Avaliar para aprender em ciências experimentais turma T1
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520.
Objetivos
Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; Consolidar conhecimentos sobre as modalidades de avaliação, formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino; Planificar e concretizar a articulação curricular num projeto de intervenção pedagógica no âmbito do plano de turma, em reforço de práticas de avaliação orientadas para melhorar a aprendizagem dos alunos em ciências experimentais; Reconhecer a importância da participação ativa do aluno em progressiva responsabilização e autonomia no processo de aprendizagem; Aprofundar os conhecimentos sobre estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos a articular entre si, em atenção à natureza e pertinência da informação avaliativa a recolher; Reconhecer o potencial do feedback, dos critérios de avaliação e das rubricas como ferramentas de apoio a um maior envolvimento dos alunos na sua aprendizagem; Criar um espaço de trabalho colaborativo numa interação dinâmica a permitir um processo de trabalho articulado e pensado conjuntamente, em partilha de vários saberes e experiências singulares.
Conteúdos
1.ª sessão presencial (4h): Apresentação dos formandos e da oficina de formação; Conceito de avaliação, princípios e finalidades da avaliação pedagógica; Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa; A avaliação formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino. Tarefa 1: Identificar caraterísticas de práticas de avaliação formativa e da avaliação sumativa, decorrentes da sua própria experiência avaliativa, enquanto professor. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 2.ª sessão presencial (3,5h): A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação; Tarefa 2: Ajustar estratégias para conduzir o aluno a aprender: propósitos e processos a utilizar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 3.ª sessão presencial (3,5h): A contextualização, a articulação, a flexibilidade e a autonomia curricular como pilares da inovação de educar pela ciência. A importância da tarefa/atividade no impacto da avaliação de competências investigativas em ciências. A importância dos critérios de avaliação na ação pedagógica do professor ao controlo por parte do aluno da sua aprendizagem e progressão em sala de aula/laboratório. Tarefa 3: Planificação de uma tarefa/atividade em articulação curricular das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, com clara explicitação dos conceitos-chave interdisciplinares, da questãoproblema colocada, dos objetivos de aprendizagem e dos critérios de avaliação a um determinado conjunto de desempenhos a avaliar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 4.ª sessão presencial (3,5h): O potencial do feedback e dos critérios de avaliação para referenciação da articulação de práticas avaliativas. As rubricas de avaliação como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Tarefa 4: Construção de uma rubrica de avaliação de tarefa prática investigativa, tendente a uma maior tomada de consciência do aluno na articulação de saberes ao sucesso a alcançar. Integrar feedback a estabelecer pontes entre diferentes níveis de realização da tarefa. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 5.ª sessão presencial (3,5h): Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação a facilitarem a regulação das aprendizagens e a progressão em sala. Tarefa 5: A construção de uma tarefa/atividade em articulação de práticas formativas e sumativas. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 6.ª sessão presencial (3,5h): Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 6: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos. 7.ª sessão presencial (3,5h): Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 7: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos.
Metodologias
O programa de formação de caráter teórico-prático será operacionalizado em 25 horas presenciais e 25 horas na componente de trabalho autónomo. As 7 sessões encontram-se projetadas para incluir metodologias ativas e participativas, com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo em contextos educativos dos formandos. Na componente de trabalho presencial devem ser abordados os conteúdos já enunciados anteriormente, com a aplicação prática de pequenas tarefas em trabalho de grupo (Tarefas 1 a 7).
Anexo(s)
Formador
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
3 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
4 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
5 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:15 - 21:00 | 3:45 | Online síncrona |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |