Contactos
Oferta Formativa
Consulte informações sobre a oferta formativa
Documentos
Consulta e download de documentos e formulários.
Legislação
Consulte a legislação em vigor
O Centro congratula-se pelo vosso envolvimento na formação abrangente e diversificada, tendo em vista potenciar o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizacional da escola.
Contudo, a intervenção formativa de qualidade está aquém das necessidades manifestadas neste tempo estratégico de recuperação do tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira docente.
Por isso, agradece-se a vossa comprensão e tudo faremos para superar os desafios que se avizinham na formação contínua de professores associada à progressão na carreira.
Em termos administrativos, relembra-se que a inscrição nas ações de formação não é sinal de obtenção de vaga.
O formando recebe, posteriormente, um email a confirmar a obtenção de vaga na ação.
Com os melhores cumprimentos
A Diretora do CFECC
Manuela Jacinto
DIVULGAÇÃO

Ref. 98T2 Inscrições abertas até 30-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD - 8 - 2025
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 01-10-2025
Fim: 02-10-2025
Regime: Presencial
Local: Escola Básica Raúl Lino
Formador
Daniel Filipe Martins Leandro
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais / DPAF-CMC
Objetivos
Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nas várias habilidades que compõe as 3 áreas de desenvolvimento: corridas, saltos e lançamentos; Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, sendo um instrumento de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças.
Conteúdos
Ensino das corridas, saltos e lançamentos através do Kids Athletics Desenvolvimento das Capacidades através do Kids Fit
Metodologias
Na sessão teórica serão abordadas as matérias referentes à organização das atividades tanto administrativas como técnicas, valorizando a metodologia que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do aluno. Na sessão prática pretende-se que os monitores experimentem e sintam como é divertida a prática das diversas modalidades. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase a jogos e atividades simplificadas com base na mecânica dos movimentos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME

Ref. 57T3 Inscrições abertas até 05-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123756/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 06-10-2025
Fim: 10-11-2025
Regime: e-learning
Local: e-learning
Formador
Louise dos Santos Lima
Destinatários
Professores do ensino Básico, secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino Básico, secundário e educação especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação de Escolas de Cascais
Objetivos
O1. Compreender a relação dialógica entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018, em articulação com os referenciais curriculares (Despacho 6605-A/2021). O2. Compreender as diferenças entre métodos, estratégias, tarefas, instrumentos e recursos pedagógicos com vista ao desenho de metodologias comprometidas com as aprendizagens de todos e cada um dos alunos. O3. Construir instrumentos de avaliação segundo o referencial criterial. O5. Vivenciar e refletir sobre as experiências de colaboração experienciadas que possam suportar a transição de uma cultura individualista para uma cultura de cooperação ao nível do trabalho docente.
Conteúdos
1ª Componente (4h.) Possibilidades de gestão curricular do DL 55/2018 a. Apresentação do projeto de trabalho (calendário, objetivos, organização e avaliação); b. Autonomia e flexibilidade curricular e inclusão; c. Referenciais curriculares e suas implicações (Despacho 6605-A/2021): Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e ENEC; 2ª Componente (9 h.) Da gestão pedagógica aos desafios de avaliar para e as aprendizagens a. O DL 54/2018, o DL 55/2018 e os princípios de uma avaliação pedagógica; b. Conceitos e racionalidades de uma avaliação formativa e sumativa; c. Feedback enquanto estratégia para apoiar a aprendizagem; d. Processos de recolha de informação e. A importância de uma avaliação diversificada e formativa a nível dos procedimentos, técnicas e instrumentos; f. Rubrica enquanto ferramenta para apoiar as aprendizagens g. Princípios e as aplicações práticas das rubricas analíticas e holísticas; h. Auto e heteroavaliação: conceito e estratégias 3ª Componente (9 horas) Práticas para uma avaliação pedagógica a. Co-construção de planificações, referenciais, tarefas e instrumentos para uma avaliação pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos e cada um dos alunos. 4ª Componente (3 horas) Práticas para uma avaliação pedagógica a. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nas seguintes tarefas: - Participação nas sessões síncronas; - Portefólio; - Relatório de reflexão crítica.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
4 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
6 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
8 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
9 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME

Ref. 42T2 Inscrições abertas até 09-10-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123552/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 10-10-2025
Fim: 21-11-2025
Regime: b-learning
Local: Escola Básica e secundária da Cidadela
Formador
Carlos Dinis Pinheiro
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Escolas Cascais
Objetivos
- Capacitar os educadores para entender e aplicar conceitos de inteligência artificial na educação, refletindo sobre as oportunidades e os desafios. - Capacitar os educadores para a utilização de ferramentas de IA específicas para educação, nomeadamente na criação e adaptação de recursos educativos e na avaliação. - Desenvolver estratégias para uma colaboração eficaz entre educadores, alunos e tecnologias inteligentes. - Refletir sobre os desafios éticos e sociais da IA na educação; - Criar um projeto de aplicação prática da IA em sala de aula.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial 3 horas - O que é IA? - Breve história da IA - Aplicações da IA em diferentes áreas - Impacto da IA na sociedade Sessão 2: A Inteligência Artificial na Educação 3 horas - Potencial da IA para a educação - Benefícios da IA para professores e alunos - Desafios e preocupações éticas da IA na educação - Proteção de dados e privacidade do aluno. - Diretrizes para o uso ético de tecnologias de IA na sala de aula. Sessão 3: Ferramentas de IA para a Educação 3 horas Plataformas de aprendizagem adaptativa Chatbots e tutores virtuais Sistemas de reconhecimento de voz e imagem Ferramentas de criação de conteúdo com IA Sessão 4: Aplicação prática de ferramentas de IA 3 horas - Experimentação de diferentes ferramentas de IA - Elaboração de atividades com IA para diferentes áreas curriculares - Discussão sobre os resultados e desafios da experimentação Sessão 5: Personalização da Aprendizagem com IA 3 horas - Como a IA pode ajudar a personalizar o ensino - Ferramentas de IA para avaliação individualizada - Adaptação das atividades às necessidades de cada aluno Sessão 6: IA e o Futuro da Educação 3 horas - Tendências da IA na educação - O papel do professor no futuro da educação com IA - Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação Sessão 7: Elaboração do projeto final 3 horas - Desenvolvimento de planos de aula que incorporem tecnologias de IA - Definição dos objetivos, metodologia, recursos e avaliação do projeto - Discussão sobre como superar desafios na implementação de IA na educação Sessão 8: Apresentação dos projetos finais 4 horas - Apresentação dos projetos pelos participantes - Feedback e debate sobre os projetos - Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação
Metodologias
O curso funcionará em modalidade de b-learning, com três sessões presenciais (sessões 1, 4 e 8) e 4 sessões síncronas a distância (sessões 2, 3, 5, 6 e 7) No decurso destas sessões serão apresentadas e debatidas estratégias de utilização de tecnologias de inteligência artificial de forma ética e eficaz, visando melhorar a qualidade da educação e o envolvimento dos alunos, sempre que possível partindo de exemplos reais e de estudos de caso. A ênfase será na aplicação prática dos conceitos e das ferramentas, permitindo que os participantes saiam do curso com competências tangíveis para implementar a IA, não apenas nas suas práticas pedagógicas, mas como ferramentas para a preparação de conteúdos educativos digitais de qualidade e a sua personalização A exploração destas problemáticas envolverá atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos, de que se destaca o trabalho final, que será apresentado e discutido na última sessão.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME