188

Integração/Inclusão dos alunos estrangeiros nas escolas portuguesas turma T1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Conhecer as políticas de acolhimento e de integração de crianças e jovens estrangeiros 2. Conhecer as ações do Ministério da Educação para apoiar as escolas e os alunos estrangeiros 3. Reconhecer e discutir os desafios que os alunos estrangeiros colocam às escolas 4. Refletir sobre a importância da formação inicial e contínua de professores em relação à diversidade cultural e linguística e à promoção de uma educação intercultural 5. Discutir as necessidades diferenciadas dos alunos estrangeiros

Conteúdos

1. Políticas de acolhimento e de integração de crianças e jovens estrangeiros 2. Ações da Direção-Geral de Educação (DGE) para apoiar a inclusão dos alunos estrangeiros 3. Desafios e responsabilidades da comunidade educativa na promoção da inclusão e do sucesso escolar dos alunos estrangeiros 4. Formação inicial e contínua de professores na resposta à gestão da diversidade cultural e linguística dos alunos estrangeiros e às suas necessidades diferenciadas

Formador

Susete da Conceição Costa Albino

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-11-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 29-11-2024
Fim: 29-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC- 1503/23
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento Escolas de Carcavelos

INSCREVER-ME