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Consulta e download de documentos e formulários.
Legislação
Consulte a legislação em vigor
O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
Aviso de abertura de Concurso para Técnico Especializado para apoio às atividades do Centro de Formação de Cascais (horário 15)
consultar detalhe da oferta.
DIVULGAÇÃO

Ref. 98T2 Inscrições abertas até 30-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 01-10-2025
Fim: 02-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica Raúl Lino
Formador
Daniel Filipe Martins Leandro
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC
Objetivos
Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.
Conteúdos
Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit
Metodologias
Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 97T1 Inscrições abertas até 06-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129467/24
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 07-10-2025
Fim: 27-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Formador
Maria de Fátima da Silva Garcia Saraiva
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Promover estratégias de ensino cooperativo/colaborativo, com impacto no desenvolvimento das AE e na avaliação das aprendizagens; Analisar e refletir sobre a importância da coadjuvação enquanto processo colaborativo e de desenvolvimento de autonomia dos professores envolvidos.
Conteúdos
Currículo: dos referenciais à gestão Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular. As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA. Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios Os Jogos- Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 4, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. Atividades Rítmicas Expressivas - análise, organização e planeamento curricular do Bloco 6, enquanto conteúdo lecionado ao longo do 1.º CEB. A Patinagem - a análise, organização e planeamento curricular do Bloco 5, enquanto conteúdo lecionado no 3.º e 4.º anos. Ginástica - Análise, organização e planeamento.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 42T2 Inscrições abertas até 09-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123552/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 10-10-2025
Fim: 21-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e secundária da Cidadela
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
- Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. -Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. -Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. -Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; -Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial - O que é IA? - Breve história da IA - Aplicações da IA em diferentes áreas - Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação - Potencial da IA para a educação - Benefícios da IA para professores e alunos - Desafios e preocupações éticas da IA na educação - Proteção de dados e privacidade do aluno. - Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação - Plataformas de aprendizagem adaptativa - Chatbots e tutores virtuais - Sistemas de reconhecimento de voz e imagem - Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA -Experimentação de diferentes ferramentas de IA - Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares - Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA - Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino - Ferramentas de IA para avaliação individualizada - Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação - Tendências da IA na educação - O papel do professor no futuro da educação com IA - Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final - Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA - Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto - Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais - Apresentação dos projetos pelos participantes - Feedback e debate sobre os projetos - Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação
Avaliação
• Elaboração de um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula, com os seguintes elementos: o Descrição da ferramenta de IA a ser utilizada o Área curricular e nível de ensino o Objetivos da atividade o Metodologia de aplicação o Recursos necessários o Avaliação da atividade
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 58T3 Inscrições abertas até 09-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125884/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 13-10-2025
Fim: 19-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela
Formador
Paulo Alexandre Folgado Madeira Gonçalves
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Objetivos
Desenvolver práticas de referência respeitantes a proteção de dados, designadamente abstendo-se de tratar dados pessoais que não sejam essenciais para a finalidade pedagógica e adotando comportamentos responsáveis, quando se tem acesso a dados pessoais de alunos, professores e outros titulares dos dados; Criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção, que abordem estas temáticas em contexto educativo; Articular as temáticas propostas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais, assim como com a ENEC, nomeadamente nos domínios Segurança, Defesa e Paz e Media; Debater estratégias de sensibilização junto dos alunos para a importância da Cidadania Digital, destacando as áreas da Cibersegurança e da Proteção de Dados.
Conteúdos
Módulo 1: Proteção de dados em contexto escolar Reflexão e análise de documentação de referência; Desenvolver práticas relativas à proteção de dados na escola. Módulo 2: A Cibersegurança na Escola As plataformas digitais e as recomendações de segurança; Desenvolver práticas relativas à Cibersegurança na escola. Módulo 3: Iniciativas promotoras da Proteção de Dados e da Cibersegurança nas Escolas: Iniciativas e campanhas do Centro de Sensibilização SeguraNet; Iniciativas e campanhas do Centro Nacional de Cibersegurança; O Selo de Segurança Digital; A integração curricular e transversalidade das temáticas. Módulo 4: Desenvolvimento de projetos de Cibersegurança e de proteção de dados (5 horas - 3horas síncronas+2horas assíncronas) Análise de projetos existentes no âmbito da Cibersegurança e de proteção de dados; Conceção de projetos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando. Módulo 5: Avaliação e reflexão. Apresentação, partilha e reflexão dos planos desenvolvidos pelos formandos durante o curso.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
11 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online assíncrona |
INSCREVER-ME

Ref. 40T4 Inscrições abertas até 13-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119340/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 14-10-2025
Fim: 09-12-2025
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
O1) Reflexão sobre os pressupostos da organização do trabalho pedagógico comprometido com o desenvolvimento de competências, a partir da compreensão dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das conceções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Compreensão dos pressupostos de uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras. O4) Construção de tarefas, estratégias e recursos didáticos em contexto de cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem os materiais coconstruídos no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.
Conteúdos
I Situando a aprendizagem (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as práticas de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspetivas i. Apresentação ii. Identificação na prática docente as questões ou preocupações a discutir iii. Indicações de esforços realizados para compreender e ultrapassar barreiras às aprendizagens iv. Dificuldades e expectativas em relação ao processo de ensino aprendizagem avaliação v. Estabelecer uma unidade dialética entre teoria e prática vi. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? II Autonomia e Flexibilidade Curricular (Sinopse: Compreensão das conceções de Currículo e do processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) a. Polissemia do conceito de currículo b. Autonomia e flexibilidade curricular c. Documentos curriculares (Despacho 6605-A/2021) a. Aprendizagens Essenciais b. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória c. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania d. Perfis Profissionais / de competências d. Prioridades e opções curriculares estruturantes (DL 55/2018, art. 19º) e. Dinâmicas pedagógicas (DL 55/2018, art. 21º) III Metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens culturalmente significativas e humanamente empoderadoras (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico.) a. Diferenciação pedagógica b. A corresponsabilização e coautoria do aluno na aprendizagem c. Práticas para uma avaliação pedagógica (princípios, natureza da avaliação, feedback, auto e heteroavaliação, rubricas) d. A construção do ambiente educativo (gestão flexível de propostas e atividades de aprendizagem: agrupamento dos alunos, integração curricular e equipas multidisciplinares; diversificação dos ambientes de aprendizagens; pluralização dos modos de trabalho dos alunos) e. A organização do trabalho pedagógico (planificação e sequência didática; tarefas; recursos didáticos) f. Métodos pedagógicos VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho desenvolvido
Avaliação
De acordo com a legislação em vigor, isto é, o Decreto-lei nº 22/2014 de 11 de fevereiro e a Carta Circular CCPFC-1/2014 de abril de 2014, a avaliação será efetuada com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação, sendo expressa na escala de 1 a 10: 1) Participação e realização das tarefas nas sessões: 20%; 2) Produção de trabalhos ou materiais no âmbito dos conteúdos do curso de formação: 60% (criação de materiais, síntese oral e relatório escrito, anexando os dados recolhidos nas aulas em que foram aplicadas as tarefas). 3) Reflexão crítica 20% (relatório individual sobre o curso de formação). Considera-se desistente o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do n.º de horas presenciais de duração da ação), não devendo por isso ser avaliado quantitativamente.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME

Ref. 78T2 Inscrições abertas até 13-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133298/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 14-10-2025
Fim: 16-12-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Secundária Frei Gonçalo Azevedo
Formador
Maria Teresa de Carvalho Gonçalves Samora Macara
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas de Cascais
Objetivos
Com este curso de formação pretende-se proporcionar o debate, a construção e a operacionalização quer de metodologias e técnicas quer de instrumentos, recursos e produtos pedagógicos e/ou didáticos com vista a resolver problemas concretos e devidamente identificados ao nível da escola e/ou da sala de aula. Assim, pretende-se que os formandos possam vivenciar e explorar as potencialidades das ações educativas de sucesso com vista a: 1. Capacitar, os professores, sobre os processos de ensino baseados na aprendizagem dialógica. 2. Capacitar, os professores, sobre as fases de transformação de um contexto educativo em comunidade de aprendizagem. 3. Capacitar, os professores, sobre a importância de uma prática assente em princípios teóricos e concetuais cientificamente fundamentados. 4. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
Bases Científicas das comunidades de aprendizagem e a Aprendizagem dialógica. Bases científicas das comunidades de aprendizagem 1.1 Introdução às comunidades de aprendizagem; 1.2 A sociedade da informação; 1.3 Bases científicas das comunidades de aprendizagem;1.4 Ações educativas de sucesso. Aprendizagem dialógica 2.1 Da abordagem individual à comunidade; 2.2 Aprendizagem dialógica; 2.2.1 Diálogo igualitário; 2.2.2 Inteligência cultural; 2.2.3 Transformação; 2.2.4 Dimensão instrumental; 2.2.5 Criação de sentido; 2.2.6 Solidariedade; 2.2.7 Igualdade de diferenças. Transformação de um centro educativo numa comunidade de aprendizagem 3.1 Fases de transformação de uma escola em comunidade de aprendizagem; 3.1.1 A sensibilização; 3.1.2 A tomada de decisão; 3.1.3 O sonho; 3.1.4 A seleção de prioridades; 3.1.5 A planificação; 3.2 Organização de uma comunidade de aprendizagem. A multiculturalidade nas comunidades de aprendizagem 5.1 Formas de racismo na convivência; 5.2 A perspetiva comunicativa na igualdade entre as diferenças; 5.3 Diversidade e excelência: ação positiva. Grupos Interativos 6.1 Grupos em sala de aula; 6.1.1 Igualdade de oportunidades no acesso: mistura; 6.1.2 A diversidade a partir da diferença: homogeneização; 6.1.3 Igualdade de oportunidades de acesso e resultados: inclusão; 6.2 Grupos interativos; 6.2.1 Características e funcionamento; 6.2.2 Aprendizagem dialógica em grupos interativos; 6.2.3 O que é e o que não é um grupo interativo; 6.2.4 Impacto dos grupos interativos. Experimentar um grupo interativo. As Tertúlias Dialógicas 7.1 Tertúlias literárias dialógicas; 7.2 Outras tertúlias dialógicas. Experimentar uma tertúlia literária dialógica. Módulo 8 e módulo 4: Módulo 8 - 8.1 Tipos de participação das famílias nas escolas; 8.2 Ações de sucesso na participação educativa da comunidade; 8.2.1 Leitura dialógica; 8.2.2 Extensão do tempo de aprendizagem; 8.2.3 Comissões de trabalho mistas. Módulo 4 O papel do voluntariado 4.1 Quem são os voluntários, como é que colaboram e o que é que trazem? 4.2 Coordenação e gestão do voluntariado. A Formação de Familiares e Formação Dialógica de Professores 9.1 Formação de familiares; 9.2 Formação dialógica de professores. Modelo dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos 10.1 Do modelo disciplinar ao modelo dialógico; 10.2 A socialização preventiva da violência de género. Avaliação da ação.
Avaliação
- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. - Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo. - Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 06 de maio e respeitando todos os normativos legais da avaliação contínua de professores.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 16-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
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