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Contactos
Rua Dr. Fernando M. F. Batista Viegas, 1 2750-503 Cascais
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Oferta Formativa

Consulte informações sobre a oferta formativa

Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

Consulte a legislação em vigor

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

DIVULGAÇÃO

260

Capacitação Digital de Docentes - Nível 2

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Agrupamento de Escolas da Cidadela


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Ref. 81T2 Inscrições abertas até 04-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134228/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 05-11-2025

Fim: 15-12-2025

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas da Cidadela

Formador

Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1. - Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-11-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 12-11-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 19-11-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 24-11-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 26-11-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 03-12-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 10-12-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online síncrona
8 15-12-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
259

Oficina educar para uma geração azul

Oficina

 

30.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos grupos 110 e 120

Casa da Cal - Quinta do Pisão


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Ref. 104T1 Inscrições abertas até 05-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134301/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 06-11-2025

Fim: 20-12-2025

Regime: b-learning

Local: Casa da Cal - Quinta do Pisão

Formador

Natacha Alexandra Moreira Bacalhau

RITA ALEXANDRA DUARTE BORGES

Destinatários

Professores dos grupos 110 e 120

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

- Compreender a importância de formar uma geração conhecedora, consciente e responsável em relação ao oceano e que valorizará a sua importância para o desenvolvimento de Portugal e para a sustentabilidade do planeta; - Aumentar a motivação e capacidade para incluir os temas do oceano nas aprendizagens essenciais do 1º ciclo e na criação de nos domínios de autonomia curricular com esta temática; - Compreender a complexidade da nossa relação com o oceano e a importância dos ecossistemas e biodiversidade marinhos para a sustentabilidade do planeta e descarbonização da economia; - Identificar os impactos da humanidade no oceano e comportamentos que permitirão agir em prol da sustentabilidade do planeta.

Conteúdos

Distribuição dos conteúdos pela carga horária e pelas diversas tarefas. A oficina de formação será estruturada em sessões online, síncronas (6H), assíncronas (4H), e duas sessões presenciais (5H). Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo de formulação de propostas e de materiais didáticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas. A formação deverá ser ministrada com a seguinte ordem de temas e sessões (conjuntas síncronas - S; A distância assíncrona - @D; Presenciais- P).: 1 - S,120 min Introdução ao funcionamento da plataforma Como é o oceano? - Geografia e topografia subaquática; características F.Q. 2 - @D, 170 min Como é o oceano? - Biodiversidade e Ecossistemas marinhos 3 - S, 120 min Como é o oceano? Biodiversidade e Ecossistemas marinhos (conclusão) Porque é importante o oceano? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 4 - @D, 130 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 5 - S, 120 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Como influenciou o oceano a humanidade? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 6 - P, 150 min Como se protege o oceano? O que há por descobrir no oceano? Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos 7 - P, 150 min Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos e de conteúdos através de questionário.

Avaliação

A avaliação será realizada formativamente, através de feedback e da autoavaliação. Serão aplicadas grelhas de avaliação com níveis de desempenho. O trabalho presencial e a distância terão uma ponderação de 40% e serão considerados os seguintes parâmetros: i) participação/colaboração; ii) questionário final. O trabalho autónomo terá uma ponderação de 60%. Os trabalhos partilhados no e-portefólio poderão ser votados através de poll, por todos os formandos, contribuindo para a avaliação final. Será fornecido feedback oral durante as sessões presenciais e feedback escrito aos e-portefólios dos formandos. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguintes escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 11-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 19:50 1:50 Online assíncrona
3 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 18-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:10 2:10 Online assíncrona
5 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 20-12-2025 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
7 20-12-2025 (Sábado) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial

INSCREVER-ME
214

Práticas filosóficas e artísticas para formar novos cidadãos

Curso

 

12.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Grupos 100, 110

e-learning


Ler mais Ler menos

Ref. 83T1 Inscrições abertas até 09-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132200/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 12.0 horas

Início: 10-11-2025

Fim: 01-12-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Rita Afonso Pedro

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Escolas de Cascais

Objetivos

- Enquadrar historicamente as diferentes práticas e metodologias da Filosofia COM e/ou PARA crianças - Problematizar o conceito de Infância - Sensibilizar para uma escuta atenta e cuidada das perguntas das crianças, considerando a sua dimensão filosófica e o seu potencial criativo - Potenciar a construção de novas dinâmicas relacionais a partir dessa escuta - Proporcionar alguns exercícios filosóficos, recorrendo às ferramentas artísticas

Conteúdos

Apresentação de diferentes metodologias relacionadas com a prática da Filosofia com Crianças e, a sua relação com as Artes e a Cidadania A Infância pensada pelos filósofos da antiguidade. Outras infâncias afirmadas pela Filosofia contemporânea. O território do espanto filosófico e os porquês na Infância. Apresentação de um trabalho artístico e multidisciplinar, englobando a prática da Filosofia com Crianças: E se tudo fosse amarelo?, da artistas Sílvia Real com Grupo 23: Silêncio! Exercícios práticos de Filosofia com Crianças, em articulação com a Arte.

Avaliação

Os/as Formandos/as serão avaliados/as utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetro de avaliação estabelecidos pelo CFAE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 01-12-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
237

Estratégias para uma comunicação assertiva

Curso

 

25.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela


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Ref. 52T4 Inscrições abertas até 09-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122297/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 10-11-2025

Fim: 17-12-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Sofia Almeida Bernardo

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. Tomar consciência do seu estilo de comunicação. Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. Desenvolver competências na gestão de conflito.

Conteúdos

1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais

Avaliação

A avaliação será contínua e presencial, exigindo a presença em 2/3 das sessões e a participação dos formandos nos diferentes exercícios pratícos da formação (20%). A avaliação final consiste na realização de um trabalho individual escrito, com aplicação de conteúdos desenvolvidos na formação (30%) e na realização de uma apresentação, em público, igualmente com aplicação de um tema do âmbito da formação (50%), a realizar na duas últimas aulas da formação. Os formandos serão classificados de 1 a 10 de acordo com a legislação em vigor

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 13-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 18-11-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 19-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 24-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
6 03-12-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 10-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
8 17-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME