Integração/Inclusão dos alunos estrangeiros nas escolas portuguesas turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Conhecer as políticas de acolhimento e de integração de crianças e jovens estrangeiros 2. Conhecer as ações do Ministério da Educação para apoiar as escolas e os alunos estrangeiros 3. Reconhecer e discutir os desafios que os alunos estrangeiros colocam às escolas 4. Refletir sobre a importância da formação inicial e contínua de professores em relação à diversidade cultural e linguística e à promoção de uma educação intercultural 5. Discutir as necessidades diferenciadas dos alunos estrangeiros
Conteúdos
1. Políticas de acolhimento e de integração de crianças e jovens estrangeiros 2. Ações da Direção-Geral de Educação (DGE) para apoiar a inclusão dos alunos estrangeiros 3. Desafios e responsabilidades da comunidade educativa na promoção da inclusão e do sucesso escolar dos alunos estrangeiros 4. Formação inicial e contínua de professores na resposta à gestão da diversidade cultural e linguística dos alunos estrangeiros e às suas necessidades diferenciadas
Formador
Susete da Conceição Costa Albino
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |