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Legislação
Consulte a legislação em vigor
O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
DIVULGAÇÃO
Ref. 69T3 Inscrições abertas até 02-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119476/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 03-11-2025
Fim: 12-12-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Formador
Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
Promover o bem-estar em Educação. Promover o desenvolvimento de competências de resiliência e de eficácia nos professores. Compreender a importância da resiliência dos professores/educadores na promoção da qualidade do seu ensino, na aprendizagem e no desempenho académico dos seus alunos. Desenvolver competências relacionais, emocionais, pedagógicas e de gestão de desafios educativos pelos professores, dentro e fora da sala de aula, visando o sucesso em educação. Compreender que a resiliência dos professores é um processo que necessita de ser cultivado e desenvolvido ao longo do tempo. Saber utilizar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários da profissão docente. Fortalecer os professores para a superação dos desafios profissionais que enfrentam nas diferentes fases da sua carreira. Fomentar emoções positivas e crenças de eficácia docente com impacto na resiliência dos professores e na qualidade do seu ensino. Potenciar o aumento do número de estratégias de gestão pedagógica na sala de aula. Promover a capacidade e o prazer de refletir, de forma sistemática, sobre as práticas de ensino e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo.
Conteúdos
1. Educação Positiva (4 horas) 1.1. Fundamentos científicos da Educação Positiva 1.2. A Educação para o bem-estar - Desenvolvimento de virtudes e forças de caráter em professores e alunos 1.3. Relação entre o desenvolvimento de competências de bem-estar profissional nos professores e o sucesso dos seus alunos 2. Competências de Resiliência em professores (4 horas) 2.1. Definição e conceito de resiliência em professores 2.2. Relação entre resiliência dos professores, qualidade de ensino e promoção da resiliência dos alunos 2.3. Desenvolvimento da resiliência ao longo da carreira docente 2.4. Níveis Micro, Meso e Macro da resiliência em professores 2.5. Fatores que contribuem para a resiliência em professores 2.6. Impacto da resiliência em professores a nível individual e na qualidade do processo educativo 3. Competências relacionais em Educação (Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários) (4 horas) 3.1. Clima escolar como fator de risco e proteção na comunidade escolar 3.2. Comunicação para relacionamentos positivos e de sucesso em Educação 3.3. Redes de suporte, relacionamentos e eficácia nos sistemas educativos 4. Competências emocionais em Educação (4 horas) 4.1. Importância e impacto das emoções nos professores e nos alunos 4.2. Estratégias de regulação de emoções para um ensino e aprendizagem eficazes 4.3. Importância das emoções e da regulação de emoções nas relações educativas (empatia e assertividade) 4.4. Importância das emoções positivas como promotoras de sucesso em Educação 5. Competências de gestão de desafios educativos (3 horas) 5.1. Como manter um bom equilíbrio trabalho-vida pessoal 5.2. Estratégias de resolução de desafios educativos: mecanismos individuais de coping e o trabalho colaborativo entre professores 6. Competências pedagógicas para um ensino eficaz (3 horas) 6.1. Ensino e aprendizagem eficazes 6.2. Organização da sala de aula e produção de materiais 6.3. Gestão do trabalho dos alunos 6.4. Competências comunicacionais para o ensino eficaz 6.5. Avaliação formativa (avaliação para a aprendizagem) versus avaliação sumativa (avaliação da aprendizagem) 7. Competências pedagógicas para a gestão da sala de aula (3 horas) 7.1. Estratégias de gestão da sala de aula proativas e positivas 7.2. Aspetos afetivos e sociais da relação professor-aluno 7.3. Avaliação e gestão eficaz de desafios na sala de aula
Modelo
Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados: -a qualidade da participação na formação; -a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados;
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
| 2 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 12-12-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 56T3 Inscrições abertas até 04-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120086/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 05-11-2025
Fim: 17-12-2025
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Rosa Helena de Pernambuco Nogueira
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão
Conteúdos
1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e ética do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão - exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e o resto exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 2 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 3 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 4 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 5 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 6 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 7 | 17-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Ref. 81T2 Inscrições abertas até 04-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134228/25
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 05-11-2025
Fim: 15-12-2025
Regime: b-learning
Local: Agrupamento de Escolas da Cidadela
Formador
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1. - Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
| 3 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
| 4 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online síncrona |
| 8 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 104T1 Inscrições abertas até 05-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134301/25
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 06-11-2025
Fim: 20-12-2025
Regime: b-learning
Local: Casa da Cal - Quinta do Pisão
Formador
Natacha Alexandra Moreira Bacalhau
RITA ALEXANDRA DUARTE BORGES
Destinatários
Professores dos grupos 110 e 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110 e 120.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
- Compreender a importância de formar uma geração conhecedora, consciente e responsável em relação ao oceano e que valorizará a sua importância para o desenvolvimento de Portugal e para a sustentabilidade do planeta; - Aumentar a motivação e capacidade para incluir os temas do oceano nas aprendizagens essenciais do 1º ciclo e na criação de nos domínios de autonomia curricular com esta temática; - Compreender a complexidade da nossa relação com o oceano e a importância dos ecossistemas e biodiversidade marinhos para a sustentabilidade do planeta e descarbonização da economia; - Identificar os impactos da humanidade no oceano e comportamentos que permitirão agir em prol da sustentabilidade do planeta.
Conteúdos
Distribuição dos conteúdos pela carga horária e pelas diversas tarefas. A oficina de formação será estruturada em sessões online, síncronas (6H), assíncronas (4H), e duas sessões presenciais (5H). Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo de formulação de propostas e de materiais didáticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas. A formação deverá ser ministrada com a seguinte ordem de temas e sessões (conjuntas síncronas - S; A distância assíncrona - @D; Presenciais- P).: 1 - S,120 min Introdução ao funcionamento da plataforma Como é o oceano? - Geografia e topografia subaquática; características F.Q. 2 - @D, 170 min Como é o oceano? - Biodiversidade e Ecossistemas marinhos 3 - S, 120 min Como é o oceano? Biodiversidade e Ecossistemas marinhos (conclusão) Porque é importante o oceano? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 4 - @D, 130 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 5 - S, 120 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Como influenciou o oceano a humanidade? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 6 - P, 150 min Como se protege o oceano? O que há por descobrir no oceano? Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos 7 - P, 150 min Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos e de conteúdos através de questionário.
Avaliação
A avaliação será realizada formativamente, através de feedback e da autoavaliação. Serão aplicadas grelhas de avaliação com níveis de desempenho. O trabalho presencial e a distância terão uma ponderação de 40% e serão considerados os seguintes parâmetros: i) participação/colaboração; ii) questionário final. O trabalho autónomo terá uma ponderação de 60%. Os trabalhos partilhados no e-portefólio poderão ser votados através de poll, por todos os formandos, contribuindo para a avaliação final. Será fornecido feedback oral durante as sessões presenciais e feedback escrito aos e-portefólios dos formandos. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguintes escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 19:50 | 1:50 | Online assíncrona |
| 3 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 4 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:10 | 2:10 | Online assíncrona |
| 5 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 20-12-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
| 7 | 20-12-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 83T1 Inscrições abertas até 09-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132200/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 12.0 horas
Início: 10-11-2025
Fim: 01-12-2025
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Rita Afonso Pedro
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais
Objetivos
- Enquadrar historicamente as diferentes práticas e metodologias da Filosofia COM e/ou PARA crianças - Problematizar o conceito de Infância - Sensibilizar para uma escuta atenta e cuidada das perguntas das crianças, considerando a sua dimensão filosófica e o seu potencial criativo - Potenciar a construção de novas dinâmicas relacionais a partir dessa escuta - Proporcionar alguns exercícios filosóficos, recorrendo às ferramentas artísticas
Conteúdos
Apresentação de diferentes metodologias relacionadas com a prática da Filosofia com Crianças e, a sua relação com as Artes e a Cidadania A Infância pensada pelos filósofos da antiguidade. Outras infâncias afirmadas pela Filosofia contemporânea. O território do espanto filosófico e os porquês na Infância. Apresentação de um trabalho artístico e multidisciplinar, englobando a prática da Filosofia com Crianças: E se tudo fosse amarelo?, da artistas Sílvia Real com Grupo 23: Silêncio! Exercícios práticos de Filosofia com Crianças, em articulação com a Arte.
Avaliação
Os/as Formandos/as serão avaliados/as utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetro de avaliação estabelecidos pelo CFAE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 01-12-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Ref. 52T4 Inscrições abertas até 09-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122297/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 10-11-2025
Fim: 17-12-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Sofia Almeida Bernardo
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade no contacto com os Pais e Enc. Educação. Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação. Tomar consciência do seu estilo de comunicação. Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais. Conhecer os princípios básicos da influência e o impacto de cada um deles. Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia. Saber como construir argumentos válidos e verdadeiros. Tomar consciência da sua linguagem corporal, voz e relação com o espaço. Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas. Desenvolver competências na gestão de conflito.
Conteúdos
1. Organizar a mensagem: que objetivo, que público, que meio? 1.1. Dividir a informação em blocos - a dimensão certa para cada ingrediente 1.2. Explicar ou ilustrar? - comunicar com imagens 1.3. Equilibrar imagens e informação Exercícios: aplicação de estruturas de seleção e organização da mensagem 2. Personalização: diferentes públicos e diferentes perfis de comunicação 2.1. Reconhecer o seu estilo pessoal de comunicação 2.2. Identificar o público e os seus perfis de comunicação Exercícios: teste de autoanálise do perfil de comunicação 3. O papel da influência positiva nas reuniões 3.1. Princípios fundamentais da influência 3.2. O papel do storytelling 3.3. Ilustrar com linguagem figurativa 3.4. Suportar a ideia com exemplos, estatísticas e testemunhos Exercícios: simulação de situações reais 4. Como construir mensagens assertivas - argumentos válidos e eficazes 4.1. Construir uma argumentação - estrutura e elementos 4.2. Escolher as palavras e identificar o seu papel Exercícios: aplicação de uma estrutura de argumentação 5. O corpo, a voz e o espaço - o que pode controlar na linguagem não verbal 5.1. O papel do silêncio e do ritmo - muletas da comunicação 5.2. Movimentação - como usar o espaço a comunicar 5.3. Comunicar em ambiente virtual - adaptar ao online Exercícios: simulação e análise individual 6. Responder a perguntas e resolver objeções: identificar e preparar com antecipação 6.1. Identificar e categorizar as principais objeções 6.2. Gerir objeções em contexto de grupo e individual 6.3. A importância da preparação Exercícios: aplicação da matriz de objeções 7. Estratégias para gerir e resolver conflitos 7.1. As fases do conflito 7.2. Gestão eficaz e prevenção de conflitos Exercícios: simulação e recriação de conflitos reais
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
| 6 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
| 8 | 17-12-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
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