Contactos
Oferta Formativa
Consulte informações sobre a oferta formativa
Documentos
Consulta e download de documentos e formulários.
Legislação
Consulte a legislação em vigor
Estimados Professores
Informa-se que o Cronograma da Avaliação Externa do Desempenho Docente 24/25 pode ser consultado no separador Documentos.
O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
DIVULGAÇÃO

Construir Pontes entre a Escola e o Museu - O Palácio de Queluz como Ferramenta Pedagógica
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Curso
25.0 horas
b-learning
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Ref. 66T2 Inscrições abertas até 01-04-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130759/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 02-04-2025
Fim: 09-05-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela e Palácio de Queluz
Formador
Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
-Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço de aprendizagem para as diversas áreas do conhecimento; -Dotar os docentes de recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico a partir da diversidade de perspetivas proporcionadas por cada área disciplinar; -Incrementar,através da fruição das obras de arte,a prática pedagógica do ensino nas várias disciplinas; -Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula e de forma transversal nas diferentes disciplinas; -Criar estratégias que favoreçam hábitos de salvaguarda do património,associando-o à identidade cultural dos alunos e,consequentemente, os envolver na preservação e responsabilização pelos espaços e tempos culturais; -Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam aprendizagens em diversas áreas,bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.
Conteúdos
1. Enquadramento temático. (Sessão 1 - presencial - 3h) 1.1. Apresentação; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. O Palácio como fonte de conhecimento e local privilegiado no processo de aprendizagem - As múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração do espólio museológico: diversidade de perspetivas a partir das diferentes disciplinas. (Sessões 2, 3, 4, 5 - síncronas - 8h) 2.1 Contextualização histórica 2.1.1. O tempo de D. José, de D. Maria I, de D. João VI e de D. Pedro IV: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.2. Os arquitetos Mateus Vicente de Oliveira, Jean-Baptiste Robillion e Manuel de Sousa Caetano. 2.2.1. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: na arquitetura, na decoração dos espaços interiores, na pintura, na escultura e nos jardins à francesa. 2.3. Aspetos da vida quotidiana na corte: a quinta de recreio de Queluz - a residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, a higiene e o modo de vestir, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe Herdeiro. 2.4. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da Real Barraca da Ajuda, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, a partida da família real para o Brasil e o seu regresso, o exílio de D. Carlota Joaquina. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. (Sessão 6 - presencial - 4h) 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 4. Produção de recursos. (7h - trabalho autónomo) 4.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 4.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 5. Reflexão, debate e partilha de ideias. (Sessão 7 - presencial - 3h) 5.1. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos pelos formandos.
Metodologias
Estrutura do Curso: -Apresentação; regime de avaliação; bibliografia e webgrafia essenciais; introdução à história do Palácio de Queluz (sessão 1). -Exploração dos diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX: Queluz - quinta de veraneio vs Queluz - residência oficial da família real (sessões 2,3,4,5). -Realização de desafios (trabalho autónomo, após cada sessão síncrona), de modo a promover uma maior dinâmica das sessões. -Visita ao Palácio de Queluz: fruição do objeto artístico autêntico; exploração, em contexto, dos conteúdos abordados nas sessões síncronas (sessão 6). -Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente (sessão 7) e estímulo à partilha de memórias, sugestões e experiências. -Trabalho autónomo (sessões assíncronas): consiste em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 02-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 03-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 81T1 Inscrições abertas até 06-04-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134228/25
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 07-04-2025
Fim: 02-06-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1. - Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
10 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
11 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
12 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
13 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online síncrona |
14 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 13:00 - 20:00 | 7:00 | Online assíncrona |
15 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Educação para os media e para a cidadania: Como potenciar o uso do digital na escola
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Oficina
50.0 horas
Presencial
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Ref. 84T1 Inscrições abertas até 27-04-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132095/24
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 28-04-2025
Fim: 16-06-2025
Regime: Presencial
Local: Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
Formador
José Rodrigues Nogueira
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
- Identificar e ser capaz de usar conceitos adquiridos relacionados com a educação para os media (incluindo jornalismo digital) e para a cidadania no contexto digital; - Compreender como as ferramentas decorrentes do conhecimento sobre a educação para os media e para a cidadania no contexto digital podem ser transpostas para a comunidade escolar, para a criação de projetos dinâmicos junto dos alunos; - Serem capazes eles mesmos de dar formação a outros professores, usando o que aprenderam e replicando em sistema de bola de neve; - Identificar ferramentas digitais e jornalísticas usadas durante a formação de modo a utilizarem e aplicarem esses conhecimentos em trabalho futuro com as suas comunidades escolares; - Melhorar a forma como abordam matérias relacionadas com os media e o jornalismo em contexto de sala de aula, da biblioteca escolar e de atividades extracurriculares.
Conteúdos
TEMAS A ABORDAR EM TRABALHO PRESENCIAL (25 horas): 1 . Educação para os Media (5 horas) - História e contexto; - O que é a competência mediática e por que é importante na educação; - Literacia mediática: interpretar, compreender e avaliar criticamente os media: - As especificidades atuais da informação e do jornalismo; - Competência mediática e digital; - A relação intrínseca com a educação para a cidadania. Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. 2. Tecnologias digitais e Educação para os Media (5 horas) - Conceitos de digital storytelling; - Novo ecossistema mediático e a teoria da convergência; - Contar uma história usando as técnicas jornalísticas ligadas à entrevista, à notícia e à pesquisa; - Ferramentas para o storytelling; - Direitos autorais e legais. Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. 3. Digital Storytelling na escola (7 horas) - Boas prácticas; - Uso do móvel como ferramenta para a criação de digital storytelling; - Podcast no contexto educacional - Digital storytelling em redes sociais: contar estórias em canais híbridos - Curadoria e agregação de conteúdos para distribuição multiplataforma Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. 4. Gestão de projeto e de projetos integrados (4 horas) - Como pensar a aplicação de projetos; - Coordenar e delegar: - Possíveis cruzamentos temáticos do uso dos media com a educação para a cidadania; - Sustentabilidade e financiamento. Reflexão sobre os conteúdos trabalhados, pistas para futuro. NOTA: No final destas sessões, os formandos terão tempo para desenvolverem os pontos 1, 2 e 3 do trabalho autónomo. 5. Avaliação (4 horas) - Depois de os formandos terem aplicado os conteúdos na comunidade escolar, seja em atividades e/ou projetos curriculares ou extracurriculares mas sempre com os alunos, devem apresentar sumariamente os elementos que evidenciem a aplicação que fizeram. Este espaço de avaliação e reflexão serve ainda para refletir e encontrar pontos de melhoria no trabalho desenvolvido na escola, que deve, posteriormente, ser apresentado sob a forma de relatório individual escrito. ATIVIDADES A IMPLEMENTAR EM TRABALHO AUTÓNOMO (25 horas) EM CONTEXTO ESCOLAR: 1. 3 horas de trabalho autónomo acerca de questões lançadas para reflexão, análise e debate ao longo da formação (1., 2., 3. e 4.), com acompanhamento, caso necessário, dos formadores a nível presencial, através de email e/ou Google Drive. 2. 10 horas de trabalho autónomo com os alunos em contexto curricular e/ou extracurricular, tendo em conta o que foi feito ao longo da formação (1., 2., 3. e 4.). 3. 3 horas de trabalho autónomo para conceber um plano de melhoria e reajuste da forma como já utilizam a educação para os media e ferramentas mediáticas e digitais em contexto curricular e/ou extracurricular, com acompanhamento, caso necessário, dos formadores a nível presencial, através de email e/ou Google Drive. 4. 9 horas para elaboração do relatório individual de reflexão crítica no final da ação, que contemple os 3 pontos anteriores e melhorias decorrentes do ponto 5 da avaliação do trabalho presencial. Os relatórios devem ter 6-8 páginas, com utilização de Times new roman 12, e entrelinhas de 1,5.
Avaliação
Regime presencial - mínimo 2/3 de presenças; Avaliação quantitativa e qualitativa dos(as) formandos(as), através de participação, trabalho de apresentação oral e trabalho autónomo, com relatório individual. Os(as) formandos(as) serão avaliados(as) tendo em consideração os seguintes referenciais/critérios e instrumentos: Pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das atividades das sessões e da formação global; elaboração de trabalhos. A avaliação será quantitativa, numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, de acordo com a lei em vigor. Ponderação (para o total de 100%): Participação 20% Trabalho de apresentação oral 40% Trabalho autónomo, plasmado no relatório individual 40% Os relatórios individuais de reflexão crítica devem ser submetidos através de Google Drive ou através de outra ferramenta, que se afigure como mais adequada ao contexto.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 52T2 Inscrições abertas até 28-04-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122297/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 29-04-2025
Fim: 27-05-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Sofia Almeida Bernardo
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. Tomar consciência do seu estilo de comunicação. Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME