2
Contactos
Rua Dr. Fernando M. F. Batista Viegas, 1 2750-503 Cascais
214 532 402

Oferta Formativa

Consulte informações sobre a oferta formativa

Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

Consulte a legislação em vigor

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

DIVULGAÇÃO

240

ACD - Fundamentos de habilidades Motoras - modalidade atletismo

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Professores do grupo de recrutamento 110

Escola Básica Rómulo de Carvalho


Ler mais Ler menos

Ref. 98T1 Inscrições abertas até 22-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 23-09-2025

Fim: 24-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Rómulo de Carvalho

Formador

Daniel Filipe Martins Leandro

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC

Objetivos

Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.

Conteúdos

Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit

Metodologias

Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-09-2025 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 24-09-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
241

ACD - Fundamentos de habilidades Motoras - modalidade atletismo

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Professores do grupo de recrutamento 110

Escola Básica Raúl Lino


Ler mais Ler menos

Ref. 98T2 Inscrições abertas até 30-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 01-10-2025

Fim: 02-10-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Raúl Lino

Formador

Daniel Filipe Martins Leandro

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC

Objetivos

Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.

Conteúdos

Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit

Metodologias

Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 02-10-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
232

Literacia Mediática

Curso

 

40.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

e-learning


Ler mais Ler menos

Ref. 60T2 Inscrições abertas até 02-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126134/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 40.0 horas

Início: 03-10-2025

Fim: 19-12-2025

Regime: e-learning

Local: e-learning

Formador

Carlos Dinis Pinheiro

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Objetivos

- Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação; - Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar; - Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo; - Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar; - Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis; - Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática; - Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores digitais responsáveis e críticos.

Conteúdos

Módulo 1 - Plano Nacional de Literacia Mediática Plano Nacional para a Literacia Mediática Apresentação do plano de formação de formadores. Relevância da Literacia Mediática. Referenciais de Literacia Mediática e Informacional (LMI) - UNESCO. Competências Chave. Introdução à LM - As sete Competências da LM; LM e a Cidadania Empoderada; LM e o papel das Bibliotecas. Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Integrar/promover a LM na escola: na sala de aula, nas BE, nos clubes Documentos enquadradores estruturantes: o PASEO. TA Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Formas, Estratégias e Metodologias de integração da LM em contexto escolar com base nos documentos referenciais: Metodologias de LM. Problemáticas atuais da LM: identificação das mais relevantes para os respetivos contextos. Promoção da LM em contexto de sala de aula; Módulo 2 - Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM Identificação e Exploração de recursos pedagógicos e didáticos internacionais sobre LM: CoE/UNESCO/EDMO/Exploração de recursos nacionais: DGE – Cidadania/RBE/LEMEL/PICCLE/ Milobs/Seguranet. - Conteúdos didáticos e exemplos de práticas inovadoras em LM; LM e multidisciplinaridade (Cidadania); Múltiplas literacias: LM, Informacional e Digital; Formação de formadores em LM e disseminação. TA : Seleção, leitura e reflexão de recursos orientadores: Referencial DGE/RBE); desenvolver propostas de aplicação em contextos de aprendizagem formal, informal, não-formal; Anúncios: o que devemos saber? Para onde caminhamos? Privacidade online; Construção de infografia/poster/podcast; LM e as questões éticas no uso e consumo de informação mediática. Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula; do consumidor de media passivo ao consumidor crítico; Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast); Conceção de um plano de aula, seguindo estrutura definida, que poderá vir a integrar um manual de recursos partilháveis. Temas: IA, discursos de ódio, desinformação, redes sociais, privacidade. Módulo 3 - A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM Dos media tradicionais aos digitais. - Análise crítica, produção reflexiva e participação e intervenção social através dos media. Introdução à IA na Educação (noção de algoritmo, o que é a IA, exploração de LLM como o ChatGPT ou o Bard e suas vantagens nas atividades pedagógicas); Usos gerais da IA e implicações éticas e riscos (Linhas Orientadoras da CE para professores na área da AI, a nova legislação europeia; como ser um alfabetizado mediático crítico? TA: Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial; Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos. Avaliação da formação: resumo das competências adquiridas, feedback e reflexão. Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: e-portefólio (recursos resultantes do trabalho realizado nas sessões assíncronas; relatório crítico; participação nos fóruns abertos na plataforma LMS).

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
3 04-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
5 11-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
7 18-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 25-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
9 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
10 11-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online assíncrona
11 18-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
12 19-12-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona

INSCREVER-ME