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Oferta Formativa

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Documentos

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Legislação

Consulte a legislação em vigor

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

DIVULGAÇÃO

257

Capacitação Digital de Docentes - nível 1

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Agrupamento de Escolas da Cidadela


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Ref. 102T1 Inscrições abertas até 19-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134226/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 20-10-2025

Fim: 24-11-2025

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas da Cidadela

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

- promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-10-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 21-10-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 27-10-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
4 03-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 04-11-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
7 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 24-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
248

A Escola e o Museu - O Palácio de Queluz como Ferramenta Pedagógica

Curso

 

25.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário)

Escola Básica e Secundária da Cidadela


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Ref. 76T2 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127215/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 23-10-2025

Fim: 27-11-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo

Destinatários

Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário).

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

· Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço privilegiado de aprendizagem; · Vivenciar o quotidiano de corte dos séculos XVIII e XIX em Portugal; · Desenvolver a metodologia de “leitura” de obras de arte; · Dotar os docentes de ferramentas, recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico; · Incrementar, através da fruição das obras de arte, a prática pedagógica do ensino da disciplina de História nos vários níveis de escolaridade; · Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula; · Criar estratégias que favoreçam hábitos de respeito e salvaguarda do património, na preservação e responsabilização pelos espaços culturais; · Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam as aprendizagens, bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.

Conteúdos

1. Enquadramento temático. 1.1. Apresentação da ação de formação, da formadora e dos formandos; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. Contextualização histórica do Palácio Nacional de Queluz. 2.1. D. José, D. Maria I e D. João VI: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.1.1. Aspetos da vida quotidiana na corte - Queluz enquanto residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe D. José. 2.1.2. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da “Real Barraca da Ajuda”, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, o exílio de D. Carlota Joaquina. 2.2. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: a arquitetura, os interiores (artes decorativas, pinturas e esculturas) e os jardins à francesa: a “leitura de obras de arte”. A educação pela arte e as múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração dos espólios museológicos. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 5. Produção de recursos. 5.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 5.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 6. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos. Reflexão, debate e partilha de ideias.

Metodologias

O curso B-Learning estrutura-se da seguinte forma: - Introdução à história do Palácio de Queluz e explicação da estrutura do curso. - Abordagem de diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX . A exploração destes temas envolverá a realização de desafios, de modo a promover o debate em sessão. - Visita ao Palácio de Queluz, de modo a que os formandos possam explorar, em contexto, os conteúdos previamente abordados - Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente. Pretende-se que a sessão seja uma conversa informal e que as várias ideias estimulem a partilha de memórias e experiências. - O trabalho autónomo (sessões assíncronas) consistirá em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 22-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
255

A e-rubrica num percurso a permitir a inclusão e a equidade educativa

Seminário

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Escola Frei Gonçalo Azevedo


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Ref. 101T1 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD - 10 - 2025

Modalidade: Seminário

Duração: 3.0 horas

Início: 23-10-2025

Fim: 23-10-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Frei Gonçalo Azevedo

Formador

Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica, em coerência com as orientações curriculares, em percursos a permitirem a inclusão e a equidade educativa; • Considerar a e-rubrica como dispositivo educativo em ambientes de aprendizagem centrados no aluno, em conformidade com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); • Promover a elaboração de e-rubricas na avaliação de processos e produtos na aprendizagem, por registo do feedback de autoavaliação do aluno e o feedback formativo do professor; • Promover práticas de trabalho colaborativo de professores na construção e desenvolvimento de e-rubricas de avaliação; • Permitir a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e a cocriação de projetos de natureza pedagógica.

Conteúdos

1. Impacto das orientações das políticas educativa e curricular, nas práticas pedagógicas; 2. Avaliação pedagógica na articulação entre modalidades avaliativas; 3. Componentes do feedback na utilização por alunos e professores; 4. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards; 5. A e-rubrica nos processos de recolha de informação avaliativa; 6. Natureza do trabalho colaborativo entre docentes.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME