2
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Oferta Formativa

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Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

Consulte a legislação em vigor

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

DIVULGAÇÃO

248

A Escola e o Museu - O Palácio de Queluz como Ferramenta Pedagógica

Curso

 

25.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário)

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 76T2 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127215/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 23-10-2025

Fim: 27-11-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo

Destinatários

Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário).

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

· Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço privilegiado de aprendizagem; · Vivenciar o quotidiano de corte dos séculos XVIII e XIX em Portugal; · Desenvolver a metodologia de “leitura” de obras de arte; · Dotar os docentes de ferramentas, recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico; · Incrementar, através da fruição das obras de arte, a prática pedagógica do ensino da disciplina de História nos vários níveis de escolaridade; · Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula; · Criar estratégias que favoreçam hábitos de respeito e salvaguarda do património, na preservação e responsabilização pelos espaços culturais; · Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam as aprendizagens, bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.

Conteúdos

1. Enquadramento temático. 1.1. Apresentação da ação de formação, da formadora e dos formandos; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. Contextualização histórica do Palácio Nacional de Queluz. 2.1. D. José, D. Maria I e D. João VI: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.1.1. Aspetos da vida quotidiana na corte - Queluz enquanto residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe D. José. 2.1.2. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da “Real Barraca da Ajuda”, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, o exílio de D. Carlota Joaquina. 2.2. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: a arquitetura, os interiores (artes decorativas, pinturas e esculturas) e os jardins à francesa: a “leitura de obras de arte”. A educação pela arte e as múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração dos espólios museológicos. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 5. Produção de recursos. 5.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 5.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 6. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos. Reflexão, debate e partilha de ideias.

Metodologias

O curso B-Learning estrutura-se da seguinte forma: - Introdução à história do Palácio de Queluz e explicação da estrutura do curso. - Abordagem de diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX . A exploração destes temas envolverá a realização de desafios, de modo a promover o debate em sessão. - Visita ao Palácio de Queluz, de modo a que os formandos possam explorar, em contexto, os conteúdos previamente abordados - Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente. Pretende-se que a sessão seja uma conversa informal e que as várias ideias estimulem a partilha de memórias e experiências. - O trabalho autónomo (sessões assíncronas) consistirá em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 22-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
255

A e-rubrica num percurso a permitir a inclusão e a equidade educativa

Seminário

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Escola Frei Gonçalo Azevedo


Ler mais Ler menos

Ref. 101T1 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD - 10 - 2025

Modalidade: Seminário

Duração: 3.0 horas

Início: 23-10-2025

Fim: 23-10-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Frei Gonçalo Azevedo

Formador

Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica, em coerência com as orientações curriculares, em percursos a permitirem a inclusão e a equidade educativa; • Considerar a e-rubrica como dispositivo educativo em ambientes de aprendizagem centrados no aluno, em conformidade com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); • Promover a elaboração de e-rubricas na avaliação de processos e produtos na aprendizagem, por registo do feedback de autoavaliação do aluno e o feedback formativo do professor; • Promover práticas de trabalho colaborativo de professores na construção e desenvolvimento de e-rubricas de avaliação; • Permitir a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e a cocriação de projetos de natureza pedagógica.

Conteúdos

1. Impacto das orientações das políticas educativa e curricular, nas práticas pedagógicas; 2. Avaliação pedagógica na articulação entre modalidades avaliativas; 3. Componentes do feedback na utilização por alunos e professores; 4. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards; 5. A e-rubrica nos processos de recolha de informação avaliativa; 6. Natureza do trabalho colaborativo entre docentes.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
236

Educação Positiva: Promoção do bem-estar e da resiliência em contexto educativo

Curso

 

25.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Escola Básica e Secundária de Carcavelos


Ler mais Ler menos

Ref. 69T3 Inscrições abertas até 02-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119476/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 03-11-2025

Fim: 12-12-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Formador

Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas Cascais

Objetivos

Promover o bem-estar em Educação. Promover o desenvolvimento de competências de resiliência e de eficácia nos professores. Compreender a importância da resiliência dos professores/educadores na promoção da qualidade do seu ensino, na aprendizagem e no desempenho académico dos seus alunos. Desenvolver competências relacionais, emocionais, pedagógicas e de gestão de desafios educativos pelos professores, dentro e fora da sala de aula, visando o sucesso em educação. Compreender que a resiliência dos professores é um processo que necessita de ser cultivado e desenvolvido ao longo do tempo. Saber utilizar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários da profissão docente. Fortalecer os professores para a superação dos desafios profissionais que enfrentam nas diferentes fases da sua carreira. Fomentar emoções positivas e crenças de eficácia docente com impacto na resiliência dos professores e na qualidade do seu ensino. Potenciar o aumento do número de estratégias de gestão pedagógica na sala de aula. Promover a capacidade e o prazer de refletir, de forma sistemática, sobre as práticas de ensino e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo.

Conteúdos

1. Educação Positiva (4 horas) 1.1. Fundamentos científicos da Educação Positiva 1.2. A Educação para o bem-estar - Desenvolvimento de virtudes e forças de caráter em professores e alunos 1.3. Relação entre o desenvolvimento de competências de bem-estar profissional nos professores e o sucesso dos seus alunos 2. Competências de Resiliência em professores (4 horas) 2.1. Definição e conceito de resiliência em professores 2.2. Relação entre resiliência dos professores, qualidade de ensino e promoção da resiliência dos alunos 2.3. Desenvolvimento da resiliência ao longo da carreira docente 2.4. Níveis Micro, Meso e Macro da resiliência em professores 2.5. Fatores que contribuem para a resiliência em professores 2.6. Impacto da resiliência em professores a nível individual e na qualidade do processo educativo 3. Competências relacionais em Educação (Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários) (4 horas) 3.1. Clima escolar como fator de risco e proteção na comunidade escolar 3.2. Comunicação para relacionamentos positivos e de sucesso em Educação 3.3. Redes de suporte, relacionamentos e eficácia nos sistemas educativos 4. Competências emocionais em Educação (4 horas) 4.1. Importância e impacto das emoções nos professores e nos alunos 4.2. Estratégias de regulação de emoções para um ensino e aprendizagem eficazes 4.3. Importância das emoções e da regulação de emoções nas relações educativas (empatia e assertividade) 4.4. Importância das emoções positivas como promotoras de sucesso em Educação 5. Competências de gestão de desafios educativos (3 horas) 5.1. Como manter um bom equilíbrio trabalho-vida pessoal 5.2. Estratégias de resolução de desafios educativos: mecanismos individuais de coping e o trabalho colaborativo entre professores 6. Competências pedagógicas para um ensino eficaz (3 horas) 6.1. Ensino e aprendizagem eficazes 6.2. Organização da sala de aula e produção de materiais 6.3. Gestão do trabalho dos alunos 6.4. Competências comunicacionais para o ensino eficaz 6.5. Avaliação formativa (avaliação para a aprendizagem) versus avaliação sumativa (avaliação da aprendizagem) 7. Competências pedagógicas para a gestão da sala de aula (3 horas) 7.1. Estratégias de gestão da sala de aula proativas e positivas 7.2. Aspetos afetivos e sociais da relação professor-aluno 7.3. Avaliação e gestão eficaz de desafios na sala de aula

Modelo

Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados: -a qualidade da participação na formação; -a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados;

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 07-11-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 21-11-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 28-11-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 05-12-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 12-12-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial

INSCREVER-ME
249

DL N.º 55/2018 - Avaliação Pedagógica e Critérios de Avaliação

Curso

 

15.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

e-learning


Ler mais Ler menos

Ref. 54T3 Inscrições abertas até 02-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119855/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 03-11-2025

Fim: 17-11-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Carla Daniela Pereira Maia Ferreira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

1.º módulo (3 h.) Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.

Avaliação

De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões 70%; 2) Reflexão crítica: 30% (relatório individual sobre o curso de formação).

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 05-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 12-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
259

Oficina educar para uma geração azulu

Oficina

 

30.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos grupos 110 e 120

Casa da Cal - Quinta do Pisão


Ler mais Ler menos

Ref. 104T1 Inscrições abertas até 05-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134301/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 06-11-2025

Fim: 20-12-2025

Regime: b-learning

Local: Casa da Cal - Quinta do Pisão

Formador

Natacha Alexandra Moreira Bacalhau

RITA ALEXANDRA DUARTE BORGES

Destinatários

Professores dos grupos 110 e 120

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

- Compreender a importância de formar uma geração conhecedora, consciente e responsável em relação ao oceano e que valorizará a sua importância para o desenvolvimento de Portugal e para a sustentabilidade do planeta; - Aumentar a motivação e capacidade para incluir os temas do oceano nas aprendizagens essenciais do 1º ciclo e na criação de nos domínios de autonomia curricular com esta temática; - Compreender a complexidade da nossa relação com o oceano e a importância dos ecossistemas e biodiversidade marinhos para a sustentabilidade do planeta e descarbonização da economia; - Identificar os impactos da humanidade no oceano e comportamentos que permitirão agir em prol da sustentabilidade do planeta.

Conteúdos

Distribuição dos conteúdos pela carga horária e pelas diversas tarefas. A oficina de formação será estruturada em sessões online, síncronas (6H), assíncronas (4H), e duas sessões presenciais (5H). Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo de formulação de propostas e de materiais didáticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas. A formação deverá ser ministrada com a seguinte ordem de temas e sessões (conjuntas síncronas - S; A distância assíncrona - @D; Presenciais- P).: 1 - S,120 min Introdução ao funcionamento da plataforma Como é o oceano? - Geografia e topografia subaquática; características F.Q. 2 - @D, 170 min Como é o oceano? - Biodiversidade e Ecossistemas marinhos 3 - S, 120 min Como é o oceano? Biodiversidade e Ecossistemas marinhos (conclusão) Porque é importante o oceano? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 4 - @D, 130 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 5 - S, 120 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Como influenciou o oceano a humanidade? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 6 - P, 150 min Como se protege o oceano? O que há por descobrir no oceano? Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos 7 - P, 150 min Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos e de conteúdos através de questionário.

Avaliação

A avaliação será realizada formativamente, através de feedback e da autoavaliação. Serão aplicadas grelhas de avaliação com níveis de desempenho. O trabalho presencial e a distância terão uma ponderação de 40% e serão considerados os seguintes parâmetros: i) participação/colaboração; ii) questionário final. O trabalho autónomo terá uma ponderação de 60%. Os trabalhos partilhados no e-portefólio poderão ser votados através de poll, por todos os formandos, contribuindo para a avaliação final. Será fornecido feedback oral durante as sessões presenciais e feedback escrito aos e-portefólios dos formandos. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguintes escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 11-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 19:50 1:50 Online assíncrona
3 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 18-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:10 2:10 Online assíncrona
5 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 20-12-2025 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
7 20-12-2025 (Sábado) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial

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