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DL N.º 55/2018 - Avaliação Pedagógica e Critérios de Avaliação turma T1

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

1.º módulo (3 h.) Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.

Avaliação

De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões 70%; 2) Reflexão crítica: 30% (relatório individual sobre o curso de formação).

Anexo(s)

Formador

Carla Daniela Pereira Maia Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 10-10-2024
Fim: 07-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119855/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: e-learning