A implementação da Dança Educativa a partir do modelo de projeto na escola autónoma e flexível turma T1
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260.
Objetivos
1- Fomento de práticas artísticas corporais na escola através da descoberta da natureza dançante do docente aliado aos pressupostos da Dança Educativa; 2- Convergência de diferentes profissionais que asseguram a prática da Dança em contexto escolar, empoderando-os do conhecimento pedagógico e prático da Dança Educativa; 3-Implementação de uma metodologia ativa por projeto que inspire a criação artística e interdisciplinares face à gestão de currículo em contexto de aula; 4- Construção de uma cultura de práticas corporais integradas, colaborativas, articuladas, coletivas e partilhadas na perspetiva de uma pedagogia humanista e transformadora.
Conteúdos
5.1 Visão da Dança Educativa numa perspetiva holística, humanista e transformadora (teórico) 5.2 O currículo, as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno e a Dança Educativa (teórico) 5.3 Aprendizagem da Dança centrado no aluno (prático) 5.4 A construção de pontes com outras áreas disciplinares (prático) 5.5 Os três pilares da Dança Educativa: a) a reflexão e/ou apreciação estética, b) a apropriação da Dança e/ou a interpretação-comunicação e c) a experimentação/criação. 5.6 Exploração dos elementos da Dança Educativa: O corpo, o espaço, a energia, o tempo e a relação (prático) 5.7 O corpo como um instrumento de expressão Utilização do instrumento do mapa corporal (prático) 5.8 A composição coreográfica e as estratégias a partir do modelo de projeto(prático) 5.9 Significado social, histórico e cultural da Dança: Apresentação de projeto de cidadania e Dança - O projeto interdisciplinar (prático) 5.10 Atividades matemáticas com Dança (prático) 5.11 A transversalidade da Dança: música, teatro e artes visuais (prático) 5.12 Som, luzes ,cenário e figurinos (prático) 5.13 Noções gerais sobre a prática da dança inclusiva (prático) 5.14 O projeto performativo de Dança na escola a partir do Projeto Educativo do Agrupamento
Metodologias
As sessões terão um carácter fundamentalmente prático. A explicação didático-pedagógica de cada conteúdo será feita em simultâneo e/ou seguida da respetiva experimentação, por parte dos formandos, em pequeno e/ou grande grupo. Ao longo da formação pretende-se que cada formando vá adequando o modelo de formação ao seu contexto pessoal. No fim, todos os participantes irão vivenciar o modelo prático baseado em projeto através da Dança Educativa. As referidas sessões desenrolar-se-ão da seguinte forma: • Breve apresentação teórica do Curso e os desafios educativos; • Aplicação da metodologia ativa baseada no modelo de projeto; • Laboratório experimental e corporal ao longo da formação seguida de uma apresentação performativa; • Partilha de experiências/performances com a comunidade educativa; • Autoavaliação do formando - pontos fortes e fracos da sua prática, dificuldades/facilidades sentidas.
Anexo(s)
Formador
Luisa del Rocio Cobena Alegre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 09-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 18:00 | 8:30 | Presencial |
6 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |