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Estratégias para uma comunicação assertiva turma T1

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. • Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. • Tomar consciência do seu estilo de comunicação. • Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. • Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. • Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. • Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. • Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. • Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. • Desenvolver competências na gestão de conflito.

Conteúdos

1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais

Anexo(s)

Formador

Sofia Almeida Bernardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
8 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
Início: 03-10-2024
Fim: 07-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122297/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela