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Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário turma T1

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Anexo(s)

Observações

Alteração na calendarização

Formador

Emanuel Jorge Ferreira Martinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 29-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 12-12-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 08-10-2024
Fim: 12-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118547/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Básica e Secundária da Cidadela

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