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Estimados Professores

Informa-se que o Cronograma da Avaliação Externa do Desempenho Docente 24/25 pode ser consultado no separador Documentos

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

DIVULGAÇÃO

197

Super Searchers Portugal
Todos os grupos de recrutamento

ACD

 

4.0 horas

 

Presencial

 

Todos

Auditório da Escola Secundária Fernando Lopes Graça


Ler mais Ler menos

Ref. 74T1 Inscrições abertas até 26-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 5

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 4.0 horas

Início: 27-03-2025

Fim: 27-03-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Secundária Fernando Lopes Graça

Formador

Carlos Dinis Pinheiro

Ana Paula Faria Ferreira

Destinatários

Todos

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Todos. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Aperfeiçoar as competências dos professores para ajudarem os seus alunos a: o Interagirem de forma crítica com as informações apresentadas online; o Tornarem-se eficientes em tarefas de pesquisa; o Encontrarem informações fiáveis e precisas com rapidez; o Aplicarem as metodologias e ferramentas disponibilizadas com elementos da sua comunidade.


Observações

Os formandos deverão fazer-se acompanhar de um computador portátil ou um smartphone para a realização das tarefas práticas.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-03-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME
199

Construir Pontes entre a Escola e o Museu - O Palácio de Queluz como Ferramenta Pedagógica
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Curso

 

25.0 horas

 

b-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela e Palácio de Queluz


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Ref. 66T2 Inscrições abertas até 01-04-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130759/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 02-04-2025

Fim: 09-05-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela e Palácio de Queluz

Formador

Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

-Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço de aprendizagem para as diversas áreas do conhecimento; -Dotar os docentes de recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico a partir da diversidade de perspetivas proporcionadas por cada área disciplinar; -Incrementar,através da fruição das obras de arte,a prática pedagógica do ensino nas várias disciplinas; -Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula e de forma transversal nas diferentes disciplinas; -Criar estratégias que favoreçam hábitos de salvaguarda do património,associando-o à identidade cultural dos alunos e,consequentemente, os envolver na preservação e responsabilização pelos espaços e tempos culturais; -Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam aprendizagens em diversas áreas,bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.

Conteúdos

1. Enquadramento temático. (Sessão 1 - presencial - 3h) 1.1. Apresentação; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. O Palácio como fonte de conhecimento e local privilegiado no processo de aprendizagem - As múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração do espólio museológico: diversidade de perspetivas a partir das diferentes disciplinas. (Sessões 2, 3, 4, 5 - síncronas - 8h) 2.1 Contextualização histórica 2.1.1. O tempo de D. José, de D. Maria I, de D. João VI e de D. Pedro IV: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.2. Os arquitetos Mateus Vicente de Oliveira, Jean-Baptiste Robillion e Manuel de Sousa Caetano. 2.2.1. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: na arquitetura, na decoração dos espaços interiores, na pintura, na escultura e nos jardins à francesa. 2.3. Aspetos da vida quotidiana na corte: a quinta de recreio de Queluz - a residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, a higiene e o modo de vestir, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe Herdeiro. 2.4. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da “Real Barraca da Ajuda”, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, a partida da família real para o Brasil e o seu regresso, o exílio de D. Carlota Joaquina. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. (Sessão 6 - presencial - 4h) 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 4. Produção de recursos. (7h - trabalho autónomo) 4.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 4.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 5. Reflexão, debate e partilha de ideias. (Sessão 7 - presencial - 3h) 5.1. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos pelos formandos.

Metodologias

Estrutura do Curso: -Apresentação; regime de avaliação; bibliografia e webgrafia essenciais; introdução à história do Palácio de Queluz (sessão 1). -Exploração dos diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX: Queluz - quinta de veraneio vs Queluz - residência oficial da família real (sessões 2,3,4,5). -Realização de desafios (trabalho autónomo, após cada sessão síncrona), de modo a promover uma maior dinâmica das sessões. -Visita ao Palácio de Queluz: fruição do objeto artístico autêntico; exploração, em contexto, dos conteúdos abordados nas sessões síncronas (sessão 6). -Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente (sessão 7) e estímulo à partilha de memórias, sugestões e experiências. -Trabalho autónomo (sessões assíncronas): consiste em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 04-04-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 09-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 11-04-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
5 02-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
6 03-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 09-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

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