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Estimados Professores

Informa-se que o Cronograma da Avaliação Externa do Desempenho Docente 24/25 pode ser consultado no separador Documentos

O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola. 

Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente. 

Por isso, agradece-se a vossa comprensão  e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira. 

Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga. 

O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação. 

Com os melhores cumprimentos 

A Diretora do CFECC

Manuela Jacinto 

DIVULGAÇÃO

221

O vídeo como ferramenta pedagógica e didática: criação e produção de recursos educativos digitais

Curso

 

25.0 horas

 

b-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Escola Básica e Secundária da Cidadela


Ler mais Ler menos

Ref. 87T1 Inscrições abertas até 18-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134695/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 19-05-2025

Fim: 30-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

Formador

Manuel Alberto Silva de Almeida

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Escolas de Cascais

Objetivos

Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo educativo; Dotar os formandos de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos educativos; Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo); Produzir RED potenciadores da construção do conhecimento; Promover a partilha dos RED produzidos numa comunidade.

Conteúdos

Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos Visualização de curtas-metragens produzidas em contexto escolar A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara Som e imagem: a importância no vídeo educativo Storyboard / guião Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem Formatos e suportes de imagem Hardware e software de aquisição de imagem Apresentação de ferramentas de edição de imagem Exploração de ferramentas de edição de imagem Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio Formatos e suportes de áudio Hardware e software de captura de som Técnicas de captura de áudio Utilização de camadas em composição multipista Edição e transformação de pistas de áudio Transições e efeitos de áudio Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final Módulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula Exploração de ferramentas de captura de ecrã Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo) Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo Visualização de vídeos sobre a temática Formatos e suportes de vídeo Hardware e software de captura de vídeo Noções sobre a captação de imagem e de áudio Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos Transições e sequências de vídeo Técnicas de Render Módulo VI – Projeto Criação de um projeto “vídeo-aula” Apresentação e partilha do projeto Reflexão conjunta sobre a ação

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-05-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 26-05-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
3 02-06-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
4 05-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 19-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
6 23-06-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
7 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:12 3:12 Online síncrona
8 30-06-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
224

IX Fórum - Voz dos Jovens / Cidadania e Desenvolvimento

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Auditório Paula Rego - Cascais


Ler mais Ler menos

Ref. 89T1 Inscrições abertas até 18-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 6-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 19-05-2025

Fim: 19-05-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório Paula Rego - Cascais

Formador

Helena Maria Lourenço Abreu Patrão Neves

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação e Departamento de Educação da CMC

Objetivos

1. Partilhar e discutir práticas inspiradoras que possam fortalecer o trabalho que é realizado pelas escolas no domínio da Literacia Financeira; 2. Partilhar ferramentas metodológicas de suporte às aprendizagens essenciais a realizar no domínio da Literacia Financeira; 3. Refletir sobre processos educativos que articulam o contexto escolar com o contexto comunitário ao nível da literacia financeira e simultaneamente ao nível da participação democrática e aprendizagem da cidadania; 4. Apoiar os professores na criação de estruturas formais que incentivem e sustentem a participação ativa dos jovens nas decisões locais e escolares; 5. Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas;

Conteúdos

1. Planeamento e Gestão do Orçamento; Sistemas e Produtos Financeiros Básicos; Poupança; Crédito; 2. Práticas de participação democrática em contexto comunitário e a sua articulação com processos educativos no ensino obrigatório. 3. Metodologias e abordagens educativas utilizadas na aprendizagem da Democracia e da construção da Cidadania.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-05-2025 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME