2
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Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

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Estimados docentes e não docentes

 

Votos de um excelente ano letivo!

Agradecemos que se registem no Centro através da criação de uma conta de acesso - https://cfcascais.cfae.pt/

Receberão um email de confirmação, que pode ir para a caixa de correio ou para o spam. 

 

Um obrigado antecipado pela vossa compreensão nesta fase inicial de registo.

 

Com os melhores cumprimentos

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto

DIVULGAÇÃO

164

Avaliar para aprender em ciências experimentais

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 46T1 Inscrições abertas até 30-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125921/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 01-10-2024

Fim: 13-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 510 e 520.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

• Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; • Consolidar conhecimentos sobre as modalidades de avaliação, formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino; • Planificar e concretizar a articulação curricular num projeto de intervenção pedagógica no âmbito do plano de turma, em reforço de práticas de avaliação orientadas para melhorar a aprendizagem dos alunos em ciências experimentais; • Reconhecer a importância da participação ativa do aluno em progressiva responsabilização e autonomia no processo de aprendizagem; • Aprofundar os conhecimentos sobre estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos a articular entre si, em atenção à natureza e pertinência da informação avaliativa a recolher; • Reconhecer o potencial do feedback, dos critérios de avaliação e das rubricas como ferramentas de apoio a um maior envolvimento dos alunos na sua aprendizagem; • Criar um espaço de trabalho colaborativo numa interação dinâmica a permitir um processo de trabalho articulado e pensado conjuntamente, em partilha de vários saberes e experiências singulares.

Conteúdos

1.ª sessão presencial (4h): • Apresentação dos formandos e da oficina de formação; • Conceito de avaliação, princípios e finalidades da avaliação pedagógica; Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa; • A avaliação formativa enquanto facilitadora da regulação da aprendizagem e do ensino. Tarefa 1: Identificar caraterísticas de práticas de avaliação formativa e da avaliação sumativa, decorrentes da sua própria experiência avaliativa, enquanto professor. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 2.ª sessão presencial (3,5h): • A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. • Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação; Tarefa 2: Ajustar estratégias para conduzir o aluno a aprender: propósitos e processos a utilizar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 3.ª sessão presencial (3,5h): • A contextualização, a articulação, a flexibilidade e a autonomia curricular como pilares da inovação de educar pela ciência. • A importância da tarefa/atividade no impacto da avaliação de competências investigativas em ciências. • A importância dos critérios de avaliação na ação pedagógica do professor ao controlo por parte do aluno da sua aprendizagem e progressão em sala de aula/laboratório. Tarefa 3: Planificação de uma tarefa/atividade em articulação curricular das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, com clara explicitação dos conceitos-chave interdisciplinares, da questãoproblema colocada, dos objetivos de aprendizagem e dos critérios de avaliação a um determinado conjunto de desempenhos a avaliar. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 4.ª sessão presencial (3,5h): • O potencial do feedback e dos critérios de avaliação para referenciação da articulação de práticas avaliativas. • As rubricas de avaliação como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Tarefa 4: Construção de uma rubrica de avaliação de tarefa prática investigativa, tendente a uma maior tomada de consciência do aluno na articulação de saberes ao sucesso a alcançar. Integrar feedback a estabelecer pontes entre diferentes níveis de realização da tarefa. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 5.ª sessão presencial (3,5h): • Estratégias pedagógicas, abordagens, técnicas e instrumentos de avaliação a facilitarem a regulação das aprendizagens e a progressão em sala. Tarefa 5: A construção de uma tarefa/atividade em articulação de práticas formativas e sumativas. A realizar em pequeno grupo com um momento final de discussão coletiva. 6.ª sessão presencial (3,5h): •Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 6: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos. 7.ª sessão presencial (3,5h): • Análise crítica dos resultados da intervenção pedagógica com o objetivo de partilha de práticas, a contribuírem para a organização e a integração da avaliação em compreensão e apoio dos processos de ensino e aprendizagem. Tarefa 7: Apresentação e discussão do projeto de intervenção pedagógica por cada um dos formandos.

Metodologias

O programa de formação de caráter teórico-prático será operacionalizado em 25 horas presenciais e 25 horas na componente de trabalho autónomo. As 7 sessões encontram-se projetadas para incluir metodologias ativas e participativas, com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo em contextos educativos dos formandos. Na componente de trabalho presencial devem ser abordados os conteúdos já enunciados anteriormente, com a aplicação prática de pequenas tarefas em trabalho de grupo (Tarefas 1 a 7).

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 02-10-2024 (Quarta-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
3 08-10-2024 (Terça-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
4 15-10-2024 (Terça-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
5 22-10-2024 (Terça-feira) 17:15 - 21:00 3:45 Online síncrona
6 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
173

Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário
Professores do grupo de recrutamento 500

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores do grupo de recrutamento 500

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 53T1 Inscrições abertas até 30-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118547/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 01-10-2024

Fim: 10-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Emanuel Jorge Ferreira Martinho

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas do concelho de Cascais

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 08-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
7 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 03-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona

INSCREVER-ME
162

Capacitação Digital de Docentes – Nível 3
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Agrupamento de Escolas Ibn Mucana


Ler mais Ler menos

Ref. 44T1 Inscrições abertas até 06-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118553/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 07-10-2024

Fim: 09-12-2024

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas Ibn Mucana

Formador

José Rodrigues Nogueira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Pretende-se desenvolver com os docentes de nível 3 (C1/C2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e de processos que lhes permita potenciar as suas competências digitais na promoção de estratégias e ações inovadoras na comunidade educativa. São objetivos específicos: - formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; - promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1 e 2. - Exploração de documentos de enquadramento das políticas educativas. - Discussão, renovação e inovação na prática profissional. - Reflexão em torno de conceitos relacionados com escolas, professores e alunos digitalmente competentes. - Utilização das tecnologias digitais na colaboração e inovação pedagógica ao serviço da comunidade educativa. - Estratégias e metodologias relacionadas com o desenvolvimento curricular através de ambientes e ferramentas digitais. - Estratégias digitais de caráter científico-pedagógico promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes. - Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos. - Conceção de Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital: conceitos, metodologias de desenvolvimento, implementação, monitorização, avaliação.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 14-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 25-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
168

Capacitação Digital de Docentes – Nível 1

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 49T3 Inscrições abertas até 07-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118555/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 08-10-2024

Fim: 26-11-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria de Fátima Dionísio Gomes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; - capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital. 2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional. 3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos. 4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem. 5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais. 6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos. 7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 15-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 22-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 29-10-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
5 05-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 12-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
8 26-11-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
174

DL N.º 55/2018, A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Curso

 

15.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

e-learning


Ler mais Ler menos

Ref. 54T1 Inscrições abertas até 09-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119855/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 10-10-2024

Fim: 07-11-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Carla Daniela Pereira Maia Ferreira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

Esta é uma ação de formação que totaliza 15 horas de formação de caráter teórico- -prático, em modalidade e-learning, encontrando-se organizada em três módulos. A partir das diferentes contribuições, os formadores esperam ajudar a construir critérios de avaliação assentes na preocupação de avaliar para e as aprendizagens 1.º módulo (3 h.) – Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) – Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) – Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.

Metodologias

O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totaliza 15 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade de e-learning. Importa esclarecer que os formadores estarão a trabalhar em conjunto, existindo alturas em que os mesmos estão em par pedagógico e outros momentos em que estarão a acompanhar o trabalho dos seus grupos. 1ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate. 2ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 3ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 4ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 5ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
169

Capacitação Digital de Docentes – Nível 2
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 50T1 Inscrições abertas até 13-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118554/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 14-10-2024

Fim: 09-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

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171

A implementação da Dança Educativa a partir do modelo de projeto na escola autónoma e flexível

Oficina

 

50.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos Grupos 110 e 260

Agrupamento Escola da Alapraia/ EB Alapraia


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Ref. 51T1 Inscrições abertas até 27-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124091/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 28-10-2024

Fim: 13-11-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escola da Alapraia/ EB Alapraia

Formador

Luisa del Rocio Cobena Alegre

Destinatários

Professores dos Grupos 110 e 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1- Fomento de práticas artísticas corporais na escola através da descoberta da natureza dançante do docente aliado aos pressupostos da Dança Educativa; 2- Convergência de diferentes profissionais que asseguram a prática da Dança em contexto escolar, empoderando-os do conhecimento pedagógico e prático da Dança Educativa; 3-Implementação de uma metodologia ativa por projeto que inspire a criação artística e interdisciplinares face à gestão de currículo em contexto de aula; 4- Construção de uma cultura de práticas corporais integradas, colaborativas, articuladas, coletivas e partilhadas na perspetiva de uma pedagogia humanista e transformadora.

Conteúdos

5.1 Visão da Dança Educativa numa perspetiva holística, humanista e transformadora (teórico) 5.2 O currículo, as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno e a Dança Educativa (teórico) 5.3 Aprendizagem da Dança centrado no aluno (prático) 5.4 A construção de pontes com outras áreas disciplinares (prático) 5.5 Os três pilares da Dança Educativa: a) a reflexão e/ou apreciação estética, b) a apropriação da Dança e/ou a interpretação-comunicação e c) a experimentação/criação. 5.6 Exploração dos elementos da Dança Educativa: O corpo, o espaço, a energia, o tempo e a relação (prático) 5.7 O corpo como um instrumento de expressão – Utilização do instrumento do mapa corporal (prático) 5.8 A composição coreográfica e as estratégias a partir do modelo de projeto(prático) 5.9 Significado social, histórico e cultural da Dança: Apresentação de projeto de cidadania e Dança - O projeto interdisciplinar (prático) 5.10 Atividades matemáticas com Dança (prático) 5.11 A transversalidade da Dança: música, teatro e artes visuais (prático) 5.12 Som, luzes ,cenário e figurinos (prático) 5.13 Noções gerais sobre a prática da dança inclusiva (prático) 5.14 O projeto performativo de Dança na escola a partir do Projeto Educativo do Agrupamento

Metodologias

As sessões terão um carácter fundamentalmente prático. A explicação didático-pedagógica de cada conteúdo será feita em simultâneo e/ou seguida da respetiva experimentação, por parte dos formandos, em pequeno e/ou grande grupo. Ao longo da formação pretende-se que cada formando vá adequando o modelo de formação ao seu contexto pessoal. No fim, todos os participantes irão vivenciar o modelo prático baseado em projeto através da Dança Educativa. As referidas sessões desenrolar-se-ão da seguinte forma: • Breve apresentação teórica do Curso e os desafios educativos; • Aplicação da metodologia ativa baseada no modelo de projeto; • Laboratório experimental e corporal ao longo da formação seguida de uma apresentação performativa; • Partilha de experiências/performances com a comunidade educativa; • Autoavaliação do formando - pontos fortes e fracos da sua prática, dificuldades/facilidades sentidas.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
5 09-11-2024 (Sábado) 09:30 - 18:00 8:30 Presencial
6 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial

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175

Técnicas de Expressão, aquecimento, descontracção da voz e comunicação oral
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Curso

 

25.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Biblioteca da Escola Básica e Secundária da Cidadela


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Ref. 55T1 Inscrições abertas até 29-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119477/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 28-10-2024

Fim: 14-11-2024

Regime: Presencial

Local: Biblioteca da Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Marcanthony Enzo Del Carlo

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Dotar cada formando de uma melhor aplicação do seu aparelho vocal na comunicação que estabelece oralmente no contacto com os alunos. Desinibir e desbloquear tensões no acto comunicativo oral que impedem a explicação de matérias ou até mesmo a imposição de regras dentro do grupo de trabalho

Conteúdos

1. Reconhecimento da Voz Interior e Exterior: como ouvimos os outros e como os outros nos ouvem a nós. 2. O Gesto como complemento da Voz (exercícios de improvisação teatral). 3. O Ritmo (exercícios rítmicos a partir do corpo como caixa de ressonância da voz). 4. O Foco (exercícios de concentração e domínio sobre o discurso oral). 5. A Técnica (exercícios de aquecimento e relaxamento da Voz).

Metodologias

As aulas são práticas. Os formandos irão trabalhar individualmente e em grupo, utilizando a sua linguagem corporal associada ao seu aparelho vocal. Cada aula terá um período de aquecimento da voz no início e um de descontração no final. Na fase final da formação os formandos são convidados a simularem no espaço onde a formação decorre a simularem a sua própria sala de aula onde “atuam” diariamente. Esta simulação será útil para por em prática de forma efetiva às competências minis

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
4 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 08-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
6 14-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Presencial

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