157

Ensinar, aprender e avaliar em um contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Tarefas, recursos estratégias e métodos para promover aprendizagens ativas turma T1

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.

Conteúdos

O planeamento dos conteúdos da ação totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. I – Situando a aprendizagem (3 horas) (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática b. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II – Autonomia e Flexibilidade Curricular (3 horas) (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III – Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (14 horas) (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido (5 horas)

Metodologias

O curso permitirá uma articulação entre momentos práticos e momentos teórico-práticos. O planejamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totalizam 25 horas de formação de carácter teórico-prático. Síntese das etapas metodológicas: 1. Abordagem teórica 2. Construção de recursos e atividades 3. Adaptação das atividades ao contexto de cada professor 4. Análise dos processos e dos produtos 5. Avaliação do trabalho desenvolvido 6. Conclusões Sendo assim, propomos momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas. Também se configura como espaço de partilha de experiência sobre a dinamização da proposta em contexto de sala de aula, quando houver adesão / disponibilidade por parte dos docentes, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos.

Anexo(s)

Formador

Louise dos Santos Lima

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online assíncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
5 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
7 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online assíncrona
9 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
10 03-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 08-10-2024
Fim: 19-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119340/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: e-learning