161

Cidadania e Desenvolvimento: planeamento e implementação turma T1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Refletir sobre o valor da cidadania nas sociedades democráticas e na defesa dos Direitos Humanos, como fundamental para maior coesão social e para a paz; 2. Promover uma abordagem integrada dos conteúdos de EC; 3. Reforçar a articulação entre as disposições dos referenciais curriculares de EC, que constituem referências curriculares, e os documentos e variáveis do contexto das escolas; 4. Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas; 5. Promover a utilização de metodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem integrada da EC e envolvimento ativo dos stakeholders; 6. Contribuir para a reflexão crítica sobre as partes e a componente do currículo de CD.

Conteúdos

1. A componente de Cidadania e Desenvolvimento: enquadramento curricular e articulação com as referências e referencias curriculares (7h) 2. Os conteúdos da Educação para a Cidadania fixados nos referenciais curriculares: níveis de articulação compreendendo o PA, as Aprendizagens Essenciais (AE), os perfis profissionais/referenciais de competência, quando aplicável, e os domínios de Educação para a Cidadania (7h) 3. Avaliação (7h) 4. Apresentação de trabalhos (4h)

Metodologias

As sessões terão uma abordagem teórico-prática, conjugando a exploração de conteúdos teóricos com a realização e experimentação de atividades e de momentos de reflexão e de debate sobre os mesmos. Utilizar-se-ão metodologias ativas de forma a promover a respetiva implementação pelos docentes nas suas práticas pedagógicas.

Anexo(s)

Formador

José Carlos Matias de Sousa

Helena Isabel Miranda Gil

Joana Sofia de Figueiredo Santos Baptista

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 20-11-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Online síncrona
8 27-11-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 20:00 3:30 Online síncrona
Início: 09-10-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118575/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: e-learning