178

A Autonomia e Flexibilidade Curricular: Implicações da avaliação pedagógica para uma escola mais inclusiva turma T1

Destinatários

Professores do ensino Básico, secundário e educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino Básico, secundário e educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

O1. Compreender a relação dialógica entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018, em articulação com os referenciais curriculares (Despacho 6605-A/2021). O2. Compreender as diferenças entre métodos, estratégias, tarefas, instrumentos e recursos pedagógicos com vista ao desenho de metodologias comprometidas com as aprendizagens de todos e cada um dos alunos. O3. Construir instrumentos de avaliação segundo o referencial criterial. O5. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

Esta é uma ação de formação que totaliza 25 horas de formação de caráter teórico prático, encontrando-se organizada em cinco componentes. A partir das diferentes contribuições os formadores esperam ajudar a propor a estratégia de apoio ao desenvolvimento de um projeto de educação inclusiva assente na preocupação de avaliar para e as aprendizagens 1ª Componente (4h.) – Possibilidades de gestão curricular do DL 55/2018 a. Apresentação do projeto de trabalho (calendário, objetivos, organização e avaliação); b. Autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; c. Referenciais curriculares e suas implicações (Despacho 6605-A/2021): Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e ENEC; 2ª Componente (9 h.) – Da gestão pedagógica aos desafios de avaliar para e as aprendizagens a. O DL 54/2018, o DL 55/2018 e os princípios de uma avaliação pedagógica; b. Conceitos e racionalidades de uma avaliação formativa e sumativa; c. Feedback enquanto estratégia para apoiar a aprendizagem; d. Processos de recolha de informação e. A importância de uma avaliação diversificada e formativa a nível dos procedimentos, técnicas e instrumentos; f. Rubrica enquanto ferramenta para apoiar as aprendizagens g. Princípios e as aplicações práticas das rubricas analíticas e holísticas; h. Auto e heteroavaliação: conceito e estratégias 3ª Componente (9 horas) – Práticas para uma avaliação pedagógica a. Co-construção de planificações, referenciais, tarefas e instrumentos para uma avaliação pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos e cada um dos alunos. 4ª Componente (3 horas) – Práticas para uma avaliação pedagógica a. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos.

Metodologias

Sessões, realizadas em videoconferência, onde serão apresentados os conteúdos de referência através de: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Sessões assíncronas nas quais, com orientação e acompanhamento do formador, os formandos realizarão as tarefas propostas nas sessões síncronas e aprofundarão os temas abordados e as funcionalidades das aplicações, assim como das ferramentas de produção e edição de vídeos.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nas seguintes tarefas: - Participação nas sessões síncronas; - Portefólio; - Relatório de reflexão crítica.

Anexo(s)

Formador

Louise dos Santos Lima

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 15-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
3 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 29-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
5 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 06-12-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
7 11-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 13-12-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
9 18-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 13-11-2024
Fim: 18-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123756/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: e-learning