2
Contactos
Rua Dr. Fernando M. F. Batista Viegas, 1 2750-503 Cascais
214 532 402

Oferta Formativa

Consulte informações sobre a oferta formativa

Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

Consulte a legislação em vigor

Estimados Professores 

 

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

 

 

DIVULGAÇÃO

187

Educação Inclusiva - DL 54
Professores afetos ao Programa

ACD

 

3.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

On-line


Ler mais Ler menos

Ref. 64T1 Inscrições abertas até 17-11-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-1503/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 18-11-2024

Fim: 18-11-2024

Regime: e-learning

Local: On-line

Formador

Cláudia Alexandra Gouveia Assis Marques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Sensibilização para a Inclusão; Criação de Ambientes Inclusivos e Fortalecimento da Cultura Organizacional Inclusiva

Conteúdos

Clima Organizacional Inclusivo; Inovação e Criatividade na Inclusão e Inovar - DL 54


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-11-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
184

Fundamentos de habilidades motoras com base na modalidade de atletismo

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos grupos 110 e 260

Escola Básica Rómulo de Carvalho


Ler mais Ler menos

Ref. 61T3 Inscrições abertas até 25-11-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ENT 1503/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 26-11-2024

Fim: 27-11-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Rómulo de Carvalho

Formador

Daniel Filipe Martins Leandro

Destinatários

Professores dos grupos 110 e 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais e CMC


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-11-2024 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 27-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
188

Integração/Inclusão dos alunos estrangeiros nas escolas portuguesas

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Agrupamento Escolas de Carcavelos


Ler mais Ler menos

Ref. 65T1 Inscrições abertas até 28-11-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC- 1503/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 29-11-2024

Fim: 29-11-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas de Carcavelos

Formador

Susete da Conceição Costa Albino

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Objetivos

1. Conhecer as políticas de acolhimento e de integração de crianças e jovens estrangeiros 2. Conhecer as ações do Ministério da Educação para apoiar as escolas e os alunos estrangeiros 3. Reconhecer e discutir os desafios que os alunos estrangeiros colocam às escolas 4. Refletir sobre a importância da formação inicial e contínua de professores em relação à diversidade cultural e linguística e à promoção de uma educação intercultural 5. Discutir as necessidades diferenciadas dos alunos estrangeiros

Conteúdos

1. Políticas de acolhimento e de integração de crianças e jovens estrangeiros 2. Ações da Direção-Geral de Educação (DGE) para apoiar a inclusão dos alunos estrangeiros 3. Desafios e responsabilidades da comunidade educativa na promoção da inclusão e do sucesso escolar dos alunos estrangeiros 4. Formação inicial e contínua de professores na resposta à gestão da diversidade cultural e linguística dos alunos estrangeiros e às suas necessidades diferenciadas


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-11-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
182

Fundamentos de habilidades motoras com base na modalidade de atletismo

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos grupos 110 e 260

Escola Básica Areia Guincho


Ler mais Ler menos

Ref. 61T1 Inscrições abertas até 02-12-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ENT 1503/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-12-2024

Fim: 04-12-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Areia Guincho

Formador

Daniel Filipe Martins Leandro

Destinatários

Professores dos grupos 110 e 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais e CMC


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-12-2024 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 04-12-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
190

Change Makers - Dinamização de projetos científicos e tecnológicos
Professores afetos ao programa

Oficina

 

50.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Agrupamentos de Escola afetos ao Centro de Formação


Ler mais Ler menos

Ref. 67T1 Inscrições abertas até 08-12-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-131435/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 09-12-2024

Fim: 19-05-2025

Regime: Presencial

Local: Agrupamentos de Escola afetos ao Centro de Formação

Formador

Priscila Doran

Rosa Doran

Destinatários

Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais e CMC

Objetivos

Esta ação de formação pretende promover junto dos professores de ciências e tecnologias proficiência no desenvolvimento de projetos cientifico-tecnológicos, utilizando abordagens centradas no aluno, práticas de inclusão, interdisciplinaridade e colaboração. Mais especificamente, os objetivos são: - Apoiar os professores no desenvolvimento de projetos em ambiente de Espaço Maker tendo em conta as abordagens e práticas centradas no aluno. - Promover o Inquiry (IBSE), o Design Thinking e o Open Schooling. - Fomentar práticas que promovam a inclusão, a utilização do Universal Design for Learning (UDL) e a interdisciplinaridade. - Incentivar práticas colaborativas e interdisciplinares entre professores. - Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas conseguidas na ação de formação.

Conteúdos

1. Introdução ao Design Thinking e as vantagens da sua utilização na aprendizagem por projetos 2. Ensino de ciências centrado no aluno: o IBSE (Inquiry Based Science Education) 3. Espaços Maker – equipamentos e potencialidades 4. A interdisciplinaridade, a colaboração e a importância da abertura da escola à comunidade – Open Schooling 5. Desenvolvimento de projetos em ambientes de espaços Maker 6. Apresentação e discussão dos cenários implementados 7. Reflexão final dos principais temas da oficina e das boas práticas alcançadas

Metodologias

As sessões terão um caráter teórico-prático e prático. Os conteúdos teóricos serão abordados através de tarefas e exploração de recursos existentes, tanto individualmente como em grupo: momentos de brainstorming, trabalho individual, dinâmicas de grupo e momentos de debate e reflexão. O desenvolvimento dos projetos terá um caráter prático e de trabalho colaborativo, com os formadores a darem apoio e a acompanharem a evolução dos trabalhos. A apresentação dos trabalhos (projetos desenvolvidos e implementados na sala de aula) requer exposição oral, reflexão e debate.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 16-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 06-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 13-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 20-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
7 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 10-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 07-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
10 19-05-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial

INSCREVER-ME