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DIVULGAÇÃO
Ref. 53T1 Inscrições abertas até 07-10-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118547/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 08-10-2024
Fim: 12-12-2024
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Emanuel Jorge Ferreira Martinho
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas do concelho de Cascais
Objetivos
No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).
Conteúdos
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.
Anexo(s)
Observações
Alteração na calendarização
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Ref. 54T1 Inscrições abertas até 09-10-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119855/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 15.0 horas
Início: 10-10-2024
Fim: 07-11-2024
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
1. Definir, em contexto de escola, qual o modelo de avaliação que deverá orientar a reflexão e discussão. 2. Definir, por departamento curricular, os critérios de avaliação de cada uma das disciplinas a partir dos pressupostos do DL 55/2018, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais. 3. Repensar, por departamento curricular, sobre as estratégias que podem promover o desenvolvimento de competências. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
Esta é uma ação de formação que totaliza 15 horas de formação de caráter teórico- -prático, em modalidade e-learning, encontrando-se organizada em três módulos. A partir das diferentes contribuições, os formadores esperam ajudar a construir critérios de avaliação assentes na preocupação de avaliar para e as aprendizagens 1.º módulo (3 h.) Possibilidades da avaliação pedagógica no DL 55/2018 b) Princípios e oportunidades do Decreto-Lei n.º 55/2018; c) Princípios da avaliação pedagógica; d) A avaliação pedagógica: avaliação formativa, sumativa, feedback e autoavaliação; e) O lugar do Perfil dos Alunos no processo de planificação dos docentes; f) Diferenças entre tarefas e insturmentos de avaliação; 2.º módulo (6 h.) Critérios de Avaliação e as especificidades de cada área de saber g) As especificidades do conhecimento disciplinar na definição dos critérios de cada discipina; h) Os critérios de avaliação como mote para pensarmos a intecionalidade do ato pedagógico (o que avaliar, como avaliar, quando avaliar); i) Os domínios e descritores de avaliação; j) O impacto da ponderação nos critérios de avaliação. k) Espaços de trabalho cooperativo entre pares de modo a potenciar a reflexão sobre a construção dos critérios gerais de avaliação de escola e de uma planificação, por ciclo, privilegiando uma coerência vertical e horizontal. 3ª Módulo (5 horas) Critérios de Avaliação e a avaliação das atitudes; l) A dimensão atitudinal; m) A avaliação da atitudes e de comportamentos n) A atitudes nos critérios de avaliação.
Metodologias
O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totaliza 15 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade de e-learning. Importa esclarecer que os formadores estarão a trabalhar em conjunto, existindo alturas em que os mesmos estão em par pedagógico e outros momentos em que estarão a acompanhar o trabalho dos seus grupos. 1ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate. 2ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 3ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 4ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento. 5ª Sessão (3 h) a) Palestra e debate; b) Apoio tutorial em departamento.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Ref. 50T1 Inscrições abertas até 13-10-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118554/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 14-10-2024
Fim: 09-12-2024
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Metodologias
As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 59T1 Inscrições abertas até 16-10-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120073/23
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 17-10-2024
Fim: 05-12-2024
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.
Conteúdos
1. Enquadramento curricular: documentos de referência 3 horas; 2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 3 horas; 3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 3 horas; 4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores-alunos - 3 horas; 5. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards. - 3 horas; 6. Processos de recolha de informação - 3 horas; 7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos de intervenção desenvolvidos no âmbito da oficina - 7 horas.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
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