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O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
DIVULGAÇÃO

Ref. 98T2 Inscrições abertas até 30-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 01-10-2025
Fim: 02-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica Raúl Lino
Formador
Daniel Filipe Martins Leandro
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC
Objetivos
Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.
Conteúdos
Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit
Metodologias
Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 97T1 Inscrições abertas até 06-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129467/24
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 07-10-2025
Fim: 27-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Formador
Maria de Fátima da Silva Garcia Saraiva
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Promover estratégias de ensino cooperativo/colaborativo, com impacto no desenvolvimento das AE e na avaliação das aprendizagens; Analisar e refletir sobre a importância da coadjuvação enquanto processo colaborativo e de desenvolvimento de autonomia dos professores envolvidos.
Conteúdos
Currículo: dos referenciais à gestão Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular. As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA. Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios Os Jogos- Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 4, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. Atividades Rítmicas Expressivas - análise, organização e planeamento curricular do Bloco 6, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. A Patinagem - a análise, organização e planeamento curricular do Bloco 5, enquanto conteúdo lecionado no 3.º e 4.º anos. Ginástica - Análise, organização e planeamento.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 42T2 Inscrições abertas até 09-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123552/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 10-10-2025
Fim: 21-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e secundária da Cidadela
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
- Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. -Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. -Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. -Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; -Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial - O que é IA? - Breve história da IA - Aplicações da IA em diferentes áreas - Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação - Potencial da IA para a educação - Benefícios da IA para professores e alunos - Desafios e preocupações éticas da IA na educação - Proteção de dados e privacidade do aluno. - Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação - Plataformas de aprendizagem adaptativa - Chatbots e tutores virtuais - Sistemas de reconhecimento de voz e imagem - Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA -Experimentação de diferentes ferramentas de IA - Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares - Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA - Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino - Ferramentas de IA para avaliação individualizada - Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação - Tendências da IA na educação - O papel do professor no futuro da educação com IA - Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final - Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA - Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto - Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais - Apresentação dos projetos pelos participantes - Feedback e debate sobre os projetos - Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação
Avaliação
• Elaboração de um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula, com os seguintes elementos: o Descrição da ferramenta de IA a ser utilizada o Área curricular e nível de ensino o Objetivos da atividade o Metodologia de aplicação o Recursos necessários o Avaliação da atividade
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 40T4 Inscrições abertas até 13-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119340/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 14-10-2025
Fim: 09-12-2025
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.
Conteúdos
I Situando a aprendizagem (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática vi. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido
Avaliação
De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões: 20%; 2) Produção de trabalhos ou materiais no âmbito dos conteúdos do curso de formação: 60% (criação de materiais, síntese oral e relatório escrito, anexando os dados recolhidos nas aulas em que foram aplicadas as tarefas). 3) Reflexão crítica 20% (relatório individual sobre o curso de formação). Considera-se desistente o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do n.º de horas presenciais de duração da ação), não devendo por isso ser avaliado quantitativamente.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
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