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O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
DIVULGAÇÃO

Ref. 76T2 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127215/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 23-10-2025
Fim: 27-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo
Destinatários
Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400 (2º, 3º ciclos e secundário).
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
· Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço privilegiado de aprendizagem; · Vivenciar o quotidiano de corte dos séculos XVIII e XIX em Portugal; · Desenvolver a metodologia de leitura de obras de arte; · Dotar os docentes de ferramentas, recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico; · Incrementar, através da fruição das obras de arte, a prática pedagógica do ensino da disciplina de História nos vários níveis de escolaridade; · Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula; · Criar estratégias que favoreçam hábitos de respeito e salvaguarda do património, na preservação e responsabilização pelos espaços culturais; · Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam as aprendizagens, bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.
Conteúdos
1. Enquadramento temático. 1.1. Apresentação da ação de formação, da formadora e dos formandos; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. Contextualização histórica do Palácio Nacional de Queluz. 2.1. D. José, D. Maria I e D. João VI: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.1.1. Aspetos da vida quotidiana na corte - Queluz enquanto residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe D. José. 2.1.2. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da Real Barraca da Ajuda, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, o exílio de D. Carlota Joaquina. 2.2. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: a arquitetura, os interiores (artes decorativas, pinturas e esculturas) e os jardins à francesa: a leitura de obras de arte. A educação pela arte e as múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração dos espólios museológicos. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 5. Produção de recursos. 5.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 5.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 6. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos. Reflexão, debate e partilha de ideias.
Metodologias
O curso B-Learning estrutura-se da seguinte forma: - Introdução à história do Palácio de Queluz e explicação da estrutura do curso. - Abordagem de diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX . A exploração destes temas envolverá a realização de desafios, de modo a promover o debate em sessão. - Visita ao Palácio de Queluz, de modo a que os formandos possam explorar, em contexto, os conteúdos previamente abordados - Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente. Pretende-se que a sessão seja uma conversa informal e que as várias ideias estimulem a partilha de memórias e experiências. - O trabalho autónomo (sessões assíncronas) consistirá em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 101T1 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 10 - 2025
Modalidade: Seminário
Duração: 3.0 horas
Início: 23-10-2025
Fim: 23-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Frei Gonçalo Azevedo
Formador
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica, em coerência com as orientações curriculares, em percursos a permitirem a inclusão e a equidade educativa; • Considerar a e-rubrica como dispositivo educativo em ambientes de aprendizagem centrados no aluno, em conformidade com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); • Promover a elaboração de e-rubricas na avaliação de processos e produtos na aprendizagem, por registo do feedback de autoavaliação do aluno e o feedback formativo do professor; • Promover práticas de trabalho colaborativo de professores na construção e desenvolvimento de e-rubricas de avaliação; • Permitir a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e a cocriação de projetos de natureza pedagógica.
Conteúdos
1. Impacto das orientações das políticas educativa e curricular, nas práticas pedagógicas; 2. Avaliação pedagógica na articulação entre modalidades avaliativas; 3. Componentes do feedback na utilização por alunos e professores; 4. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards; 5. A e-rubrica nos processos de recolha de informação avaliativa; 6. Natureza do trabalho colaborativo entre docentes.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 104T1 Inscrições abertas até 05-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134301/25
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 06-11-2025
Fim: 20-12-2025
Regime: b-learning
Local: Casa da Cal - Quinta do Pisão
Formador
Natacha Alexandra Moreira Bacalhau
RITA ALEXANDRA DUARTE BORGES
Destinatários
Professores dos grupos 110 e 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
- Compreender a importância de formar uma geração conhecedora, consciente e responsável em relação ao oceano e que valorizará a sua importância para o desenvolvimento de Portugal e para a sustentabilidade do planeta; - Aumentar a motivação e capacidade para incluir os temas do oceano nas aprendizagens essenciais do 1º ciclo e na criação de nos domínios de autonomia curricular com esta temática; - Compreender a complexidade da nossa relação com o oceano e a importância dos ecossistemas e biodiversidade marinhos para a sustentabilidade do planeta e descarbonização da economia; - Identificar os impactos da humanidade no oceano e comportamentos que permitirão agir em prol da sustentabilidade do planeta.
Conteúdos
Distribuição dos conteúdos pela carga horária e pelas diversas tarefas. A oficina de formação será estruturada em sessões online, síncronas (6H), assíncronas (4H), e duas sessões presenciais (5H). Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo de formulação de propostas e de materiais didáticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas. A formação deverá ser ministrada com a seguinte ordem de temas e sessões (conjuntas síncronas - S; A distância assíncrona - @D; Presenciais- P).: 1 - S,120 min Introdução ao funcionamento da plataforma Como é o oceano? - Geografia e topografia subaquática; características F.Q. 2 - @D, 170 min Como é o oceano? - Biodiversidade e Ecossistemas marinhos 3 - S, 120 min Como é o oceano? Biodiversidade e Ecossistemas marinhos (conclusão) Porque é importante o oceano? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 4 - @D, 130 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 5 - S, 120 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Como influenciou o oceano a humanidade? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 6 - P, 150 min Como se protege o oceano? O que há por descobrir no oceano? Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos 7 - P, 150 min Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos e de conteúdos através de questionário.
Avaliação
A avaliação será realizada formativamente, através de feedback e da autoavaliação. Serão aplicadas grelhas de avaliação com níveis de desempenho. O trabalho presencial e a distância terão uma ponderação de 40% e serão considerados os seguintes parâmetros: i) participação/colaboração; ii) questionário final. O trabalho autónomo terá uma ponderação de 60%. Os trabalhos partilhados no e-portefólio poderão ser votados através de poll, por todos os formandos, contribuindo para a avaliação final. Será fornecido feedback oral durante as sessões presenciais e feedback escrito aos e-portefólios dos formandos. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguintes escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 19:50 | 1:50 | Online assíncrona |
3 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:10 | 2:10 | Online assíncrona |
5 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 20-12-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 20-12-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
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