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Estimados Professores
Informa-se que o Cronograma da Avaliação Externa do Desempenho Docente 24/25 pode ser consultado no separador Documentos.
O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
DIVULGAÇÃO

Ref. 74T1 Inscrições abertas até 26-03-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD 5
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 4.0 horas
Início: 27-03-2025
Fim: 27-03-2025
Regime: Presencial
Local: Auditório da Escola Secundária Fernando Lopes Graça
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Ana Paula Faria Ferreira
Destinatários
Todos
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Todos. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Aperfeiçoar as competências dos professores para ajudarem os seus alunos a: o Interagirem de forma crítica com as informações apresentadas online; o Tornarem-se eficientes em tarefas de pesquisa; o Encontrarem informações fiáveis e precisas com rapidez; o Aplicarem as metodologias e ferramentas disponibilizadas com elementos da sua comunidade.
Observações
Os formandos deverão fazer-se acompanhar de um computador portátil ou um smartphone para a realização das tarefas práticas.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Construir Pontes entre a Escola e o Museu - O Palácio de Queluz como Ferramenta Pedagógica
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Curso
25.0 horas
b-learning
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Ref. 66T2 Inscrições abertas até 01-04-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130759/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 02-04-2025
Fim: 09-05-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela e Palácio de Queluz
Formador
Ana Rosa de Noronha da Costa Bispo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
-Aproveitar a riqueza e singularidade do Palácio de Queluz como espaço de aprendizagem para as diversas áreas do conhecimento; -Dotar os docentes de recursos e estratégias adequadas e atualizadas para a exploração do espaço museológico a partir da diversidade de perspetivas proporcionadas por cada área disciplinar; -Incrementar,através da fruição das obras de arte,a prática pedagógica do ensino nas várias disciplinas; -Produzir materiais didático-pedagógicos inovadores que se ajustem e/ou complementem os currículos escolares de forma a serem explorados em contexto de sala de aula e de forma transversal nas diferentes disciplinas; -Criar estratégias que favoreçam hábitos de salvaguarda do património,associando-o à identidade cultural dos alunos e,consequentemente, os envolver na preservação e responsabilização pelos espaços e tempos culturais; -Refletir sobre práticas pedagógicas que promovam aprendizagens em diversas áreas,bem como a colaboração e o respeito pelos outros e pela diversidade.
Conteúdos
1. Enquadramento temático. (Sessão 1 - presencial - 3h) 1.1. Apresentação; explicação das atividades propostas; apresentação dos objetivos e do processo de avaliação. 1.2. Introdução à história do Palácio Nacional de Queluz. 2. O Palácio como fonte de conhecimento e local privilegiado no processo de aprendizagem - As múltiplas oportunidades de conhecimento gerado através da exploração do espólio museológico: diversidade de perspetivas a partir das diferentes disciplinas. (Sessões 2, 3, 4, 5 - síncronas - 8h) 2.1 Contextualização histórica 2.1.1. O tempo de D. José, de D. Maria I, de D. João VI e de D. Pedro IV: entre o absolutismo e o liberalismo em Portugal. 2.2. Os arquitetos Mateus Vicente de Oliveira, Jean-Baptiste Robillion e Manuel de Sousa Caetano. 2.2.1. O barroco, o rococó e o neoclássico presentes nas diversas manifestações artísticas: na arquitetura, na decoração dos espaços interiores, na pintura, na escultura e nos jardins à francesa. 2.3. Aspetos da vida quotidiana na corte: a quinta de recreio de Queluz - a residência de veraneio no século XVIII: os momentos de ócio e de entretenimento, a religião, a higiene e o modo de vestir, as refeições diárias e os banquetes, a educação do Príncipe Herdeiro. 2.4. Aspetos da vida quotidiana na corte: Queluz enquanto residência oficial da família real, no século XIX: o incêndio da Real Barraca da Ajuda, a demência de D. Maria I, as invasões francesas, a partida da família real para o Brasil e o seu regresso, o exílio de D. Carlota Joaquina. 3. A visita de estudo como estímulo à fruição do espaço museológico. (Sessão 6 - presencial - 4h) 3.1. A observação, a reflexão e a interpretação da obra de arte como formas de sentir e exercitar a imaginação numa viagem de descoberta. 3.2. O museu e o despertar da criatividade. 4. Produção de recursos. (7h - trabalho autónomo) 4.1. Realização dos desafios propostos após cada sessão síncrona. 4.2. Produção de materiais/ferramentas/estratégias para a sala de aula. 5. Reflexão, debate e partilha de ideias. (Sessão 7 - presencial - 3h) 5.1. Apresentação dos materiais/ferramentas/estratégias produzidos pelos formandos.
Metodologias
Estrutura do Curso: -Apresentação; regime de avaliação; bibliografia e webgrafia essenciais; introdução à história do Palácio de Queluz (sessão 1). -Exploração dos diversos temas relacionados com o quotidiano de corte em Queluz nos séculos XVIII e XIX: Queluz - quinta de veraneio vs Queluz - residência oficial da família real (sessões 2,3,4,5). -Realização de desafios (trabalho autónomo, após cada sessão síncrona), de modo a promover uma maior dinâmica das sessões. -Visita ao Palácio de Queluz: fruição do objeto artístico autêntico; exploração, em contexto, dos conteúdos abordados nas sessões síncronas (sessão 6). -Apresentação dos recursos pedagógicos realizados por cada docente (sessão 7) e estímulo à partilha de memórias, sugestões e experiências. -Trabalho autónomo (sessões assíncronas): consiste em sete horas, distribuídas da seguinte forma: quatro horas para a realização do recurso didático e uma hora (no total de três) após cada sessão síncrona para a realização dos desafios.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 02-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 03-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME