OFERTA FORMATIVA
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Professores do ensino Básico, secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino Básico, secundário e educação especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
O1. Compreender a relação dialógica entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018, em articulação com os referenciais curriculares (Despacho 6605-A/2021). O2. Compreender as diferenças entre métodos, estratégias, tarefas, instrumentos e recursos pedagógicos com vista ao desenho de metodologias comprometidas com as aprendizagens de todos e cada um dos alunos. O3. Construir instrumentos de avaliação segundo o referencial criterial. O5. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
1ª Componente (4h.) Possibilidades de gestão curricular do DL 55/2018 a. Apresentação do projeto de trabalho (calendário, objetivos, organização e avaliação); b. Autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; c. Referenciais curriculares e suas implicações (Despacho 6605-A/2021): Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e ENEC; 2ª Componente (9 h.) Da gestão pedagógica aos desafios de avaliar para e as aprendizagens a. O DL 54/2018, o DL 55/2018 e os princípios de uma avaliação pedagógica; b. Conceitos e racionalidades de uma avaliação formativa e sumativa; c. Feedback enquanto estratégia para apoiar a aprendizagem; d. Processos de recolha de informação e. A importância de uma avaliação diversificada e formativa a nível dos procedimentos, técnicas e instrumentos; f. Rubrica enquanto ferramenta para apoiar as aprendizagens g. Princípios e as aplicações práticas das rubricas analíticas e holísticas; h. Auto e heteroavaliação: conceito e estratégias 3ª Componente (9 horas) Práticas para uma avaliação pedagógica a. Co-construção de planificações, referenciais, tarefas e instrumentos para uma avaliação pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos e cada um dos alunos. 4ª Componente (3 horas) Práticas para uma avaliação pedagógica a. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nas seguintes tarefas: - Participação nas sessões síncronas; - Portefólio; - Relatório de reflexão crítica.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
4 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
6 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
10 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
Formador
Maria de Fátima da Silva Garcia Saraiva
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110 , 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 , 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 , 260 e 620.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Promover estratégias de ensino cooperativo/colaborativo, com impacto no desenvolvimento das AE e na avaliação das aprendizagens; Analisar e refletir sobre a importância da coadjuvação enquanto processo colaborativo e de desenvolvimento de autonomia dos professores envolvidos.
Conteúdos
Currículo: dos referenciais à gestão Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular. As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA. Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios Os Jogos- Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 4, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. Atividades Rítmicas Expressivas - análise, organização e planeamento curricular do Bloco 6, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. A Patinagem - a análise, organização e planeamento curricular do Bloco 5, enquanto conteúdo lecionado no 3.º e 4.º anos. Ginástica - Análise, organização e planeamento.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
- Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. -Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. -Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. -Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; -Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial - O que é IA? - Breve história da IA - Aplicações da IA em diferentes áreas - Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação - Potencial da IA para a educação - Benefícios da IA para professores e alunos - Desafios e preocupações éticas da IA na educação - Proteção de dados e privacidade do aluno. - Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação - Plataformas de aprendizagem adaptativa - Chatbots e tutores virtuais - Sistemas de reconhecimento de voz e imagem - Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA -Experimentação de diferentes ferramentas de IA - Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares - Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA - Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino - Ferramentas de IA para avaliação individualizada - Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação - Tendências da IA na educação - O papel do professor no futuro da educação com IA - Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final - Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA - Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto - Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais - Apresentação dos projetos pelos participantes - Feedback e debate sobre os projetos - Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação
Avaliação
• Elaboração de um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula, com os seguintes elementos: o Descrição da ferramenta de IA a ser utilizada o Área curricular e nível de ensino o Objetivos da atividade o Metodologia de aplicação o Recursos necessários o Avaliação da atividade
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
Formador
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Desenvolver práticas de referência respeitantes a proteção de dados, designadamente abstendo-se de tratar dados pessoais que não sejam essenciais para a finalidade pedagógica e adotando comportamentos responsáveis, quando se tem acesso a dados pessoais de alunos, professores e outros titulares dos dados; Criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção, que abordem estas temáticas em contexto educativo; Articular as temáticas propostas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais, assim como com a ENEC, nomeadamente nos domínios Segurança, Defesa e Paz e Media; Debater estratégias de sensibilização junto dos alunos para a importância da Cidadania Digital, destacando as áreas da Cibersegurança e da Proteção de Dados.
Conteúdos
Módulo 1: Proteção de dados em contexto escolar Reflexão e análise de documentação de referência; Desenvolver práticas relativas à proteção de dados na escola. Módulo 2: A Cibersegurança na Escola As plataformas digitais e as recomendações de segurança; Desenvolver práticas relativas à Cibersegurança na escola. Módulo 3: Iniciativas promotoras da Proteção de Dados e da Cibersegurança nas Escolas: Iniciativas e campanhas do Centro de Sensibilização SeguraNet; Iniciativas e campanhas do Centro Nacional de Cibersegurança; O Selo de Segurança Digital; A integração curricular e transversalidade das temáticas. Módulo 4: Desenvolvimento de projetos de Cibersegurança e de proteção de dados (5 horas - 3horas síncronas+2horas assíncronas) Análise de projetos existentes no âmbito da Cibersegurança e de proteção de dados; Conceção de projetos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando. Módulo 5: Avaliação e reflexão. Apresentação, partilha e reflexão dos planos desenvolvidos pelos formandos durante o curso.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
11 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
Ref. 79T2 Inscrições abertas até 12-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126855/24
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 13-10-2025
Fim: 15-12-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Secundária Ibn Mucana
Formador
Vítor Manuel Pedroso Sales Fernandes
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED); Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED; Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
Introdução aos Laboratórios de Educação Digital. Conhecer o modelo de cenário de aprendizagem. Iniciar um mural de partilha das atividades da formação. Módulo 1: Aprender com recurso à impressão 3D (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização da impressão 3D. Explorar a criação de objetos 3D, configuração da impressão e parametrização de objetos a imprimir. Realizar atividades práticas com recurso à impressão 3D, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à impressão 3D. Módulo 2: Comunicar com Artes e Multimédia (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de equipamento Multimédia. Explorar a utilização do teleponto e do Chroma Key. Explorar funções básicas de um editor de vídeo, como recorte, inclusão de filtros, texto, áudio e legendas. Realizar atividades práticas com a utilização de equipamento Multimédia, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de equipamento Multimédia. Módulo 3: Investigar com o micro:bit (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de placas micro:bit. Explorar a programação das placas micro:bit, a partir do simulador, abordando desde projetos simples (como a exibição de mensagens ou animações) a projetos com uso de sensores. Realizar atividades práticas com a utilização de placas micro:bit, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de placas micro:bit. Módulo 4: Explorar e programar com robôs (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso a robôs. Explorar conceitos básicos de programação de robôs, incluindo movimentos simples e o uso de sensores e motores. Realizar atividades práticas com a utilização de robôs, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização da robótica. Módulo 5: Atividades STEM na sala de aula (4 horas: 2P; 2 Síncronas) Explorar cenários de aprendizagem com recurso ao equipamento STEM. Explorar componentes do kit de ciências sobre energias renováveis. Realizar atividades práticas para a utilização de equipamento STEM, adequadas a diversos contextos curriculares. Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso ao equipamento STEM. Módulo 6: Apresentação e reflexão sobre a implementação (3 horas: 3P) Autoavaliação e autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido. Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos. Reflexão final sobre a ação de formação.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho presencial e do trabalho autónomo em sala de aula, considerando as atividades realizadas com os alunos em sala de aula ou noutros contextos escolares. No final da Oficina de Formação, os formandos serão também avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.
Conteúdos
I Situando a aprendizagem (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática vi. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido
Avaliação
De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões: 20%; 2) Produção de trabalhos ou materiais no âmbito dos conteúdos do curso de formação: 60% (criação de materiais, síntese oral e relatório escrito, anexando os dados recolhidos nas aulas em que foram aplicadas as tarefas). 3) Reflexão crítica 20% (relatório individual sobre o curso de formação). Considera-se desistente o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do n.º de horas presenciais de duração da ação), não devendo por isso ser avaliado quantitativamente.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
Formador
Manuel Alberto Silva de Almeida
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos; Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo); Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento; Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.
Conteúdos
Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos Visualização de curtas-metragens produzidas em contexto escolar A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara Som e imagem: a importância no vídeo educativo Storyboard / guião Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem Formatos e suportes de imagem Hardware e software de aquisição de imagem Apresentação de ferramentas de edição de imagem Exploração de ferramentas de edição de imagem Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio Formatos e suportes de áudio Hardware e software de captura de som Técnicas de captura de áudio Utilização de camadas em composição multipista Edição e transformação de pistas de áudio Transições e efeitos de áudio Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final Módulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula Exploração de ferramentas de captura de ecrã Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo) Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo Visualização de vídeos sobre a temática Formatos e suportes de vídeo Hardware e software de captura de vídeo Noções sobre a captação de imagem e de áudio Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos Transições e sequências de vídeo Técnicas de Render Módulo VI – Projeto Criação de um projeto “vídeo-aula” Apresentação e partilha do projeto Reflexão conjunta sobre a ação
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
Formador
Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais
Objetivos
Com este curso de formação pretende-se proporcionar o debate, a construção e a operacionalização quer de metodologias e técnicas quer de instrumentos, recursos e produtos pedagógicos e/ou didáticos com vista a resolver problemas concretos e devidamente identificados ao nível da escola e/ou da sala de aula. Assim, pretende-se que os formandos possam vivenciar e explorar as potencialidades das ações educativas de sucesso com vista a: 1. Capacitar, os professores, sobre os processos de ensino baseados na aprendizagem dialógica. 2. Capacitar, os professores, sobre as fases de transformação de um contexto educativo em comunidade de aprendizagem. 3. Capacitar, os professores, sobre a importância de uma prática assente em princípios teóricos e concetuais cientificamente fundamentados. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
Bases Científicas das comunidades de aprendizagem e a Aprendizagem dialógica. Bases científicas das comunidades de aprendizagem 1.1 Introdução às comunidades de aprendizagem; 1.2 A sociedade da informação; 1.3 Bases científicas das comunidades de aprendizagem;1.4 Ações educativas de sucesso. Aprendizagem dialógica 2.1 Da abordagem individual à comunidade; 2.2 Aprendizagem dialógica; 2.2.1 Diálogo igualitário; 2.2.2 Inteligência cultural; 2.2.3 Transformação; 2.2.4 Dimensão instrumental; 2.2.5 Criação de sentido; 2.2.6 Solidariedade; 2.2.7 Igualdade de diferenças. Transformação de um centro educativo numa comunidade de aprendizagem 3.1 Fases de transformação de uma escola em comunidade de aprendizagem; 3.1.1 A sensibilização; 3.1.2 A tomada de decisão; 3.1.3 O sonho; 3.1.4 A seleção de prioridades; 3.1.5 A planificação; 3.2 Organização de uma comunidade de aprendizagem. A multiculturalidade nas comunidades de aprendizagem 5.1 Formas de racismo na convivência; 5.2 A perspetiva comunicativa na igualdade entre as diferenças; 5.3 Diversidade e excelência: ação positiva. Grupos Interativos 6.1 Grupos em sala de aula; 6.1.1 Igualdade de oportunidades no acesso: mistura; 6.1.2 A diversidade a partir da diferença: homogeneização; 6.1.3 Igualdade de oportunidades de acesso e resultados: inclusão; 6.2 Grupos interativos; 6.2.1 Características e funcionamento; 6.2.2 Aprendizagem dialógica em grupos interativos; 6.2.3 O que é e o que não é um grupo interativo; 6.2.4 Impacto dos grupos interativos. Experimentar um grupo interativo. As Tertúlias Dialógicas 7.1 Tertúlias literárias dialógicas; 7.2 Outras tertúlias dialógicas. Experimentar uma tertúlia literária dialógica. Módulo 8 e módulo 4: Módulo 8 - 8.1 Tipos de participação das famílias nas escolas; 8.2 Ações de sucesso na participação educativa da comunidade; 8.2.1 Leitura dialógica; 8.2.2 Extensão do tempo de aprendizagem; 8.2.3 Comissões de trabalho mistas. Módulo 4 O papel do voluntariado 4.1 Quem são os voluntários, como é que colaboram e o que é que trazem? 4.2 Coordenação e gestão do voluntariado. A Formação de Familiares e Formação Dialógica de Professores 9.1 Formação de familiares; 9.2 Formação dialógica de professores. Modelo dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos 10.1 Do modelo disciplinar ao modelo dialógico; 10.2 A socialização preventiva da violência de género. Avaliação da ação.
Avaliação
- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. - Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo. - Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 06 de maio e respeitando todos os normativos legais da avaliação contínua de professores.
Anexo(s)
Observações
A ação não se realizou por motivos afetos à situação profissional da formadora.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 16-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
Ref. 101T1 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 10 - 2025
Modalidade: Seminário
Duração: 3.0 horas
Início: 23-10-2025
Fim: 23-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Frei Gonçalo Azevedo
Formador
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica, em coerência com as orientações curriculares, em percursos a permitirem a inclusão e a equidade educativa; • Considerar a e-rubrica como dispositivo educativo em ambientes de aprendizagem centrados no aluno, em conformidade com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); • Promover a elaboração de e-rubricas na avaliação de processos e produtos na aprendizagem, por registo do feedback de autoavaliação do aluno e o feedback formativo do professor; • Promover práticas de trabalho colaborativo de professores na construção e desenvolvimento de e-rubricas de avaliação; • Permitir a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e a cocriação de projetos de natureza pedagógica.
Conteúdos
1. Impacto das orientações das políticas educativa e curricular, nas práticas pedagógicas; 2. Avaliação pedagógica na articulação entre modalidades avaliativas; 3. Componentes do feedback na utilização por alunos e professores; 4. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards; 5. A e-rubrica nos processos de recolha de informação avaliativa; 6. Natureza do trabalho colaborativo entre docentes.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Formador
Ana Isabel da Silva Paixão
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais e CMC
Objetivos
Dotar os/as docentes de ferramentas didático-pedagógicas que lhes permitam desenvolver práticas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes, em contexto escolar. Enquadrar as questões da igualdade de género no referencial para a cidadania e no perfil do aluno á saída da escolaridade Reconhecer os desequilíbrios de género resultantes dos papéis socialmente atribuídos a mulheres e homens e o modo como estes condicionam percursos e expetativas; Refletir sobre os comportamentos discriminatórios quotidianos, mudando hábitos; Reconhecer o papel da escola no combate às discriminações, nos seus vários domínios. Propor e aplicar práticas educacionais dirigidas a ambientes escolares mais inclusivos e equitativos Propor o desenho de projetos educativos em contexto e para o contexto sobre igualde de género na escola
Conteúdos
Módulo 1 - A ordem social de género 1.1-Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres 1.2-Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres 1.3-Papéis sociais de género e organização social 1.4-Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género Módulo 2 - Género, educação e currículo 2.1-As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo...) 2.2-Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias 2.3-Género, saberes e competências: conhecimento e memória Módulo 3- Áreas e dimensões de intervenção educativa 3.1-Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos 3.2-Género, autonomia, (cor)responsabilidade e liderança Módulo 4 - Género e conhecimento nas diferentes áreas curriculares/cientificas 4.1-Apresentação de projetos focados no desenvolvimento de atividades para as diferentes áreas curriculares (Projeto Crescer+IGUAL, Projeto Um Género de Escola, Projeto Crescer+Igual Primeiros Anos) 4.2-Desenho e apresentação de propostas interdisciplinares adaptadas à diversidade de currículos e aos contextos dos participantes
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões, bem como a realização de um trabalho escrito final, bem como de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação; - Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar; - Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo; - Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar; - Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis; - Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática; - Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores digitais responsáveis e críticos.
Conteúdos
Módulo 1 - Plano Nacional de Literacia Mediática Plano Nacional para a Literacia Mediática Apresentação do plano de formação de formadores. Relevância da Literacia Mediática. Referenciais de Literacia Mediática e Informacional (LMI) - UNESCO. Competências Chave. Introdução à LM - As sete Competências da LM; LM e a Cidadania Empoderada; LM e o papel das Bibliotecas. Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Integrar/promover a LM na escola: na sala de aula, nas BE, nos clubes Documentos enquadradores estruturantes: o PASEO. TA Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Formas, Estratégias e Metodologias de integração da LM em contexto escolar com base nos documentos referenciais: Metodologias de LM. Problemáticas atuais da LM: identificação das mais relevantes para os respetivos contextos. Promoção da LM em contexto de sala de aula; Módulo 2 - Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM Identificação e Exploração de recursos pedagógicos e didáticos internacionais sobre LM: CoE/UNESCO/EDMO/Exploração de recursos nacionais: DGE Cidadania/RBE/LEMEL/PICCLE/ Milobs/Seguranet. - Conteúdos didáticos e exemplos de práticas inovadoras em LM; LM e multidisciplinaridade (Cidadania); Múltiplas literacias: LM, Informacional e Digital; Formação de formadores em LM e disseminação. TA : Seleção, leitura e reflexão de recursos orientadores: Referencial DGE/RBE); desenvolver propostas de aplicação em contextos de aprendizagem formal, informal, não-formal; Anúncios: o que devemos saber? Para onde caminhamos? Privacidade online; Construção de infografia/poster/podcast; LM e as questões éticas no uso e consumo de informação mediática. Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula; do consumidor de media passivo ao consumidor crítico; Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast); Conceção de um plano de aula, seguindo estrutura definida, que poderá vir a integrar um manual de recursos partilháveis. Temas: IA, discursos de ódio, desinformação, redes sociais, privacidade. Módulo 3 - A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM Dos media tradicionais aos digitais. - Análise crítica, produção reflexiva e participação e intervenção social através dos media. Introdução à IA na Educação (noção de algoritmo, o que é a IA, exploração de LLM como o ChatGPT ou o Bard e suas vantagens nas atividades pedagógicas); Usos gerais da IA e implicações éticas e riscos (Linhas Orientadoras da CE para professores na área da AI, a nova legislação europeia; como ser um alfabetizado mediático crítico? TA: Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial; Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos. Avaliação da formação: resumo das competências adquiridas, feedback e reflexão. Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: e-portefólio (recursos resultantes do trabalho realizado nas sessões assíncronas; relatório crítico; participação nos fóruns abertos na plataforma LMS).
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
3 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
9 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
11 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
12 | 19-12-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
Formador
Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Promover o bem-estar em Educação. Promover o desenvolvimento de competências de resiliência e de eficácia nos professores. Compreender a importância da resiliência dos professores/educadores na promoção da qualidade do seu ensino, na aprendizagem e no desempenho académico dos seus alunos. Desenvolver competências relacionais, emocionais, pedagógicas e de gestão de desafios educativos pelos professores, dentro e fora da sala de aula, visando o sucesso em educação. Compreender que a resiliência dos professores é um processo que necessita de ser cultivado e desenvolvido ao longo do tempo. Saber utilizar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários da profissão docente. Fortalecer os professores para a superação dos desafios profissionais que enfrentam nas diferentes fases da sua carreira. Fomentar emoções positivas e crenças de eficácia docente com impacto na resiliência dos professores e na qualidade do seu ensino. Potenciar o aumento do número de estratégias de gestão pedagógica na sala de aula. Promover a capacidade e o prazer de refletir, de forma sistemática, sobre as práticas de ensino e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo.
Conteúdos
1. Educação Positiva (4 horas) 1.1. Fundamentos científicos da Educação Positiva 1.2. A Educação para o bem-estar - Desenvolvimento de virtudes e forças de caráter em professores e alunos 1.3. Relação entre o desenvolvimento de competências de bem-estar profissional nos professores e o sucesso dos seus alunos 2. Competências de Resiliência em professores (4 horas) 2.1. Definição e conceito de resiliência em professores 2.2. Relação entre resiliência dos professores, qualidade de ensino e promoção da resiliência dos alunos 2.3. Desenvolvimento da resiliência ao longo da carreira docente 2.4. Níveis Micro, Meso e Macro da resiliência em professores 2.5. Fatores que contribuem para a resiliência em professores 2.6. Impacto da resiliência em professores a nível individual e na qualidade do processo educativo 3. Competências relacionais em Educação (Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários) (4 horas) 3.1. Clima escolar como fator de risco e proteção na comunidade escolar 3.2. Comunicação para relacionamentos positivos e de sucesso em Educação 3.3. Redes de suporte, relacionamentos e eficácia nos sistemas educativos 4. Competências emocionais em Educação (4 horas) 4.1. Importância e impacto das emoções nos professores e nos alunos 4.2. Estratégias de regulação de emoções para um ensino e aprendizagem eficazes 4.3. Importância das emoções e da regulação de emoções nas relações educativas (empatia e assertividade) 4.4. Importância das emoções positivas como promotoras de sucesso em Educação 5. Competências de gestão de desafios educativos (3 horas) 5.1. Como manter um bom equilíbrio trabalho-vida pessoal 5.2. Estratégias de resolução de desafios educativos: mecanismos individuais de coping e o trabalho colaborativo entre professores 6. Competências pedagógicas para um ensino eficaz (3 horas) 6.1. Ensino e aprendizagem eficazes 6.2. Organização da sala de aula e produção de materiais 6.3. Gestão do trabalho dos alunos 6.4. Competências comunicacionais para o ensino eficaz 6.5. Avaliação formativa (avaliação para a aprendizagem) versus avaliação sumativa (avaliação da aprendizagem) 7. Competências pedagógicas para a gestão da sala de aula (3 horas) 7.1. Estratégias de gestão da sala de aula proativas e positivas 7.2. Aspetos afetivos e sociais da relação professor-aluno 7.3. Avaliação e gestão eficaz de desafios na sala de aula
Modelo
Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados: -a qualidade da participação na formação; -a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados;
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-09-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
Formador
Rosa Helena de Pernambuco Nogueira
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: AvaliarPlanearAgir Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais
Conteúdos
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 - Gerir a diversidade em sala de aula Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos partilha de práticas. Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
Formador
Sofia Almeida Bernardo
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. Tomar consciência do seu estilo de comunicação. Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |