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Legislação

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DIVULGAÇÃO

173

Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário
Professores do grupo de recrutamento 500

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores do grupo de recrutamento 500

Escola Básica e Secundária da Cidadela

Alteração na calendarização
Ler mais Ler menos

Ref. 53T1 Inscrições abertas até 07-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118547/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 08-10-2024

Fim: 12-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Emanuel Jorge Ferreira Martinho

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas do concelho de Cascais

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Anexo(s)


Observações

Alteração na calendarização

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 12-12-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona

INSCREVER-ME
174

DL N.º 55/2018, A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Curso

 

15.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

e-learning


Ler mais Ler menos

Ref. 54T1 Inscrições abertas até 09-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119855/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 10-10-2024

Fim: 07-11-2024

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Carla Daniela Pereira Maia Ferreira

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.

Conteúdos

Esta é uma ação de formação que totaliza 15 horas de formação de caráter teórico- -prático, em modalidade e-learning, encontrando-se organizada em três módulos. A partir das diferentes contribuições, os formadores esperam ajudar a construir critérios de avaliação assentes na preocupação de avaliar para e as aprendizagens 1.º módulo (3 h.) – Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) – Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) – Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.

Metodologias

O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totaliza 15 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade de e-learning. Importa esclarecer que os formadores estarão a trabalhar em conjunto, existindo alturas em que os mesmos estão em par pedagógico e outros momentos em que estarão a acompanhar o trabalho dos seus grupos. 1ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate. 2ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 3ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 4ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 5ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
169

Capacitação Digital de Docentes – Nível 2
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 50T1 Inscrições abertas até 13-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118554/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 14-10-2024

Fim: 09-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
180

Avaliação Pedagógica II: Projetos de Intervenção nos domínios do ensino, aprendizagem e avaliação

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 59T1 Inscrições abertas até 16-10-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120073/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 17-10-2024

Fim: 05-12-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; • Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; • Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; • Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; • Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.

Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas; 2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 3 horas; 3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 3 horas; 4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores-alunos - 3 horas; 5. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards. - 3 horas; 6. Processos de recolha de informação - 3 horas; 7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos de intervenção desenvolvidos no âmbito da oficina - 7 horas.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 05-12-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME