaço Maker tendo em conta as abordagens e práticas centradas no aluno. - Promover o Inquiry (IBSE), o Design Thinking e o Open Schooling. - Fomentar práticas que promovam a inclusão, a utilização do Universal Design for Learning (UDL) e a interdisciplinaridade. - Incentivar práticas colaborativas e interdisciplinares entre professores. - Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas conseguidas na ação de formação.

Conteúdos

1. Introdução ao Design Thinking e as vantagens da sua utilização na aprendizagem por projetos 2. Ensino de ciências centrado no aluno: o IBSE (Inquiry Based Science Education) 3. Espaços Maker – equipamentos e potencialidades 4. A interdisciplinaridade, a colaboração e a importância da abertura da escola à comunidade – Open Schooling 5. Desenvolvimento de projetos em ambientes de espaços Maker 6. Apresentação e discussão dos cenários implementados 7. Reflexão final dos principais temas da oficina e das boas práticas alcançadas

Metodologias

As sessões terão um caráter teórico-prático e prático. Os conteúdos teóricos serão abordados através de tarefas e exploração de recursos existentes, tanto individualmente como em grupo: momentos de brainstorming, trabalho individual, dinâmicas de grupo e momentos de debate e reflexão. O desenvolvimento dos projetos terá um caráter prático e de trabalho colaborativo, com os formadores a darem apoio e a acompanharem a evolução dos trabalhos. A apresentação dos trabalhos (projetos desenvolvidos e implementados na sala de aula) requer exposição oral, reflexão e debate.

Anexo(s)

Formador

Priscila Doran

Rosa Doran

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 16-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 06-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 13-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 20-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
7 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 10-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 07-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
10 19-05-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 09-12-2024
Fim: 19-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131435/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamentos de Escola afetos ao Centro de Formação

INSCREVER-ME